ICRS 2018 - prova de residencia medica PDF

Title ICRS 2018 - prova de residencia medica
Course Clinica I (Semiologia)
Institution Universidade de Itaúna
Pages 12
File Size 293.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 37
Total Views 124

Summary

prova de residencia medica...


Description

13/09/2018

Impressão de Prova

INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - ICRS 2018

INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - ICRS 2018 1) Em 11 de novembro de 2015, o Ministério da Saúde decretou a epidemia do vírus zika como Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. O coeficiente que se eleva durante um surto epidêmico de uma doença aguda é a: A) Letalidade B) Mortalidade C) Incidência D) Virulência E) Frequência 2) O surgimento de um novo tratamento para uma doença não-infecciosa capaz de aumentar a sobrevida, mas não de levar à cura, causará, no comportamento da doença: A) Aumento da prevalência B) Redução da prevalência C) Aumento da incidência D) Redução da incidência E) Aumento da letalidade 3) A epidemiologia descritiva caracteriza-se por: A) Observar, através de instrumentos estatísticos, se hipóteses causais tem associação. B) Buscar comprovação de hipóteses através de instrumentos experimentais. C) Caracterizar agente, ambiente e hospedeiro envolvidos em um relação causal. D) Caracterizar o hospedeiro e associar essas características aos seus sinais e sintomas. E) Estudar a distribuição de um evento de interesse para a saúde segundo o tempo, lugar e pessoa. 4) Os estudos epidemiológicos capazes de abordar hipóteses epidemiológicas, produzindo medidas de incidência e, consequentemente, medidas diretas de risco, são estudos: A) Seccionais B) Transversais C) Ecológicos D) Caso-controle E) De coorte 5) Qual dos nervos cranianos abaixo é puramente eferente? A) Trigêmeo https://arearestrita.medgrupo.com.br/provaimpressa.aspx?ExercicioId=924114&tipo=Concurso&nome=INSTITUTO%20DE%20CARDIOLOGIA…

1/12

13/09/2018

Impressão de Prova

B) Olfatório C) Abducente D) Hipoglosso E) Troclear 6) A estimulação do receptor beta1 produz: A) Vasoconstrição B) Dilatação da íris C) Aceleração cardíaca D) Glicogenólise hepática E) Broncodilatação 7) No ser humano, cada rim é constituído por cerca de um milhão de néfrons, sendo o néfron a unidade funcional do rim. Correlacione cada segmento do néfron com sua respectiva função: A) Aparelho justaglomerular - secreção de renina B) Tubulo coletor - reabsorção de hidrogênio C) Tubulo distal - produção de amônia D) Alça de Henle - reabsorção de aminoácido E) Glomérulo -secreção de ADH 8) Considere a curva normal pressão- volume do ventrículo esquerdo (VE):qual segmento representa o volume sistólico ejetado?

A) de A a B B) de B a C C) de D a A D) de C a D E) de A a C https://arearestrita.medgrupo.com.br/provaimpressa.aspx?ExercicioId=924114&tipo=Concurso&nome=INSTITUTO%20DE%20CARDIOLOGIA…

2/12

13/09/2018

Impressão de Prova

9) Caracteriza o transporte ativo de substâncias através das membranas celulares: A) Prescinde de seletividade. B) Ocorre nas membranas das hemácias e dos neurônios. C) Prescinde da produção de energia. D) Ocorre contra a presença de gradiente eletroquímico. E) Difusão facilitada se faz contra gradiente eletroquímico. 10) O New England Journal of Medicine de 21/11/2017, traz uma publicação que é introduzida da seguinte maneira: “ Mortes por overdose de opióides tem aumentado consideravelmente nos últimos 15 anos nos EUA, com mais de 33.000 mortes desse tipo relatadas em 2015”. Diante da “crise dos opióides”, a American Heart Association (AHA) incluiu nas Diretrizes Atualizadas de Atendimento de Parada Cardiorrespiratória em 2015, a administração de naloxone em casos de parada respiratória, inclusive por por socorristas leigos. Qual a função desta droga? A) Agonista parcial B) Agonista puro C) Agonista-antagonista D) Antagonista E) Nenhuma das anteriores 11) O atendimento inicial do politraumatizado consiste de uma rápida avaliação primária com o objetivo de identificar e tratar imediatamente as situações com risco de morte, não devendo ultrapassar 5 a 10 minutos. No atendimento pré-hospitalar, o passo inicial é: A) Medir frequência cardíaca e pressão arterial. B) Assegurar adequada via aérea. C) Punção de veia periférica e administrações de soluções salinas. D) Mensurar a Escala de Glasgow. E) Tipagem sanguínea. 12) Dentre as situações clínicas abaixo citadas, assinale a que tem indicação de toracotomia exploradora de urgência no trauma torácico: A) Hemotórax com drenagem de sangue maior do que 200ml/ hora, mantida por duas a quatro horas consecutivas B) Contusão pulmonar C) Fraturas simples de arcos costais D) Pneumotórax E) Tórax instável 13) Motociclista de 21 anos, com traumatismo no membro inferior esquerdo, foi atendido pelo SAMU e encaminhado ao HPS. Após 8 horas da admissão, apresenta edema, paresia do músculo gastrocnêmio medial, com dor à flexão do pé e perda da sensibilidade no território do nervo sural. O diagnóstico mais provável é: A) Oclusão arterial aguda B) Síndrome compartimental C) Lesão do nervo ciático D) Lesão do nervo fibular superficial E) Trombose venosa profunda https://arearestrita.medgrupo.com.br/provaimpressa.aspx?ExercicioId=924114&tipo=Concurso&nome=INSTITUTO%20DE%20CARDIOLOGIA…

