Exercícios automação várias questões de hidráulica e pneumática PDF

Title Exercícios automação várias questões de hidráulica e pneumática
Author Manoel Passos
Course Instrumentação Industrial
Institution Centro Universitário SENAI CIMATEC
Pages 13
File Size 935.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 68
Total Views 127

Summary

Exercícios de automação industrial, hidráulica, pneumática e circuitos de controle dele automação
Componentes hidráulicos e pneumáticos
jdkkdkfkkfkdkiwjwhyudjejjudjnesjiejejjidjejeifktigofmwhtafqvsjoformfif8hqvattsvdkfokfmdiushqvvsyyeheototiuwyqytqfavxnkcjduhwgahdujejdusjwbusjsmjducydjwb...


Description

Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Departamento de Engenharias e Exatas Engenharia de Energias Renováveis Disciplina: Automação Docente: Maurício Romani

Acadêmico: ___________________________________________

Exercícios.

1) A figura a seguir apresenta uma pirâmide de automação industrial, representando de forma hierárquica os diferentes níveis de controle no processo de automação industrial. A aquisição de dados da planta industrial e o controle de automatização são realizados, respectivamente, nos níveis a) b) c) d) e)

1 e 5. 1 e 2. 2 e 3. 2 e 5. 3 e 4.

2) A figura abaixo mostra o diagrama de um Controlador Lógico Programável. Representa a álgebra booleana da figura acima: a) b) c) d) e)

𝐴𝐵 𝐴+𝐵 𝐴 + 𝐵  𝐴𝐵 𝐴−𝐵

3)

a) b) c) d) e) 4) Um sistema supervisório: Substitui o CLP com vantagens operacionais em diversos casos. E um sistema digital de monitoração e operação da planta responsável pelo controle das variáveis do processo. c) Permite a programação do CLP de forma remota. d) Tem como objetivo principal prover à área administrativa a supervisão sobre o processo. e) Permite a configuração e modificação de parâmetros do processo apenas em modo de execução. a) b)

5)

se o sensor FC estiver desligado, e S3 estiver desligado, então o atuador CIL 1 será ativado. b) se o sensor FC estiver ligado, ou S3 estiver ligado, então o atuador CIL 1 será desativado. a)

se o sensor FC estiver ligado, e S3 estiver desligado, então o atuador CIL 1 será ativado. d) se o sensor FC estiver desligado, e S3 estiver ligado, então o atuador CIL 1 será ativado. e) se o sensor FC estiver desligado, ou S3 estiver ligado, então o atuador CIL 1 será desativado. c)

6) Controladores lógicos programáveis (CLPs) são utilizados em plantas industriais para seqüenciamento dos acionamentos a serem realizados nos diversos elementos físicos que compõem um processo. A forma como os acionamentos são realizados depende do monitoramento das variáveis do processo. Assim, nos CLPs, são executados programas que, a partir do monitoramento das variáveis, geram sinais para os atuadores do processo. No referente a características de operação dos CLPs, julgue os itens seguintes com V para verdadeiro e F para falso. ( ) A linguagem Ladder é um tipo de linguagem de baixo nível, e está diretamente associada à arquitetura do microprocessador utilizado na construção dos CLPs. ( ) Na linguagem Ladder, não existem instruções de comparação. ( ) A linguagem Ladder foi desenvolvida com base na lógica de relés. ( ) Não é possível fazer partida de motores elétricos utilizando CLPs com linguagem Ladder ( ) Contatos, linhas e bobinas constituem os elementos básico da linguagem Ladder.

7) A moderna automação industrial utiliza amplamente Controladores Lógico Programáveis (CLP) em suas linhas de produções. Sobre as características básicas dos CLP, afirma-se que a) b) c) d) e)

fazem apenas a transmissão de dados já previamente processados, não processando instruções. são projetados para operar em ambientes controlados, livres de quaisquer interferências. são programados usando as linguagens Fortran, C ou C++. executam rotinas cíclicas de operação durante o funcionamento. possuem, como princípio fundamental, o fornecimento de sinais elétricos aos sensores que monitoram as saídas de outras máquinas.

