ED Cistos - Exercício PDF

Title ED Cistos - Exercício
Course Patologia Bucal
Institution Universidade Federal de Alagoas
Pages 4
File Size 63.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 82
Total Views 144

Summary

Exercício...


Description

ED CISTOS 1.

Paciente do sexo masculino, faioderma, 13 meses de idade, compareceu à

bebê-Clínica de Odontologia acompanhado de sua genitora, para consulta de rotina. A responsável relatou queixa de que o bebê, frequentemente, “coçava uma bolinha amarelada na gengiva”, segundo ela, um “dentinho” que estava nascendo. Ao exame clínico intraoral do paciente, observou-se uma pápula unilateral, de cor branco-amarelada, medindo cerca de 3mm, localizada na linha do rebordo alveolar, na região do primeiro molar inferior direito. a) Qual o diagnóstico? R: Cisto Naso-Labial b) Em caso de biópsia, descreva os achados microscópicos. R: Limitado por epitélio pesudo- estratificado com células caliciformes ciliadas Áreas de epitélio cúbico e metaplasia escamosa Cápsula: tecido conjutivo fibroso com tecido muscular adjacente Inflamação, quando a lesão é infectada c) Qual a origem das células epiteliais? R: Ectoderma d) Qual a conduta a ser tomada pelo cirurgião-dentista? R: Não necessita de tratamento. Involução espontânea 2. Paciente do gênero feminino, 30 anos apresentou aumento de volume indolor na região alar direita do nariz, com evolução de aproximadamente cinco meses. Foi solicitado radiografia panorâmica, a qual não demonstrou nenhuma alteração óssea. Em seguida, solicitou-se tomografia computadorizada em que foi observada uma lesão expansiva, arredondada, de contornos regulares, medindo 3,0 x 2,8 cm, localizada próxima à região alar nasal direita, anterior ao processo alveolar da maxila, causando discreta erosão óssea por pressão. Diante das características clínicas, radiográficas e histopatológicas: a) dê o diagnóstico R: Cisto do ducto nasopalatino b) Descreva a lâmina. R: Revestimento de epitélio: Epitélio escamoso estratificado -cavidade oral epitélio colunar pseudoestratificado (cílios e células caliciformes) - cavidade nasal epitélio colunar simples; epitélio cúbico simples.

Cápsula de tecido conjuntivo muitas vezes apresentando figuras do plexo neurovascular nasopalatino 3. Quais são as partes de um cisto verdadeiro? R: cápsula conjuntiva, revestimento epitelial, lúmen ou luz – contendo material de alto teor proteico, células epiteliais descamadas, células inflamatórias e cristais de colesterol 4. Comente sobre as etapas de crescimento dos cistos. R: A descamação das células no interior do lúmen leva a uma concentração de proteínas, produzindo uma elevação da pressão osmótica. O resultado é a condução de líquido através do revestimento epitelial para dentro do lúmen, proveniente do tecido conjuntivo. A entrada de líquido auxilia no crescimento externo do cisto. Com a reabsorção do osso pelos osteoclastos, o cisto se expande. Prostaglandinas, interleucinas e proteases das células inflamatórias na porção periférica da lesão permitem um crescimento adicional do cisto. 5. De quais epitélios derivam os cistos da região maxilofacial? R: Restos epiteliais de Malassez: remanescentes da bainha epitelial de Hertwig que persiste no ligamento periodontal após a formação da raiz. Epitélio reduzido do esmalte: epitélio residual que circunda a coroa de um dente após a formação do esmalte estar completa. Remanescentes da lâmina dentária (restos de Serres); ilhas e cordões de epitélio que se originaram do epitélio oral e permaneceram nos tecidos após a indução do desenvolvimento dos dentes. 6. Observe as imagens: Responda: a) Qual o diagnóstico? R: Cisto radicular periapical e lateral b) Descreva as lâminas R: presença de corpos hialinos no cisto, além de fendas de colesterol e depósitos de hemossiderina 7. 7. Um paciente chegou com aumento de volume e dor em região edêntula há pouco mais de 3 dias. O exame radiográfico e macroscópico foi o seguinte: Responda: a) Qual o diagnóstico? R: Cisto Dentígero b) Descreva a lâmina R: Fina camada fibrosa de fibroblastos jovens, Estroma rico em mucopolissacarídeo, Epitélio pavimentoso estratificado estratificado (o.reduzido do esmalte) em projeções - de 2-3 células epiteliais, É comum a descontinuidade do revestimento epitelial – epitélio destacado da cápsula, Metaplasia de células mucosas.