3/12

13/09/2018

Impressão de Prova

14) Pedro, 2 anos, 15kg, vítima de acidente automobilístico (estava sentado no banco traseiro, com cinto mas sem a cadeira adequada para sua idade), chega ao HPS com frequência cardíaca 170bpm, pressão arterial sistólica 60 mmHg, frequência respiratória 38 mr/min, “saturação periférica da hemoglobina (SpO2) de 95%”, irritado. Qual a conduta inicial mais adequada? A) Intubação orotraqueal B) Transfusão 10ml/kg de concentrado de hemácias O negativo C) Expansão volêmica com 20 ml/kg de solução salina isotônica D) Expansão volêmica com 20ml/kg de gelatina ou albumina E) Acesso venoso central para adequada expansão volêmica 15) Geraldo, 60 anos, tabagista há 50 anos, chega à consulta no posto de saúde relatando tosse seca há 6 meses, rouquidão há 30 dias e agora sua face e braços estão vermelhos e edemaciados. A principal hipótese diagnóstica e a respectiva conduta são: A) Neoplasia de pulmão; tomografia de tórax B) Doença do refluxo gastroesofágico; pHmetria C) Doença pulmonar obstrutiva crônica; prova de função pulmonar D) Tosse alérgica; testes alérgicos com dosagem de IgE E) Neoplasia de laringe; laringoscopia 16) Homem de 55 anos, obeso, hipertenso, 2° PO de redução de fratura de quadril, vem apresentando episódios de taquicardia ventricular noturna e relata incapacidade de manter o sono durante a noite toda. A enfermagem relata que ele ronca alto (e está piorando) durante o sono. Qual é a melhor recomendação imediata neste caso? A) Prescrever um sedativo não- benzodiazepínico de liberação lenta ao deitar à noite. B) Aumentar as doses de analgésicos opióides para melhor controle de dor. C) Suplementação noturna de oxigênio via máscara de Venturi, ajustando a oferta de oxigênio para manter a saturação de hemoglobina ( SpO2) acima de 92%. D) Estudo eletrofisiológico intracardíaco. E) Polissonografia e teste terapêutico com pressão positiva contínua na via aérea (CPAP). 17) Maria, 55 anos, hipertensa em tratamento regular com losartana, crises recorrentes de colelitíase, interna para ser submetida à colecistectomia videolaparoscópica. Com relação aos cuidados no transoperatório, qual a principal arritmia cardíaca decorrente da insuflação do pneumoperitônio com CO2 na colecistectomia videolaparoscópica? A) Taquicardia supraventricular B) Bradicardia C) Fibrilação atrial D) Fibrilação ventricular sem pulso E) Flutter atrial 18) Davi, 54 anos, hipertenso, diabético e tabagista, é admitido na emergência do Instituto de Cardiologia por palpitações, sendo realizado eletrocardiograma que revelou taquicardia ventricular tipo torsades de pointes. O tratamento mais efetivo para essa arritmia é: A) Sulfato de magnésio B) Gluconato de cálcio C) Adenosina https://arearestrita.medgrupo.com.br/provaimpressa.aspx?ExercicioId=924114&tipo=Concurso&nome=INSTITUTO%20DE%20CARDIOLOGIA…

