Indice Tratado ORL - Livro PDF

Title Indice Tratado ORL - Livro
Author Izabel Silva
Course Reabilitação Otoneurologia
Institution Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Pages 39
File Size 1 MB
File Type PDF
Total Downloads 53
Total Views 204

Summary

Livro ...


Description

O TA C I L I O & CAMPOS

OR L

Tratado de

O R L

to ino aringologia Clique para continuar

Tratado de Otorrinolaringologia

Tratado de Otorrinolaringologia Otacilio Lopes Filho Diretor do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Carlos Alberto H. de Campos Chefe de Clínica Adjunto do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Professor Assistente de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Copyright 1994 da 1ª Edição pela Editora Roca Ltda. ISBN: 85-7241-061-9 Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida, guardada pelo sistema “retrieval” ou transmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, seja este eletrônico, mecânico, de fotocópia, de gravação ou outros, sem prévia autorização escrita da Editora.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Lopes Filho, Otacilio. Tratado de Otorrinolaringologia / Otacilio Lopes Filho, Carlos Alberto H. de Campos. – São Paulo : Roca, 1994. Bibliografia. ISBN 85-7241-061-9 1. Otorrinolaringologia I. Campos, Carlos Alberto H. de. II. Título.

93-2880

CDD-617.51 NLM-WV 100 Índices para catálogo sistemático:

1. Otorrinolaringologia : Medicina 617.51

1994 Todos os direitos para a língua portuguesa são reservados pela EDITORA ROCA LTDA. Rua Dr. Cesário Mota Jr., 73 CEP 01221-020 – São Paulo – SP Tel.: (011) 221-8609 FAX: (011) 220-8653 Impresso no Brasil Printed in Brazil

Àquelas pessoas que de uma forma ou de outra nos entusiasmaram e nos estimularam, dando forças para a realização deste trabalho, nosso carinho e agradecimento.

Prof. Dr. Octacilio Lopes, meu pai. De quem herdei o amor à Medicina e a vocação pela Otorrinolaringologia. “Se Otacilio (filho) tivesse optado por outra profissão liberal, sua ação teria sido comparável a um desvio do sistema solar. Octacilio (pai) fluente, bem humorado, paciente, soube transmitir ao filho os seus conhecimentos e suas experiências. Quando Otacilio se formou em Medicina, foi como se Octacilio tivesse se formado um pouco, novamente, em espírito ao lado do filho.” RUBENS DE AZEVEDO GALVÃO

Prof. Dr. J. E. de Rezende Barbosa, pioneiro da moderna Otologia Brasileira e com quem me iniciei na Otorrinolaringologia, como Interno na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Serviço por ele magistralmente dirigido desde 1953 e ao qual vim a substituir em 1975.

Prof. Dr. José Kós, grande Mestre da Otorrinolaringologia Brasileira e quem me ofereceu, em 1963, em sua Clínica, a grande oportunidade para o aperfeiçoamento na Microcirurgia Otológica.

Prof. Dr. Hélio Hungria, com quem aprendi detalhes da moderna Timpanoplastia. Grande didata e a quem sempre invejei pelas suas aulas brilhantes e claras e sua enorme capacidade produtiva.

Dr. Roberto Martinho da Rocha, pioneiro da Estapedectomia entre nós, com quem aprendi esta cirugia e a quem devo o estímulo à sua realização.

Prof. Dr. Rudolf Lang (1932-1991), grande figura humana, inovador na moderna Cirurgia Otológica, amigo inseparável, companheiro de cursos e congressos, infelizmente levado muito cedo para a eternidade.

Dr. Alexandre Medicis da Silveira, ensinou-me a Otorrinolaringologia Pediátrica, quando junto trabalhamos em 1960 e 1961.

Prefácio

Há 16 anos afirmávamos, no Prefácio de Temas de Otorrinolaringologia, de autoria do Prof. Dr. Otacilio Lopes Filho, que “A Otorrinolaringologia Brasileira é carente de maior divulgação, principalmente no que tange à publicação de Tratados especializados, apesar dos esforços isolados das figuras exponenciais dos Professores Paulo Mangabeira Albernaz, Capistrano Pereira e Hélio Hungria, entre outros, e das Teses inaugurais, Monografias e Ensaios”. Saltando no tempo, é justo que se reconheça o trabalho, a operosidade científica de dedicados especialistas brasileiros contribuindo no que é mais necessário e precioso, isto é, a divulgação aqui e no estrangeiro do que fizemos, do que estamos fazendo e de nossas ilimitadas possibilidades futuras em contribuir para a evolução da Otorrinolaringologia. Desejamos destacar a persistência ímpar do Prof. Dr. Otacilio Lopes Filho, durante esses 16 anos de labuta, em continuar a contribuir “para a divulgação atualizada de setores especializados de grande inquietude científica”. O Tratado de Otorrinolaringologia, com a orientação e coordenação do Prof. Dr. Otacilio Lopes Filho e de seu Co-editor, Dr. Carlos Alberto H. de Campos, aborda, universalmente e de uma maneira agradável, temas atualizados, abrangendo áreas cruciais de Assuntos Gerais, Faringologia, Rinologia, Otologia e Laringologia. Todos os temas, em qualquer área, foram tratados exaustivamente pelos Autores, com teorias e práticas representativas, no momento, da atividade científica nos grandes centros universitários brasileiros e estrangeiros. Seria impossível pinçar qualquer destaque das diversas contribuições ao Tratado de Otorrinolaringologia, pois todas, sem exceção, são tratadas com conhecimento e experiência da matéria, aliadas a uma seriedade científica que somente os Serviços Universitários conseguem coordenar e divulgar. O Tratado de Otorrinolaringologia merece estar à cabeceira de todos os interessados na matéria, sejam Otorrinolaringologista ou Clínicos, Pediatras, Fonoaudiólogos, Neurologistas, Neurocirurgiões, entre outros.

