Dicas Dermato PDF

Title Dicas Dermato
Course dermatologia
Institution Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Pages 2
File Size 54.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 17
Total Views 132

Summary

Dicas dermatologia...


Description

DICAS PARA PROVA:

1. Citodiagnóstico de Tzanck: útil para diagnosticar Carcinomas, herpes simples e pênfigos. Nao é útil para diagnosticar psoríase.

2. Radiação UVA gera envelhecimento precoce da pele, aparecimento de rugas e manchas e diminui o sistema de defesa natural da pele. Já a radiação UVB gera a queimadura solar e fotocarcinogenese.

3. Sao drogas fotossensibilizantes: sulfas, diuréticos e tetraciclinas. 4. Erupção Polimorfa a luz é mais freqüente em mulheres, tem período de latência: horas a dois dias e está elacionada à exposição de radiação ultravioleta e luz visível. Gera prurido. 5. Paciente do sexo feminino, 28 anos, pele de fototipo IV, em tratamento para melasma há três meses, deseja viajar para praia. A melhor orientação para evitar repigmentação das lesões é nao viajar pra nao se expor ao sol.

6. São fatores desencadeantes da psoríase: Uso de lítio e antimaláricos, Alcoolismo e Estreptococcia. 7. No diagnóstico da psoríase observam-se os seguintes sinais: Unha em dedal e onicólise, Placas eritematoescamosas com predomínio em face extensora dos membros, Sinal de Auspitz e sinal da vela.

8. Paciente de 37 anos de idade, com quadro extenso de psoríase, com impacto na qualidade de vida por acometimento das articulações, a melhor opção de tratamento é: Metotrexato.

9. Saber Luz de wood: Eritrasma: Vermelho-coral, Pitiríase versicolor: róseo-dourado e Pseudonomas: verde-amarelado. Tinha capitis por Trichophyton schoenleinii: amarelo palha. 10. Quanto às onicomicose: Pacientes portadores de AIDS apresentam predominantemente onicomicose subungueal proximal. Onicomicotização corresponde a agentes contaminantes como leveduras encontradas em onicopatias. A baixa concentração dos imidazólicos nos cremes não possibilita a penetração na lâmina ungueal. As onicomicoses antigas levam a menor positividade no exame micológico. 12. Quanto à fotoproteção: Em dias nublados, 90% dos raios UV atravessam as nuvens. 95% dos raios UV penetram na água. Dentro de casa recebemos 20% das radiações UV. Na sombra recebemos cerca de 50% da radiação solar. 13. Em um filtro solar deve ter: Fotoestabilidade, Amplo espectro de absorção (UVA e UVB) e Cosmética elegante.

14. Sinal de Asboe Hansen: pressão sobre a bolha determina o deslocamento do líquido no seu interior, Sinal de Darier: Fricção da lesão determina urtica, Fenômeno de Koebner: aparecimento de lesões similares às da dermatose por trauma. Sinal de Besnier ou sinal da unha: diagnostica pitiríase versicolor: passando-se a unha sobre a mancha, ocorre uma descamacao furfurácea. Sinal de Zileri: estiramento da pele. 15. A dermatoscopia: é método útil para diagnóstico diferencial de lesões pigmentadas benignas ou malignas, Pode ser utilizado no diagnóstico dos cânceres cutâneos, tem ALTA acurácia clínica e Pode ser útil no diagnóstico de lesões vasculares.

16- No eczema de contato fazemos o teste de patch, pode haver reação falso positiva quando concentrações exageradas das substâncias funcionam como irritantes primários, falso negativas quando há absorção insuficiente do alérgeno e reação positiva não relacionada quando a causa em estudo é outra e há reação alérgica a uma substância que o doente é sensível 17- O eczema atópico infantil surge a partir do 3º mês e tende a melhorar após os 2 primeiros anos de vida ou persistir de forma discreta na face ou na área de dobras, o eczema atópico pré puberal compromete dobras, face, punhos, dorso das mãos e pés, o eczema no adulto atinge as áreas de flexão como pescoço, anticubital, poplitea e face 18- Impetigo, celulite, foliculite e furúnculo são causados por stafilococcus aureus e erisipela por streptococcos pyogenes- dou penicilina benzatina 19- A psoríase em placas é simétrica e acomete joelhos, cotovelos, couro cabeludo e sacral 20- A psoríase artropática é uma mono ou oligoartrite assimétrica de fácil controle e bom prognóstico 21- Na psoríase artropática FAN e FR são negativos 22- Fatores associados a psoríase: infecções, drogas (lítio, propranolol, antimaláricos, AINES), etilismo e tabagismo. Pede para marcar a incorreta e a resposta é DM...


Similar Free PDFs