Fase de esvaziamento PDF

Title Fase de esvaziamento
Author Giovana Garcia
Course Endodontia Laboratorial
Institution Universidade de Santo Amaro
Pages 3
File Size 109.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 83
Total Views 165

Summary

Download Fase de esvaziamento PDF


Description

Fase de esvaziamento Objetivo



Remover o conteúdo existente no canal radicular; Exérese (remoção) de tecido pulpar em casos de polpa viva; Remoção de restos necróticos em polpa morta; Remoção de material obturador quando houver a necessidade de reintervenção endodôntica; Esvaziamento parcial no preparo para se instalar um retentor intra radicular.

o o o o o

Penetração desinfetante  polpa mortificada. CAD  Comprimento aparente do dente. Irrigação com hipoclorito de sódio (0,5%). Pulpectomia: tira a polpa viva; Penetração desinfetante: tira a polpa morta.

   

Irrigar a cada terço que entrar   

1/3 cervical; 1/3 médio; 1/3 apical.

Preparo cervical Desgaste a partir da entrada do canal estendendo pelo 1/3 cervical (no máximo até o final do 1/3 médio). Deve ser realizado após a exploração do canal radicular (polpa viva) e penetração desinfetante (polpa mortificada). Indicação  

Todos os canais; Principalmente em canais curvos e/ou atresiados.

Material  

Limas manuais (tipo K 8,10,15); NaOCl (0,5 ou 1%).

Instrumentos rotatórios  

Brocas Gates (1 e 2); Broca de Largo (1).

Sequência técnica 1. Determinação do CAD – Comprimento aparente do dente  Trabalhar até lima tipo K nº 15 ou 20;

    

Hipoclorito de sódio a 0,5 ou 1%; Irrigação e aspiração abundante; Determinação do CAD e subtrair 3mm; Com régua tipo escolar; Passar essa medida para um instrumento manual comprimento real do instrumento (CRI).

2. Preparo do terço cervical e médio com o uso das brocas  Gates Glidden 1 - Irrigação; - Aspiração; - Recapitulação da lima 15 ou 20 no CAD – 3mm;  Gates Glidden 2 - Irrigação; - Aspiração; - Recapitulação da lima 15 ou 20 no CAD – 3mm;  Largo 1 - Irrigação; - Aspiração; - Recapitulação da lima 15 ou 20 no CAD – 3mm. Vantagens do Preparo cervical        

Facilita o acesso e a ampliação do terço apical de canais curvos; Permitir a manutenção da forma e a posição do forame apical; Auxiliar no desenvolvimento da forma cônica do preparo do canal radicular; Facilitar a aplicação da medicação intra-canal; Otimizar a irrigação e aspiração; Facilitar a adaptação do cone principal de guta percha; Favorecer a condensação lateral na obturação; Facilitar o preparo de retentores intra-radiculares.

Selamento após PC 



Caso só tenha sido realizado o PC, o dente deve ser medicado - Em caso de polpa morta: PRP; - Em caso de polpa viva: NDP; Selamento: bolinha de algodão estéril + guta percha em bastão + ionômero de vidro.

Odontometria Objetivo    

Obtenção do comprimento real do dente (CRD); Determinar, a partir do CRD, o comprimento de trabalho (CT ou CRT), até onde a instrumentação e a obturação serão realizadas; Tratamento endodôntico respeite os limites biológicos preconizados; Saúde dos tecidos periapicais e o selamento biológico dos forames;

  

Obturação hermética e limitada ao canal dentinário, definindo o degrau apical; O sucesso depende do respeito aos tecidos da região periapical; Evitar injúrias de natureza física, química ou biológica no tecido periodontal apical e estruturas ósseas adjacentes.

Campo de ação do endodontista  

Referência apical: vértice radiográfico; Referências oclusais: borda incisal ou oclusal.

Radiografia     

Convencional; Técnicas: paralelislmo, Clark (?), Le Master (?); Suportes; Recursos técnicos; Diagnóstico – técnica do paralelismo, observando todas as estruturas anatômicas.

Situação clínica  

Polpa viva: cura histológica e selamento biológico apical; Necrose pulpar: alterações histopatológicas nos tecidos circunvizinhos periapicais, reabsorção do osso dessa região e possivelmente da extremidade radicular.

Técnica 1. 2. 3. 4.

Para tirar a radiografia, a lima mínima é a 15. NUNCA utilizar limas de número 06, 08 ou 10!

Medir o dente na radiografia (CAD); Subtrair 3mm do CAD; Nova tomada radiográfica  CRI; Medir a diferença entre a extremidade final da lima e o final da raiz, somar com a medida do CRI; 5. Diferença (X) + CRI = CRD; 6. CRT = CRD – 1mm. Fatores que interferem na determinação do CRT     

Formato da boca e posição dos dentes; Superposição de imagem; Posição do forame em relação ao ápice radicular; Posição do cursor; O ponto de referência....


Similar Free PDFs