Tratado de Otorrinolaringologia

XII

Tudo o que é feito com amor, dedicação e seriedade floresce e frutifica. E esta Obra não fugirá à regra. Orgulho-me ao rabiscar essas poucas linhas, e de poder afirmar que aqueles que nos guiaram, com mãos firmes e amigas – mestres de todos sem o saberem – estão bem presentes um pouco em cada linha e em cada conduta. A Clínica de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo remonta à Escola de Viena – “Mater” de toda Otorrinolaringologia Mundial – aqui difundida pelos saudosos e Eméritos Professores Henrique Lindenberg, Schmidt Sarmento e Mário Ottoni de Rezende, precursores, portanto, da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas de Santa Casa de São Paulo. Cumprimentamos o Prof. Dr. Otacilio e Dr. Campos, bem como todos os extraordinários colaboradores brasileiros e estrangeiros, pelo tanto que marcaram com o Tratado de Otorrinolaringologia. Exemplos como esse dignificam uma classe e honram uma geração.

J. E. de Rezende Barbosa

Colaboradores

A. J. Maniglia Professor Titular e Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Case Western University, Cleveland, Ohio, EUA. Aroldo Miniti Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. Arthur Octávio de Avila Kós Professor Titular de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. Augusto Cesar da Cruz Membro do Departamento de Audiologia da Clínica Professor José Kós, Rio de Janeiro, RJ. Aziz Lasmar Responsável pelo Departamento de Audiologia da Clínica Professor José Kós, Rio de Janeiro, RJ. Bruce W. Pearson Professor de Otorrinolaringologia da Clínica Mayo – Jaksonville, Florida, EUA. Chefe de Otorrinolaringologia do Hospital St. Lukes, Jaksonville, Florida, EUA. Carlos Alberto Caropreso Médico Assistente do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. Carlos Takara Professor Instrutor da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP.

Tratado de Otorrinolaringologia

XIV

C. E. Barrionuevo Professor Adjunto do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Paraná, PR. Clemente Isnard Ribeiro de Almeida Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, SP. Professor da Pós-Graduação em Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. David F. Austin Otologista da Idaho Nose Throat, P.A., Idaho Falls, Idaho. David N. F. Fairbanks Professor Clínico de Otorrinolaringologia da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola de Medicina da Universidade de George Washington, Washington, EUA. David W. Fairbanks Residente de Otorrinolaringologia da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade de British Colombia do Hospital de Vancouver, Canadá. Decio Lisboa Castro Otologista do Hospital Moinhos de Vento, Rio Grande do Sul, RS. Donald B. Kamerer Professor e Diretor da Divisão de Otologia do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Pittsburg, EUA. Dora Correa P. M. Holhzeim Fonoaudióloga do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Edson Kiyoshi Taciro Professor Instrutor da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Elson Rodrigues Médico Coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Fundação Civil da Casa de Misericórdia de Franca, SP. Estelita Teixeira Betti Professor Instrutor da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Eugene N. Myers Professor e Diretor do Departamento de Otolaringologia da Universidade de Pittsburgh, EUA. Fernando de A. Quintanilha Ribeiro Primeiro Assistente do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Professor Assistente da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP.

Colaboradores

XV

Gabriel Kuhl Professor Assistente do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS. Hamed Sajjadi Professor do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Minnesota, EUA. Hélio Hungria Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Ex-Professor Titular de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, RJ. Heloisa Helena Caovilla Professor Adjunto de Otoneurologia da Escola Paulista de Medicina, SP. Igor Mimiça Professor Pleno de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Ivo Adolpho Kuhl Professor Titular do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS. Ivo Bussoloti Filho Primeiro Assistente do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Professor Assistente da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Jean Jacque Rafie Professor Associado do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade do Texas Medical School, Houston, Texas, EUA. Jeffrey N. Myers Professor Assistente do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Pittsburgh, EUA. J. E. Rezende Barbosa Professor Emérito da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Jennifer R. Grandis Professor Assistente do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Pittsburgh, EUA. J. J. Maniglia Professor Adjunto do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Paraná, PR. Board Certified pela American Board of Otolaryngology. Jorge Barretto Prado Ex-Professor Titular da Disciplina de Endoscopia Peroral da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP.

