História 1 - Questões com perguntas e respostas para absorção de conhecimentos com trabalhos PDF

Title História 1 - Questões com perguntas e respostas para absorção de conhecimentos com trabalhos
Course História Do Pensamento Geográfico
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Pages 6
File Size 98.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 6
Total Views 168

Summary

Questões com perguntas e respostas para absorção de conhecimentos com trabalhos para obtenção de nota...


Description

1-Povos que fixam morada são conhecidos como nômades. afirmação correta.

afirmação incorreta.

Resposta: Povos que fixam morada são conhecidos como nômades é uma afirmação incorreta, pois os povos nômades não têm habitação fixa.

A vida nômade existiu de forma maciça durante muito, devido à falta de técnicas de agricultura o que obrigava os povos a viverem em constante deslocamento, atrás de alimentos para si e para seus animais.

2-O Impressionismo é um movimento que leva a pintura ao estudo da luz plena, do ar livre e da autenticidade na reprodução do impacto do céu sobre a vida, daí a proximidade com a fotografia. É importante ressaltar, que com surgimento da fotografia, muitas funções que antes eram do pintor, como retratos, vistas de cidades e de campos, reportagens e ilustrações, passaram para o fotógrafo. Seria o fim da profissão de pintor? O movimento Impressionista surgiu justamente da necessidade de transformação que a pintura necessitava. Artistas, como o pintor Edgar Degas, ao invés de esnobarem a fotografia, utilizaram-na como inspiração de suas obras. Os impressionistas, neste período, tinham a vantagem da cor, enquanto a fotografia só era reproduzida em preto e branco. Com base na leitura do texto acima podemos considerar que: a) A fotografia prejudicou a pintura causando a extinção da profissão de pintor. b) A fotografia favoreceu os artistas que

acabaram mudando para a profissão de fotógrafos. c) A fotografia não influenciou em nada na pintura. d) A fotografia influenciou os pintores de forma positiva, pois agora podem pintar cenas como se estivessem em movimento.

Resposta: Letra D.

A palavra Impressionismo passa a ser adotada com a obra "Impressão, nascer do sol", datada de 1872O movimento artístico do Impressionismo, marca a renovação da arte do século XX, e também dá início as vanguardas europeias.

3-O mercantilismo francês se caracterizou, principalmente: A pela exploração de ricas colônias na América, como o Haiti e o México.

B pelo incentivo do Estado às manufaturas de artigos de luxo.

C pelo acúmulo de metais preciosos extraídos exclusivamente da Guiana Francesa.

D pela rejeição total da intervenção do Estado na economia.

Resposta: O mercantilismo tinha como ideologia o acúmulo de metais preciosos e o comércio exterior, tendo começado a surgir na Baixa Idade Média, entre os séculos X e XV, e tendo se estabelecido como política econômica nacional, apenas na Idade Moderna, entre os séculos XV a XVIII. O mercantilismo francês se caracterizou, principalmente pelo acúmulo de metais preciosos extraídos exclusivamente da Guiana Francesa. Letra C.

4-Quais eram as ideias e os movimentos em que esses rebeldes baseavamse? * 1 ponto

a) Durante o século XVIII o mundo ocidental passava por inúmeras transformações. Nos Estados Unidos, em 1799 ocorreu o processo de sua independência e em 1789, na França, ocorreu a Revolução Francesa. Esses movimentos foram diretamente influenciados pelas ideias iluministas. b) Os conjurados em Minas Gerais utilizavam de ideias socialistas. Naquele momento, essas ideias estavam influenciando inúmeras transformações, principalmente no território da Rússia. c)No século XVIII ocorreram inúmeras revoluções na Europa sob a influência do Anarquismo. Esse movimento acabou por influenciar diretamente a formulação e a ideologia por trás dos desejos dos colonos de Minas Gerais. d) Os conjurados de Minas Gerais formularam ideias que os orientavam a se tornarem uma política liberalista. Os colonos teriam liberdade de mercado para comercializarem seus ganhos nas minas

letra a

5-O período entre o final do século XIX e o início do século XX foi de intenso fluxo migratório em todo o mundo, no entanto, muitos países passaram a restringir a entrada de imigrantes japoneses, justificando que estes concorriam com a mão de obra local e prejudicariam o mercado de trabalho. Na verdade, havia um grande preconceito racial contra os orientais nessa epoca. Na imprensa, nos meios políticos e nos locais onde se debatia a opinião pública, houve um intenso debate acerca da imigração oriental. Influenciados pela campanha antinipônica e pelas ideias racistas que circulavam no mundo, muitos cafeicultores, políticos e intelectuais brasileiros enxergavam os orientais como 'racialmente inferiores e preferiam trazer trabalhadores brancos e europeus, a fim de "branquear" a população mestiça brasileira. Esse retrospecto contraria o mito do Brasil republicano como um "paraíso inter-racial".