8. Cite as características observadas no cisto periodontal lateral e qual a sua contraparte de tecidos moles? R: Etiologia e Patogênese - Epitélio reduzido do o. do esmalte, Proliferação dos remanescentes epiteliais da lâmina dentária (Serres), Restos de Malassez Contra-parte nos tecidos moles: cisto gengival do adulto Características clínicas: Região posterior mandibular > anterior maxilar, Predisposição pelo sexo masculino (2:1) ; 4-6 décadas, Edema gengival da região afetada Características radiográficas: Lesão radiolúcida bem delimitada lateralmente situado a uma raiz de um dente vital Características histopatológicas: Revestimento epitelial delgado não queratinizado, Focos de espessamento para o interior do lúmen cístico, Células claras, grandes e ricas em glicogênio – aspecto de edema intracelular com núcleo pequeno e picnótico. 9. Comente sobre os cistos que acometem a cavidade bucal dos recém nascidos, comentando a origem do epitélio e principais características clínicas que determinam seu diagnóstico. R: Etiologia e Patogênese: Remanescentes do epitélio da lâmina dentária (Serres) Características clínicas: Pequenos nódulos esbranquiçados, Rebordo alveolar dos maxilares, Assintomáticos, Irrompem espontaneamente Características HP: Delgado revestimento de epitélio estratificado pavimentoso estratificado, Paraqueratinizado, Preenchido com queratina descamada e células inflamatórias presentes Nódulos de Bohn 10. Um paciente apresentou-se na clínica com as seguintes características clínicas: Responda: a) Qual o diagnóstico? R: Cisto do ducto nasopalatino b) Descreva as características histopatológicas encontradas. R: Revestimento de epitélio: Epitélio escamoso estratificado - cavidade oral, epitélio colunar pseudoestratificado (cílios e células caliciformes) - cavidade nasal, epitélio colunar simples; epitélio cúbico simples. Cápsula de tecido conjuntivo muitas vezes apresentando figuras do plexo neurovascular naso-palatino 11. O que é o cisto ósseo aneurismático e cite as suas características histopatológicas. R:Acúmulo intra-ósseo de espaços cheios de sangue, de tamanho variável, circundado por tecido conjuntivo fibroso celular. Características HP: Muitos capilares e espaços preenchidos por sangue não coagulado, circundados por tecido fibroelástico celular com células gigantes multinucleadas, e trabéculas de osteóide e osso medular, NÃO HÁ REVESTIMENTO ENDOTELIAL 12. Baseados nas imagens responda as questões: a) Qual o diagnóstico?

R: Cisto Epidermóide – da pele b) Descreva a lâmina. R: Epitélio escamoso estratificado – epiderme, Camada granulosa bem desenvolvida, Lúmen do cisto preenchido com ortoqueratina degenerada, Inflamação granulomaosa com células gigantes: quando o epitélio está rompido. 13. Diante da imagem radiográfica que segue dê o diagnóstico e a etiopatogênse. R: Cisto ósseo estático – Cisto ósseo de Stafne ¡ Etiologia e Patogênese ÷ Pressão exercida pela glândula submandibular na parede interna do corpo mandibular durante o seu desenvolvimento embrionário...


Similar Free PDFs