Tratado de Otorrinolaringologia

XVI

José Antonio A. de Oliveira Professor Titular e Chefe do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, SP. José Caruso Primeiro Assistente da Clínica de Anestesiologia e Responsável pelo Serviço de Anestesiologia do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. José Eduardo Lutaif Dolci Professor Assistente da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. José Faibes Lubianca Neto Médico do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS. José Marcos Pereira Professor Instrutor de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. José Renato Roxo Guimarães Professor Assistente Doutor da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. J. V. Maniglia Professor Adjunto Doutor e Chefe das Disciplinas de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto, SP. Josias de Andrade Sobrinho Professor do Serviço de Pós-Graduação em Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis, SP. Katia Rabinovich Fonoaudióloga do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Lenine Garcia Brandão Chefe do Setor de Doenças Oncológicas da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Leonidas Mocellin Professor Catedrático de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Paraná, PR. Lídio Granato Chefe de Clínica do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Professor Associado da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP.

Colaboradores

XVII

Mara Behlau Professor Adjunto Doutor do Departamento de Otorrinolaringologia de Distúrbios da Comunicação Humana da Escola Paulista de Medicina, SP. Membro Especialista Adjunto à Universidade de Michigan, EUA. Pós-Doutorada pela Universidade da Califórnia, San Francisco, EUA. Márcia Castiglioni F. Sousa Fonoaudióloga do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Marcio Freire Lasmar Membro do “Staff” da Clínica Professor José Kós, Rio de Janeiro, RJ. Marcos Brasilino de Carvalho Chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Complexo Hospitalar Heliópolis, SP. Marcos Mocellin Professor Titular e Chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Paraná, PR. Maria do Carmo Redondo Fonoaudióloga do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Marina Stela Figueiredo Segundo Assistente do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Professor Instrutor da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Mário Sérgio Lei Munhoz Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Escola Paulista de Medicina, SP. M. Buschle Médico do Hospital de Clínicas do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Paraná, PR. M. S. Saraiva Membro do “Staff” do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São Vicente de Paula, Rio de Janeiro, RJ. Responsável pela Rinomanometria do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São Vicente de Paula, Rio de Janeiro, RJ. Maurício Malavasi Ganança Professor Titular de Otorrinolaringologia da Escola Paulista de Medicina, SP. Merrame Adura Professor Associado do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Michael M. Paparella Professor e Diretor Emérito do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Minnesota, International Hearing Foundation, EUA.

Tratado de Otorrinolaringologia

XVIII

Moacyr Saffer Professor Titular de Otorrinolaringologia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, RS. Professor Adjunto de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, RS. Nelson Caldas Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Pernambuco, PE. Pós-Graduação pela Universidade da Pennsylvania, EUA. Ney Penteado de Castro Jr. Chefe de Clínica Adjunto do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Professor Associado da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Osiris de O. Camponês do Brasil Encarregado do Setor de Laringologia do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, SP. Professor Voluntário do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Paulo Pontes Professor Titular e Livre Docente do Departamento de Otorrinolaringologia e Distúrbios da Comunicação Humana da Escola Paulista de Medicina, SP. Paulo Roberto Lazarini Segundo Assistente do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Professor Instrutor da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Pedro Luiz Mangabeira Albernaz Professor Titular de Otorrinolaringologia da Escola Paulista de Medicina, SP. Perboyre L. Sampaio Médico Assistente Doutor do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. Peter W. Alberti Diretor do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, Canadá. Secretário Geral da International Federation of the Oto-rhino-laryngological Societes, EUA. R. M. Neves-Pinto Livre Docente em Otorrinolaringologia e Doutor pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, RS. Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São Vicente de Paula, Rio de Janeiro, RJ. Ricardo Ferreira Bento Professor Associado da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. Robert A. Jahrsdoerfer Professor do Departamento de Otorrinolaringologia e do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade do Texas Medical School, Houston, Texas, EUA.

Colaboradores

XIX

Roberto Martinho da Rocha Otorrinolaringologista do Hospital São Vicente de Paula, Rio de Janeiro, RJ. Roberto Zanovello Ognibene Pós-Graduando a Nível de Doutorado da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. Rogério Pasinato Professor Assistente de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Paraná, PR. R. Ramina Diretor do Instituto de Ciências Neurológicas do Paraná, PR. Rubens Reimão Professor Doutor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. Seiji Nakakubo Chefe do Serviço de Endoscopia Peroral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Tadayoshi Akiba Primeiro Assistente do Serviço de Endoscopia Peroral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Silvio Caldas Neto Otorrinolaringologista do Hospital dos Serviços do Estado de Pernambuco, PE. PósGraduação em Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. Tania Sih Professor Doutor da Disciplina de Otorrinolaringologia do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP. Valdir Golin Chefe de Clínica do Departamento de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Coordenador Clínico do Pronto-Socorro Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP. Vinicius Cotta Barbosa Otorrinolaringologista do Hospital Mater Dei, Belo Horizonte, MG. Yotaka Fukuda Professor Adjunto de Otoneurologia da Escola Paulista de Medicina, SP.

Índice

Parte I – Geral 1. Exame Otorrinolaringológico na Criança ..................


Similar Free PDFs