Resposta: Este pressuposto foi largamente aceito no Brasil entre o período de 1889 e 1914, e seria uma suposta solução ao excesso de negros. No texto em estudo é falado sobre a Teoria do Branqueamento Racial, também conhecida como Clareamento Racial, que tendo como embasamento teórico a teoria do Darwinismo Social

6-Qual o papel das religioes e da cultura, para a formação dos povos antigos?

Resposta: essa relação não se mantém estática, tendo em vista que o homem está em contante desenvolvimento e aprimoramento social, e dessa forma, impacta diretamente os conceitos de religião e cultura, assim como é impactado por eles. O papel das religiões e da cultura, para a formação dos povos antigos, diz respeito ao desenvolvimento de seus valores éticos, já que a primeira é considerada um compasso moral importante, e a segunda é fruto da interação social.

7-Entre as contribuições sociológicas da obra Casa-grande e senzala, de Gilberto Freyre, inclui-se: (A) a denúncia do discurso sobre a existência de uma suposta democracia racial brasileira. (B) a abordagem economicista para explicar as relações entre indios, negros e portugueses no Brasil Colonial. (C) a defesa do branqueamento da população brasileira como resposta ao dilema das relações raciais. (D) o entendimento da formação histórica do Brasil como movimento propiciador de uma sociedade híbrida, em uma positiva experiência de relações humanas.

Resposta: letra D) o entendimento da formação histórica do Brasil como movimento propiciador de uma sociedade híbrida, em uma positiva experiência de relações humanas.

Gilberto Freyre foi um importante polímata e escritor brasileiro, que exerceu trabalhos e ensaios sobre a interpretação brasileira considerando os conceitos sociológicos, antropológicos e históricos. Uma de suas obras mais importantes foi a “Casa-grande e senzala”.

8-EXPLIQUE, com suas palavras, o que foi a política coronelista (Coronelismo).

Resposta: Se caracterizou, especialmente, pelo caráter mandonista, pela existência de fraudes eleitorais e políticas, por serviços públicos exercidos de forma desorganizada e por um enorme controle do sistema políticoO coronelismo corresponde a uma estrutura complexa de poder que começou em caráter municipal e era exercida de forma privada, que era então representada por uma figura do coronel

9-A cidade que recebeu mais venezuelanos interiorizado no Brasil em 2018 foi: A) Manaus. B) São Paulo. C) Rio de Janeiro.

Resposta: os diretos humanos são gravemente feridos, como por exemplo guerras civis, ou confrontos políticos. O reconhecimento de refugiado é dado em detrimento de situações especificas, como por exemplo perseguição em prol de raça, credo religioso, ou mesmo orientação política imputada.

10-Escolha a alternativa abaixo que aponte os reais motivos que levaram à urbanização e sanitização do Rio de Janeiro, no começo do século XX A) O projeto de urbanização do Rio de Janeiro e sua sanitização tinha o objetivo de melhor a cidade para a criação de propagandas, a fim de atrair turistas para as noites cariocas.

B) O projeto de urbanização e sanitização do Rio de Janeiro causou a derrubada de casarões e cortiços para ampliar ruas e avenidas, seguindo da obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. Essas medidas causaram maiores problemas sociais e a revolta da população.

C) O projeto de urbanização e sanitização do Rio de Janeiro seguiu o escopo de um projeto de embelezamento da cidade do Rio de Janeiro, a fim de preparar a cidade para 20º aniversário da Proclamação da República.

Resposta: Além de urbanizar o Rio de Janeiro, o projeto acabou também distanciando os cortiços presentes na cidade, com finalidade de ampliar as avenidas.

Logo podemos entender que a alternativa correta para está questão é a segunda, letra “B”. A urbanização do Rio de Janeiro teve como principais motivos causas higienistas, apesar de se pautarem num primeiro momento em questões de saúde...


Similar Free PDFs