Exercício de Coesão e Coerência - GRAMÁTICA PDF

Title Exercício de Coesão e Coerência - GRAMÁTICA
Course Portuguese
Institution Anhanguera Educational
Pages 3
File Size 207.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 95
Total Views 123

Summary

Um exercício sobre o assunto com todas as respostas, corrigido pela professora e correto. ...


Description

COERÊNCIA/COESÃO – EXERCÍCIOS 1. Nas frases abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação solicitada, modificando a estrutura frasal, quando necessário. a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando as chuvas caem, imediatamente brota a vegetação. (tempo) b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país, por isso faltará alimento e os preços vão disparar. (explicação). c) Há esperanças para sanar a mortalidade infantil, embora sua extinção ainda é lenta. (concessão). d) Comprei flores, a fim de enfeitar a sala de visitas. (finalidade) e) Ele era tão estudioso quanto os alunos da turma eram estudiosos. (Comparação) 2) Descubra a razão da impropriedade do uso do conector e substitua a forma inadequada pela correta. a) Em São Paulo já não chove há dois meses, por isso já se pensa em racionamento de água e energia elétrica. _____________________ b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum, e o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar. _________________ c) Talvez seja adiado o jogo entre América e Barcelona, todavia o estado do gramado do Mineirão não é dos piores. ___________________________ 3) Substitua os termos que se repetem e construa uma nova versão para cada texto, utilizando, em relação à palavra destacada, os mecanismos de coesão que julgar adequados. a) Todos os anos dezenas de baleias encalham nas praias do mundo e até há pouco nenhum oceanógrafo ou biólogo era capaz de explicar por que as esses gigantes marinhos encalham. Segundo uma hipótese corrente, tais mamíferos se suicidariam ao pressentir a morte, ou seja, elas praticariam uma espécie de eutanásia instintiva. b) A China é mesmo um país fascinante, onde tudo é dimensionado em termos gigantescos. Essa potência asiática é uma civilização milenar. O país Mao Tsé-Tung abriga a terceira maior extensão territorial planetária (com 9 960 547 km²), cerca de 1 bilhão e 100 mil habitantes, ou seja, um quarto de toda a humanidade. c) Muita gente votou, nas últimas eleições. Os eleitores pensavam que as coisas iriam mudar radicalmente, mas a população estava enganada. O Brasil parece que levará ainda um tempo muito grande para amadurecer. Aquilo de que precisa o Brasil, entretanto, para chegar a ficar maduro, é manter arejada e viva a democracia, prática que as pessoas desconhecem. 4) Empregue, nas lacunas, os conectores adequados. a) No Belvedere será construída uma passarela _ pela qual____________ seus moradores tanto lutaram.

b) Quando________________ a polícia chegou, as manifestações cessaram. c) A perícia veio, ___mas________ não encontrou os dados necessários. d) A bolsa de São Paulo despencou _____e_______ os analistas não viram. e) Os médicos retornaram ____para________ dar assistência aos pacientes. 5) Interligue as orações com o pronome relativo cujo (cuja, cujos, cujas), antecedido, ou não, de preposição (em, sobre, por, para) a) Por trás do balcão, está sentada uma mulher _____ cuja_____ beleza não se destaca à primeira vista. b) Apreciei muito o seu discurso ______sobre cujo_______ estilo vou escrever. c) O paciente, ____por cuja_________causa lutamos, sobreviveu. d) Estava na casa ____em cuja_______ festa nos encontramos. 6) Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. a) A gravata de Pedro está velha e surrada, mas a minha gravata está novinha. b) Conheci o novo apartamento que Tiago comprou com o dinheiro recebido do jornal. c) Perto da estação havia um pequeno restaurante no qual costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia. d) Um vulto encapuzado atravessou a praça e sumiu ao longo. Que vulto era __aquele_______ a vagar, altas horas da noite, pela rua deserta? e) Os convidados se atrasaram, porquetinham errado o caminho. 7) Preencha as lacunas com o conector adequado, de forma a dar coesão ao texto. a) Não farei nada __se___ você me ajudar (condição) b) ___Quando saía_____ de casa, esquecia as chaves e os óculos (tempo) c) Aquela criança não chora __ e nem_____ ri. (adição) d) Anda Maria, ___pois_____ já tenho algo para oferecer. (explicação) e) Tudo está em ordem; ____logo_______, não devemos nos preocupar. (Conclusão) f) Ele fazia um barulho ____que______assustava muita gente. (consecução) g) ____Conforme___ deves saber, há restrições para seu cheque. (Conformidade) h) Seu vulto rompeu a sala _____como______ um fantasma. (Comparação) i) Na rua, cantava de galo, ____mas______ em nossa casa se encolhia. (Contraste) j) Farei a prova____caso______ não seja difícil. (condição) 8) Nos enunciados de cada letra, destaque o conetor que relaciona orações e, depois, substitua-o por outro de valor idêntico. Em seguida, aponte a sua respectiva função. a) O jogador foi muito bem, entretanto ninguém me tira da cabeça que ele é um galáctico disfarçado. ____________________ / _____________________________

