Como transformar ondas de radio em imagens PDF

Title Como transformar ondas de radio em imagens
Author Paulo Henrique
Course Computação Gráfica
Institution Universidade de Franca
Pages 3
File Size 573.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 73
Total Views 139

Summary

Resumo de como transformar ondas de radio em imagens atraves de telescopios...


Description

Explique como ondas de rádio podem se tornar imagens.

As ondas de rádio são emitidas por planetas em nosso sistema solar, substâncias químicas em cometas e na Via Láctea, supernovas e por outras galáxias e quasares distantes. Essas ondas de rádio viajam pelo espaço exatamente como a luz, e os radiotelescópios podem interceptá-las. Os astrônomos costumam converter esses sinais em imagens. Mas as ondas de rádio são invisíveis! Então, como os cientistas fazem "imagens de rádio" dos objetos no Universo? Podemos mudar ou modular o sinal de rádio. Podemos mudar sua amplitude (força) ou sua frequência (comprimento de onda). As imagens atuais são compostas por pequenos pontos que são chamados de pixels. Em uma imagem em preto-e-branco, podemos mudar a força ou amplitude do sinal de rádio para o brilho de cada pixel. Começam em um canto da imagem, é digitalizado através da imagem, mede-se o brilho de cada pixel e altera-se a amplitude do sinal de rádio adequadamente. No outro lado, podemos usar a força desse sinal para alterar o brilho dos pixels na tela e refazer todos esses pixels de volta ao local correto da tela. Os radiotelescópios possuem um prato de um radiotelescópio, que é feito de metal e tem uma forma parabólica. Imaginamos um telescópio que está apontando para um objeto no universo. As ondas de rádio emitidas por esse objeto atingem a superfície do prato e saltam. Como o prato tem a forma de parabólica, todas essas ondas saltam até a ponta do telescópio, o ponto focal. As ondas de rádio estão focadas lá. No ponto focal, as ondas de rádio entram em um receptor, que é um sensor. O receptor amplifica as ondas e as converte em um sinal que pode ser armazenado em um computador. Os astrônomos usam computadores para transformar essas informações em imagens. Observe esse conjunto de numeros abaixo:

Viu todos os pequenos quadrados? Cada um deles pode ser um pixel. Cada pixel armazena informações sobre as ondas de rádio provenientes de um ponto no espaço. O pixel ao lado armazena informações do próximo ponto no espaço e assim por diante. Um radiotelescópio varre um objeto e recebe ondas de rádio de cada pequeno ponto no espaço ao redor desse objeto. Alguns pontos podem ter ondas de rádio mais fortes vindo deles do que outros. Essa informação é armazenada em pixels. O computador transforma essas informações em números. Por exemplo, se as ondas de rádio forem fracas em uma posição específica, um número pequeno será gravado no pixel. Se nenhuma onda de rádio viesse daquele ponto, o computador colocaria zero naquele pixel.

Quando terem todos os números, estão prontos para fazer uma foto. Um astrônomo atribuirá uma cor a cada número. Em seguida, o computador substitui os números por cores, e uma imagem da fonte de rádio. É assim que se forma uma imagem através de ondas de rádio. Para acelerar o processo, pode-se usar inteligencia artificial e algoritmos preparados para fazer isso. Um exemplo muito interessante é a primeira foto de um buraco negro.

Essa foto foi tirada utilizando ondas de rádio....


Similar Free PDFs