ECG 3 - Eixo cardíaco PDF

Title ECG 3 - Eixo cardíaco
Course Cardiologia/Cirurgia Cardíaca e Angiologia/Cirurgia Vascular
Institution Universidade Federal da Paraíba
Pages 5
File Size 522.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 92
Total Views 149

Summary

Informações de aula + livro...


Description

Eixo Cardíaco  DEFINIÇÃO O vetor médio é a média de todos os vetores instantâneos que representam a despolarização sucessiva dos ventrículos. A sua direção é o eixo de despolarização ventricular.  A direção do vetor médio chamada de eixo elétrico médio  O vetor QRS médio aponta para baixo e para a esquerda, portanto o eixo do QRS (SÂQRS) normal está entre 0 o e +90o (QIE).  SÂQRS É o eixo elétrico do coração.  Para seu cálculo, é necessário criar a rosa de Eithoven, com todas as 6 derivações periféricas.

Para determinar o SÂQRS, olha para as derivações DI e aVF, que formam 4 quadrantes:  QID  QSD  QSE  QIE

 COMO IDENTIFICAR O EIXO CARDÍACO? 1. Definir o quadrante → Através de DI e aVF 2. Definir a derivação mais isoelétrica → A partir da linha de base, observar se o complexo QRS é negativo (para baixo), positivo (para cima) ou isoelétrico (semelhante para cima e para baixo). 3. Eixo a 90° da derivação mais isoelétrica

Negativo

Positivo

Isoelétrico

Obs. A professora usou isoelétrico como sinônimo de bifásico, mas, segundo o livro, bifásico é quando as deflexões positivas e negativas praticamente são iguais, enquanto isoelétrico é quando as deflexões positivas e negativas são tão pequenas que a onda parece achatada.  EXEMPLOS

1. Definir o quadrante → DI é mais positivo, então está para a esquerda. aVF é mais positivo, então está para baixo. O quadrante é QIE. 2. Definir a derivação mais isoelétrica → aVL 3. Eixo a 90o de aVL → O eixo poderia ser +60 o e +120o, mas como é QIE, o eixo é 60o (SÂQRS = +60o) Explicar os 3 passos na prova!

1. Definir o quadrante → DI é mais negativo, então está para a direita. aVF é mais positivo, então está para baixo. O quadrante é QID. 2. Definir a derivação mais isoelétrica → aVR 3. Eixo a 90o de aVR → O eixo poderia ser -60o e +120o, mas como é QID, o eixo é +120o (SÂQRS = +120o)

1. Definir o quadrante → DI é mais negativo, então está para a direita. aVF é mais negativo, então está para cima. O quadrante é QSD. 2. Definir a derivação mais isoelétrica → III 3. Eixo a 90o de III → O eixo poderia ser +30o e -150o, mas como é QSD, o eixo é -150o (SÂQRS = -150o)

1. Definir o quadrante → DI é mais positivo, então está para a esquerda. aVF é mais negativo, então está para cima. O quadrante é QSE. 2. Definir a derivação mais isoelétrica → II 3. Eixo a 90o de II → O eixo poderia ser -30o e +150o, mas como é QSE, o eixo é -30o (SÂQRS = -30o)

1. Definir o quadrante → DI é mais positivo, então está para a esquerda. aVF é isoelétrico. 2. Definir a derivação mais isoelétrica → aVF (Quando DI ou aVF é isoelétrico, pula para o passo 3)

3. Eixo a 90o de aVF → O eixo poderia ser 0o e 180o, mas como DI é para a esquerda, o eixo é 0o (SÂQRS = 0o)

1. Definir o quadrante → DI é isoelétrico. aVF é mais positivo, então está para baixo. 2. Definir a derivação mais isoelétrica → DI (Quando DI ou aVF é isoelétrico, pula para o passo 3) 3. Eixo a 90o de DI → O eixo poderia ser -90o e +90o, mas como aVF é para baixo, o eixo é +90o (SÂQRS = +90o)

1. Definir o quadrante → DI é mais positivo, então é para a esquerda. aVF é mais positivo, então está para baixo. O quadrante é QIE.

2. Definir a derivação mais isoelétrica → DIII 3. Eixo a 90o de DIII → O eixo poderia ser -50o e +30o, mas como é QIE, o eixo é +30o (SÂQRS = +30o)

1. Definir o quadrante → DI é mais isoelétrico. aVF é mais positivo, então está para baixo. 2. Definir a derivação mais isoelétrica → DI 4. Eixo a 90o de DI → O eixo poderia ser -90o e +90o, mas como aVF é para baixo, o eixo é +90o (SÂQRS = +90o)...


Similar Free PDFs