Entretanto - contraste b) Pare esse ônibus que eu vou descer. __________________ / Que - explicação c) Ele vive mentindo; logo, não merece nenhum crédito. ___________/ Logo - conclusão d) Como era a primeira viagem que eu fazia, a separação doeu. _______ / Como - explicação e) Nada farei, a não ser que você me ajude. ______________ / _______________ A não ser que – se você não me ajudar. f) Ainda que testemunhem o fato, não acredito em homens sem honra. __ Ainda que - Concessiva g) Assim que atingiu o portão, lançou um olhar desconfiado. ___________ / Assim que - tempo h) À proporção que avançava, as casas iram rareando. ____________ / À proporção que - Proporcional i) Expliquei a situação, para que o jovem compreendesse tudo. _________ / Para que - finalidade 9) Preencher as lacunas com o pronome relativo (cujo, cuja, cujos, cujas), precedido, quando for o caso, da preposição adequada (em, sobre, por, de).

c) Por vezes, morre-se de fome por causa das propriedades móveis, imóveis e semoventes de uma dada localidade. NÃO SE MORRE POR ISSO. d) O gato comeu o peixe que meu pais pescou. O peixe era grande. Meu pai é alto. Eu gosto do meu pai. Minha mãe também. O gato é branco. Tenho roupas muito brancas. EMARANHADO DE PALAVRAS SEM NEXO.

a) O comediante ______sobre cuja______ apresentação eu escrevi, aposentou-se. b) O artista _____pelo qual_______ lutamos, agora ganhou o mundo. c) Aquelas palavras ___de cujo___ livro retirei a citação, são de um filósofo grego. d) As pessoas ____em cujas______ palavras acreditei, estão presas. e) A árvore ______cujos_____ galhos foram cortados, não dará mais frutos. f) Enveredou pela rua sombria ____cuja_______iluminação deixou de existir. 10) Construa uma nova versão para o texto abaixo, utilizando, em relação à palavra que se repete, os mecanismos de coesão que julgar adequados. Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona de casa Mercedes Soares, Jô Soares queria ser diplomata quando criança. Esse diretor de teatro estudou no Colégio São Bento e em Lausanne, na Suíça, com esse objetivo. Mas o apresentador da Globo percebeu que o senso de humor apurado levaria esse grande tradutor de peças teatrais para outra direção. Conhecido como O Gordo, também é apreciador de jazz. Hoje, mais do que nunca, o Brasil reverencia o autor de O xangô de Baker Street. 11) Assinale o texto que apresenta incoerência e/ou ausência de coesão. a) Nos avassaladores impropérios da humanidade, os aparatos volitivos compreendem emancipações gastronômicas, focadas nas efervescências dos dispositivos energúmenos. NÃO HÁ TEXTO AQUI. b) Durante décadas, Friedman – que hoje tem 85 anos e há muito se aposentou da Universidade de Chicago – foi visto como uma espécie de pária brilhante.

1) Incoerência. Se o menino era tão fraco, como podia tirar o motorista do carro? 2) Incoerência. Pelo ambiente embaçado, o sujeito não podia ver com tantos detalhes. 3) a) sem brigar com ninguém. B) mas fazia cara feia se imitavam seus gestos. 4) Mas há relatos de censura no Congresso. Assim, às ocultas, o sistema cala o brasileiro.

Portanto, cuidado com o que você fala ou escreve....


Similar Free PDFs