4/12

13/09/2018

Impressão de Prova

D) Atropina E) Procainamida 19) Angelita, 76 anos, é admitida na emergência hospitalar com dor torácica típica há 2 horas e elevação do segmento ST em parede anterior no ECG. O hospital não tem laboratório de hemodinâmica e a ambulância está quebrada, não sendo possível transferir a paciente para um centro de referência. O plantonista opta por terapia fibrinolítica. Com relação às contra-indicações ao uso de trombolítico no infarto agudo do miocárdio com supradesnível de ST, pode-se afirmar que: A) História de AVE hemorrágico é uma contraindicação relativa. B) Gravidez é uma contraindicação relativa. C) Possibilidade de dissecção aórtica é uma contraindicação relativa. D) Idade avançada é uma contraindicação absoluta. E) Úlcera péptica em atividade é uma contraindicação absoluta. 20) Em relação ao tratamento da dissecção aguda de aorta, é correto afirmar que: A) Tem indicação cirúrgica de urgência o do tipo B de Stanford. B) Tem indicação cirúrgica de urgência o do tipo A de Stanford. C) Sempre é de indicação cirúrgica, independente do tipo. D) Diâmetro aórtico 50 mm já tem indicação para cirurgia. E) Tratamento clínico expectante não tem indicação. 21) Um homem de 35 anos, sem história prévia de dor torácica ou palpitações, foi vítima de parada cardiorrespiratória durante a Maratona de Porto Alegre. Foi atendido pelo SAMU, sendo identificada fibrilação ventricular . Realizadas manobras de reanimação sem sucesso. Na necrópsia foi identificada uma causa estrutural para a parada cardíaca. Qual das seguintes seria a causa mais provável? A) Estenose aórtica B) Síndrome do QT longo congênito C) Aterosclerose coronariana D) Miocardiopatia hipertrófica E) Miocardiopatia dilatada não isquêmica 22) Quais das seguintes afirmações abaixo são verdadeiras em relação à neuropatia periférica da AIDS: I) Muitas das medicações usadas no tratamento da AIDS podem resultar em neuropatia periférica clinicamente idêntica. II) Neuropatia periférica é a anormalidade neurológica mais comumente observada em pacientes com HIV. III) Biópsia de pele com análise dos nervos cutâneos pode ser útil para estabelecimento do diagnóstico. IV) Recuperação da neuropatia periférica associada ao HIV frequentemente acontece com o uso efetivo do tratamento antirretroviral. A) Se apenas I, II e III são corretas; B) Se apenas I e III são corretas; C) Se apenas II e IV são corretas; D) Se apenas IV é correta; E) Se todas são corretas. 23) Qual das seguintes condições está associada a maior risco populacional atribuível de acidente vascular cerebral (AVC)? https://arearestrita.medgrupo.com.br/provaimpressa.aspx?ExercicioId=924114&tipo=Concurso&nome=INSTITUTO%20DE%20CARDIOLOGIA…

5/12

13/09/2018

Impressão de Prova

A) Tabagismo B) Diabetes C) Hipertensão D) Dieta pobre E) Estilo de vida sedentário 24) Qual das seguintes equações descreve as relações normais para autorregulação cerebral? (FSC fluxo sanguíneo cerebral; RVC resistência vascular cerebral; PAM pressão arterial média) A) RVC = PAM - FSC B) PAM = FSC - RVC C) FSC = PAM/RVC D) PAM = RVC - FSC E) FSC = RVC/PAM 25) Com relação à hemoglobina glicosilada, exame utilizado no controle de diabetes, podemos encontrar valores falsamente reduzidos na seguinte situação clínica: A) Insuficiência renal e uremia B) Status pós- esplenectomia C) Hipertrigliceridemia D) Gravidez E) Todas estão corretas 26) Jonas internou no hospital com diagnóstico de pancreatite aguda. Para esta situação clínica, qual a melhor conduta, em relação à alimentação? A) Jejum por 72 hoas B) Dieta parenteral C) Dieta por jejunostomia D) Dieta por gastrostomia E) Dieta enteral precoce 27) Maria necessita se submeter a cateterismo cardíaco a ser realizado com o uso de contraste iodado. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica a melhor conduta na prevenção da nefropatia por contraste: A) Infusão de 2 µg/kg/min de dopamina B) Infusão de furosemida 5 mg/h C) Administração de n-acetilcisteína D) Hemodiálise profilática E) Administração endovenosa de soluções salinas como soro fisiológico ou Bicarbonato de Sódio 28) Joana tem 4 anos e faz tratamento para artrite idiopática juvenil forma oligoarticular. Qual a complicação extra-articular comumente encontrada e que acomete em torno de 25% dos pacientes portadores desta patologia? A) Pericardite B) Hepatoesplenomegalia C) Uveíte https://arearestrita.medgrupo.com.br/provaimpressa.aspx?ExercicioId=924114&tipo=Concurso&nome=INSTITUTO%20DE%20CARDIOLOGIA…

