Fases do Jornalismo Online PDF

Title Fases do Jornalismo Online
Course Jornalismo Digital
Institution Universidade de Sorocaba
Pages 2
File Size 64.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 31
Total Views 120

Summary

Resumo com base em sites, artigos, revistas...


Description

Fases do Jornalismo Online

As últimas pesquisas sobre notícias online (REGES, 2010) abriram espaço devido à falta de padronização, o que permite que sejam divididas em primeira, segunda, terceira e quarta gerações, o que é o chamado palco de notícias online. Para Barbosa (2003), ainda existe uma quinta geração de notícias online.

Primeira geração Nesta fase, para Mielniczuk (2003), o conteúdo de um jornal brasileiro de grande circulação que pode manter uma página na Internet é simplesmente transmitido para a Internet sem qualquer tipo de modificação (seja de idioma ou de conteúdo). Suporte de tipo. O conteúdo desses portais é atualizado a cada 24 horas. Além disso, o processo de produção da redação é muito semelhante ao processo de impressão de veículos. Portanto, esse primeiro estágio também pode ser denominado estágio de transposição ou substituição.

Segunda geração Apesar dos avanços tecnológicos no Brasil e do avanço da Internet, ainda existe uma conexão entre os portais e seus jornais impressos. Porém, tentei gerar conteúdo específico para a Web e explorei mais possibilidades de suporte. A linguagem e as convenções ainda são a linguagem e as convenções da mídia impressa. Portanto, essa fase também pode ser chamada de fase da metáfora (MIELNICZUK, 2003).

Terceira geração Atualmente, à medida que a Internet continua a explorar seu potencial, as pessoas podem se esforçar mais para produzir conteúdo original e estruturado, especialmente para conteúdo da Internet. Entrar na terceira geração também não é uma transição equilibrada. Alguns obstáculos foram superados, enquanto outros se aproximam. [...] Somente com o passar do tempo e o desenvolvimento de pesquisas levando em conta questões teóricas e práticas, além de experimentos das mais diversas naturezas, poderemos descobrir o que realmente serão as notícias da rede (MIELNICZUK, 2004), página 14 )

Quarta geração Shwingel (2005) acredita que, nesta fase, é possível verificar, editar e disseminar informações por meio de tecnologias de banco de dados relacionadas a sistemas de automação, industrializando o processo de

produção, caracterizando assim as características do jornalismo na mídia digital.

Quinta geração Para Barbosa de hoje (2003), vivemos o que ela chama de quinta geração do noticiário online. Essa fase é caracterizada pelo crescimento contínuo da produção de conteúdo para redes sociais, enquanto o uso de smartphones e tablets também cresce. Com isso, a mídia impressa migrou para as redes sociais e passou a divulgar seu conteúdo de acordo com seu potencial....


Similar Free PDFs