Farinha de aveia- composição nutricional PDF

Title Farinha de aveia- composição nutricional
Course Tecnologia dos alimentos
Institution Universidade Estadual de Montes Claros
Pages 2
File Size 71.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 83
Total Views 129

Summary

Farinha de aveia e sua composição nutricional ...


Description

FARINHA DE AVEIA:

A aveia-branca (Avena sativa L.) vem apresentando uma grande importância como cultura alternativa de inverno com uma ampla área de cultivo no Brasil, principalmente na região Sul do País. A aveia destaca-se entre os cereais por fornecer aporte energético e nutricional equilibrado, contêm em sua composição química aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e sais minerais indispensáveis ao organismo humano e, principalmente, composição de fibras alimentares. Este cereal é rico em uma grande variedade de compostos fenólicos com atividade antioxidante. Dentre os compostos antioxidantes destacam-se, especialmente compostos fenólicos, principalmente os flavonóides. Pode-se apresentar alta digestibilidade da sua proteína, fator que também se avalia seu valor nutritivo, resultando entre 86,12% e 98,86% de digestibilidade. O uso de produtos de aveia como ingredientes na panificação é recomendável devido a retenção de umidade, retardando o envelhecimento de bolos. A aveia pode ser utilizada na elaboração de bolos de valor calórico reduzido e como fonte de fibras alimentares, podendo se caracterizar como um alimento funcional, havendo aumento no teor de aveia e diminuição de gordura nas formulações.

Composição nutricional da farinha de aveia (por 50 g): Farinha de aveia Proteínas (g)

7,5

Carboidratos (g)

33,0

Lipídios (g)

3,5

Fibras alimentares (g)

4,55

A composição de fibras alimentares da aveia varia suas quantidades de acordo com diferentes locais de cultivo. As fibras trazem ações benéficas para a digestão e absorção de macronutrientes no intestino delgado e resultam em menores respostas da glicemia e insulina pós-prandial. Pelo seu alto índice de fibras, a aveia vem ganhando espaço na terapêutica da constipação intestinal. É perceptível que o solo, o clima, o modo de cultivo e as interferências climáticas podem interferir na qualidade nutricional do alimento, podendo não somente mudar as quantidades de fibras, mas também outros nutrientes presentes.

A fibra solúvel (maior quantidade) da aveia traz benefícios para a saúde, e seu uso diário é importante para a redução do tempo de trânsito intestinal, prevenção a constipação, redução no risco de câncer de cólon retal, produção de ácidos graxos de cadeia curta (agindo como protetor contra inflamações e câncer intestinal), atenuação do aumento da insulina e promoção do crescimento de microflora intestinal benéfica como um prebiótico. Tanto a goma isolada da aveia, quanto o farelo da aveia contém a B-glucana (FS). A B-glucana da aveia reduz níveis pós prandiais de glicose e insulina após carga oral glicêmica em pacientes diabéticos. A expressão de GL-1 também mostra aumento de saciedade, o que seria muito interessante para pacientes diabéticos, levando em conta o controle do apetite e consequentemente a manutenção da sensibilidade à insulina. Além do mais, traz grandes benefícios para a saúde auxiliando na redução do perfil lipídico, do colesterol, na redução da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e no aumento da lipoproteína de alta densidade (HDL), auxilando consequentemente na redução do risco de doenças cardiovasculares e suas complicações. A ingestão do farelo de aveia pode modificar a massa corporal, pois este parâmetro interfere diretamente no IMC. Também existe relação entre a massa corporal, a aptidão cardiorrespiratória e a circunferência abdominal. O uso de farelo de aveia pode amenizar o aumento das imunoglobulinas no sangue, que ocorre, por exemplo, na presença de patologias. O efeito das fibras só ocorre se estiver associado a adequada ingesta de água, pois as fibras presentes na aveia possuem a capacidade de se ligarem água livre no intestino. Quando essa fibra não é acompanhada de uma boa hidratação, as fezes se tornam mais secas, provocando constipação, obtendo um efeito contrário....


Similar Free PDFs