6/12

13/09/2018

Impressão de Prova

D) Catarata E) Valvulopatia 29) Maria, 60 anos, assintomática, recebeu exame positivo para o vírus HIV e traz à consulta os seguintes exames laboratoriais: CD4=330/mm3, PCR-RNA quantitativo do HIV=350.000 cópias/ml. Com relação à terapia antirretroviral-TARV, podemos afirmar: A) Não deve ser iniciada, pois o risco de infecções oportunistas com esta contagem de CD4 é baixo. B) Deve ser iniciada, levando-se em conta a contagem de CD4 inferior a 350/mm3. C) Não deve ser iniciada devido à contagem de CD4 relativamente alta e o risco de efeitos adversos, particularmente nesta faixa etária. D) Deve ser iniciada caso o paciente seja coinfectado com o vírus da hepatite B. E) Não deve ser iniciada caso o risco cardiovascular do paciente seja elevado. 30) Segundo o Manual para Cirurgia segura da OMS, é(são) correta(s) a(s) medida(s) para prevenção de infecção do sítio cirúrgico após realização de cirurgias eletivas: I) Curativo estéril deve ser mantido sobre a ferida por 24 a 48h. II) A remoção dos pelos antes do procedimento é contraindicada. III) O uso do tabaco deve ser suspenso 30 dias antes do procedimento. IV) O uso de máscara cirúrgica pela equipe é opcional. A) Se apenas I, II e III são corretas; B) Se apenas I e III são corretas; C) Se apenas II e IV são corretas; D) Se apenas IV é correta; E) Se todas são corretas. 31) Paulo tem 55 anos e é alcoolista desde os 22 anos de idade. Em relação às complicações neurológicas do alcoolismo crônico, assinale as alternativas corretas: I. Degeneração cerebelar II. Demência III. Polineuropatia IV. Neurite óptica A) Se apenas I, II e III são corretas; B) Se apenas I e III são corretas; C) Se apenas IV é correta; D) Se apenas IV é correta; E) Se todas são corretas. 32) Maria, 23 anos de idade, vem com queixa de tosse seca há 3 meses. Realizou tomografia computadorizada de tórax que mostra vários linfonodos em região mediastinal. Foi realizada biópsia que revelou a presença de células de Reed- Sternberg. Quais são os prováveis diagnóstico e subtipo histológico, respectivamente: A) Linfoma não-Hodgkin, linfocítico de pequenas células B) Doença de Hodgkin, celularidade mista C) Doença de Hodgkin, esclerose nodular D) Linfoma não-Hodgkin, tipo grandes células (Burkitt) E) Doença de Hodgkin, predominância linfocitária 33) Maria apresentou crise de asma durante a gestação. A utilização de terbutalina como opção para tratamento de crise asmática, durante a gravidez, pode provocar: A) Trabalho de parto prematuro https://arearestrita.medgrupo.com.br/provaimpressa.aspx?ExercicioId=924114&tipo=Concurso&nome=INSTITUTO%20DE%20CARDIOLOGIA…

