Fichamento 5 - CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Do conhecimento à política. São Paulo: PDF

Title Fichamento 5 - CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Do conhecimento à política. São Paulo:
Author Kariny Lobato
Course Ciências Sociais
Institution Universidade Federal do Espírito Santo
Pages 2
File Size 91.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 52
Total Views 127

Summary

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Do conhecimento à política. São Paulo: Paz & Terra , 2000, cap.1, p. 17-29....


Description

FICHA DE LEITURA Aluno (a): Kariny Pereira Lobato Disciplina: Ciências Sociais

Data: 14/05/2012

Identificação Bibliográfica do Texto: CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Do conhecimento à política. São Paulo: Paz & Terra , 2000, cap.1, p. 17-29.

1. Ideia central do texto;

O texto especifica as características da nova ordem social que se estabelece ao mundo globalizado. As diferentes ordens são relacionadas por interações estruturais que matem todo e qualquer ordenamento social.

2. Principais temas e questões problematizadas no texto;

O texto traz algumas comparações quanto à estrutura ou organização social de diferentes contextos de tempo e politica econômica. O autor trata da interatividade e da relação no novo mundo globalizado ou gerido pelas redes tecnológicas. A tecnologia não é determinante da sociedade, ela mesma compõe a sociedade. Os produtores dessa tecnologia como já ocorrera em outros monopólios de força social, são os primeiros e a se beneficiar dessas estruturas, como no caso da internet. A sociedade em rede tem sido caracterizada como a sociedade da informação, mas como o autor explicita, de forma errônea, visto que este esteve presente em todas as outras estruturas sociais já existentes. A comunicação digital tem sido a vertente central da sociedade em rede, assim como as redes enérgicas haviam sido o centro da sociedade industrial. A globalização é outra denominação que o texto traz sobre as sociedades em rede. A economia e a politica também são afetadas por essa nova organização social, numa perspectiva em que todas as relações de publicidade e inter-relação globais são veiculadas através de redes de comunicação amplamente fixadas pela tecnologia globalizada. Ao contrário do que dizem alguns críticos, essa nova organização social não proporciona o distanciamento físico e pessoal, mas sim possibilita uma nova estrutura para a formação destes.

3. Contribuição do texto para a sua área de atuação;

O texto permite fazermos varia aplicações praticas. Uma delas pode ser vista na inter-relação infanto-juvenil através de meios computadorizados. Graças à socialização em redes ou à globalização o mundo pode ser ‘conectado’ de forma bem abrangente e significativa. O autor ressalta que a informação não é característica exclusiva das sociedades em rede, no entanto, nunca antes se viu tamanha difusão dessas informações e em tão pouco tempo numa escala tão ampla como ocorre hoje. Internet, informação mundial instantânea, microeletrônica e robótica são apenas algumas das mudanças sociais que ocorreram nas novas sociedades em rede. O indivíduo passa de uma realidade à outra em meio século e isso faz toda a diferença....


Similar Free PDFs