8)

a) b) c) d) e)

é energizado imediatamente após I e desliga 3 s depois da partida. liga 3 s após a energização de I e desliga 3 s depois de sua partida. liga 3 s após a energização de I e não é mais desligado. desliga 3 s após a energização de I e não é mais ligado. desliga imediatamente após a energização de I e religa 3 s depois de seu desligamento.

a) b)

A=0, B=0, C=1 e D=1 A=0, B=1, C=1 e D=1

9)

c) d) e)

A=1, B=0, C=0 e D=0 A=1, B=1, C=0 e D=0 A=1, B=1, C=1 e D=1

10) Em relação ao CLP em linguagem LADDER, pode-se afirmar que: I – o contato selo é utilizado para manter a saída energizada, independente de qualquer comando de entrada; II – o contato selo é utilizado para manter a saída energizada, mesmo após o desligamento da entrada; III – o contato selo é utilizado para manter a saída energizada somente quando a entrada estiver desligada. Está correto o que se afirma em: a) b) c) d)

I, somente. II, somente. I e II, somente. I e III, somente.

11)

No programa LADDER da figura acima, X1, Y1 e C1 são variáveis booleanas e TON é um temporizador, com atraso no acionamento e com o tempo especificado em segundos. O gráfico apresenta a forma de onda da variável X1. Com base no intervalo do gráfico e considerando o temporizador inicialmente zerado, qual o tempo total, em segundos, em que a variável Y1 assume o valor lógico 1? a) b) c) d) e)

8 11 13 15 17

12) O programa na linguagem Ladder, que permite energizar a bobina S, quando o botão B1 for pressionado, mesmo que momentaneamente, está representado na figura da alternativa (A bobina S permanece energizada até que B 2 seja pressionado.)

a)

b)

c)

d)

e)

13)

14) Fazer no CADe Simu para comprovação.

15)

16)

17)

18) Considere o circuito de potência de uma partida estrela-triângulo (Y/∆) de um motor representado na figura a seguir.

Deseja-se realizar a partida estrela-triângulo do motor utilizando um Controlador Lógico Programável (CLP). A linguagem de programação escolhida para programar o CLP foi a linguagem LADDER (LD – Ladder Diagram) e está mostrada abaixo, onde os índices B representam os endereços de entradas digitais externas associadas às botoeiras de liga e desliga, os índices K representam os endereços de saídas digitais externas associadas aos contatores e TMR é uma instrução de temporização interna do CLP. Analise as seguintes afirmativas e assinale a resposta que é CORRETA em relação a lógica para a partida estrela-triângulo. a) b) c) d) e)

É possível realizar a partida usando o CLP se a instrução TMR for um temporizador de retardo na energização. É possível realizar a partida se a instrução TMR for um temporizador de retardo na desenergização. Assim que o endereço K1 for energizado, os contatores K2 e K3 serão energizados ao mesmo tempo, causando um curto-circuito nos contatores. Da maneira com que estão dispostos os contatos B0 e B1, B0 é o contato da botoeira de liga e B1 é o contato da botoeira de desliga. Não é possível realizar a partida estrela-triângulo do motor elétrico com o CLP.

19)

20) Um sistema de partida de motor em que são utilizados autotransformadores de partida é empregado para: a) b) c) d) e)

aumentar o conjugado motor; aumentar o torque na partida; reduzir a tensão de partida; reduzir as perdas; aumentar a tensão na partida.

21) A respeito da partida de motores usando a chave estrela- -triângulo, cujo diagrama de força é apresentado na figura acima, considere as afirmativas a seguir:

I - No instante da partida do motor, somente as chaves contatoras K1 e K3 são energizadas. II - Após chaveamento da ligação estrela para triângulo, somente as chaves contatoras K1 e K2 estarão energizadas. III - No regime permanente de operação, somente as chaves contatoras K1 e K3 estarão energizadas. Está correto APENAS o que se afirma em: a) b) c) d) e)

I. III. I e II. I e III. II e III....


Similar Free PDFs