7/12

13/09/2018

Impressão de Prova

B) Edema pulmonar materno C) Má formação fetal D) Convulsão materna E) Retardo do crescimento fetal 34) Joana chega à emergência obstétrica com sangramento ativo e é diagnosticada com descolamento prematuro da placenta (DPP). Qual é o fator predisponente mais frequente e mais importante para essa situação? A) Uso indevido de drogas tocolíticas B) Hipertensão arterial C) Polidrâmnio D) Multiparidade, com cesariana prévia E) Tabagismo 35) Clara vinha apresentando galactorréia e, após realizar exames, foi diagnosticada com um tumor na hipófise causando hiperprolactinemia. Sobre essa situação podemos afirmar: A) O tratamento de 1ª escolha para os prolactinomas é cirúrgico. B) A probabilidade de malignização do microadenoma é em torno de 20 %. C) O meio diagnóstico mais acurado é a radiografia de sela túrcica. D) Os macroadenomas podem dar compressão do quiasma ótico. E) Os microadenomas contraindicam a gravidez devido ao risco de crescimento. 36) Sobre o rastreamento populacional (screening) do câncer de endométrio, podemos afirmar: A) É recomendado, usando-se a medida do eco endometrial em mulheres acima dos 50 anos, ou 40 anos naquelas com fatores de risco. B) Deve ser realizado através do teste da progesterona, em mulheres com mais de um ano de menopausa. C) É feito através da histeroscopia com biópsia. D) É recomendado apenas nos países desenvolvidos. E) Não tem boa relação custo-benefício. 37) Manoel chegou ao Pronto Socorro com queixa de dor abdominal intensa e foi submetido a RX de abdome agudo que mostrou pneumoperitônio. Este é um achado característico de: A) úlcera péptica perfurada. B) doença de Crohn com perfuração. C) diverticulite com perfuração. D) perfuração de víscera oca. E) pancreatite aguda. 38) Após investigação por queixas de dor torácica e tosse, Pedro foi diagnosticado com massa em mediastino anterior. Qual o mais provável diagnóstico dentre as opções abaixo? A) Linfoma B) Tumor neurogênico https://arearestrita.medgrupo.com.br/provaimpressa.aspx?ExercicioId=924114&tipo=Concurso&nome=INSTITUTO%20DE%20CARDIOLOGIA…

8/12

13/09/2018

Impressão de Prova

C) Tumor mesenquimal D) Tumor de células germinativas E) Timoma 39) Qual a conduta a ser tomada em paciente que se apresenta com torção de testículo? A) Abordagem cirúrgica imediata com correção da torção apenas. B) Abordagem cirúrgica imediata com correção da torção e fixação do testículo contralateral. C) Uso de analgésico e anti-inflamatório. D) Realização de manobras manuais para desfazer a torção. E) Conduta expectante. 40) Em relação ao jejum pré-operatório para procedimentos requerendo anestesia ou sedação, está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) alternativa(s): I. Líquidos claros são permitidos até 2 horas antes do procedimento. II. Gestantes fora do trabalho de parto e obesos seguem as rotinas normais em relação ao jejum pré-operatório. III. Para alimentos sólidos o jejum deve ser sempre de 6 horas antes do procedimento. IV. Leite é considerado líquido claro para fins de jejum. A) Se apenas I, II e III são corretas; B) Se apenas I e III são corretas; C) Se apenas II e IV são corretas; D) Se apenas IV é correta; E) Se todas são corretas. 41) Mariana chega à consulta com queixa ocular de embaçamento visual progressivo e dor leve no olho direito, apresentando ao exame hiperemia da conjuntiva mais intensa em volta da córnea (perilimbar), ausência de secreção e pupila miótica. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor define o diagnóstico: A) Glaucoma agudo B) Conjuntivite C) Uveíte anterior D) Esclerite E) Catarata 42) Laura tem apresentado quadros frequentes de dor no ouvido após seu ingresso na escola aos 2 anos. A Característica da membrana timpânica que confere maior especificidade para o diagnóstico de otite média aguda é: A) Abaulamento B) Aumento de vascularização C) Hiperemia D) Opacidade E) Perda de triângulo luminoso 43) Simone tem 36 anos, IMC 23, não é tabagista e não tem queixas, mas solicita ao seu médico para fazer exames de colesterol como rotina. O médico, após avaliação clínica, orienta que não há necessidade de dosagem de colesterol, uma vez que a paciente não apresenta outros fatores de risco cardiovascular. A conduta do médico, neste caso, pode ser considerada: https://arearestrita.medgrupo.com.br/provaimpressa.aspx?ExercicioId=924114&tipo=Concurso&nome=INSTITUTO%20DE%20CARDIOLOGIA…

9/12

13/09/2018

Impressão de Prova

A) Prevenção básica B) Prevenção primária C) Prevenção secundária D) prevenção terciária E) Prevenção quaternária 44) A utilização de vacinas com bactérias ou vírus vivos atenuados está contraindicada na(s) seguinte(s) situação(ões): I) Pacientes com imunodeficiência adquirida ou congênita. II) Pacientes com neoplasia maligna. III) Pacientes em tratamento com corticosteróides em esquemas imunossupressores. IV) Pacientes com desnutrição. A) Se apenas I, II e III são corretas; B) Se apenas I e III são corretas; C) Se apenas II e IV são corretas; D) Se apenas ...


Similar Free PDFs