Inervação do pé PDF

Title Inervação do pé
Course Anatomia Humana
Institution Universidade da Região de Joinville
Pages 2
File Size 87.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 77
Total Views 150

Summary

Resumo inervação do pé...


Description

Inervação do pé:

A inervação cutânea:- Medialmente pelo nervo safeno que se estende até o 1º metatarsal. -Dorso do pé pelos nervos fibulares superficiais e profundos. -Planta do pé pelos nervos plantares medial e lateral. -Lateralmente: Nervo sural, incluindo a parte do calcanhar. -Calcanhar por ramos dos nervos tibial e sural. 1. Nervo Safeno:  Origem: Nervo femoral, sendo o maior ramo do nervo femoral e o único que se estende além do joelho.  Trajeto: Origina-se no trígono femural, passa posteriormente na coxa e na perna acompanhando a veia safena magna anterior ao maléolo medial. Passa anteriormente ao maléolo medial até o dorso do pé onde envia ramos para articulação do tornozelo e continua para suprir a pele ao longo da face medial do pé até a base do 1º metatarsal.  Distribuição: Supre a pele da face medial do pé anteriormente até a cabeça do 1º metarsal. 2. Nervo Fibular Superficial:  Origem: Nervo fibular comum.  Trajeto: Emerge como um nervo cutâneo abaixo do segundo terço do comprimento da perna, sendo que supre a face antero-lateral da perna e se divide em nervos cutâneos dorsais medial e intermediário que continuam através do tornozelo para suprir a maior parte do dorso do pé. Seus ramos terminais são os nervos digitais.  Distribuição: Inerva a pele do dorso do pé e todos os dedos, exceto a face lateral do 5º dedo e as faces adjacentes do 1º e 2º.

3. Nervo Fibular Profundo:  Origem: Nervo fibular comum.  Trajeto: Segue profundamente ao retináculo dos músculos extensores e supre os músculos intrínsecos no dorso do pé que seriam os extensores dos dedos e o extensor longo do hálux e as articulações tarsais e tarsometatarsais. Quando emerge como nervo cutâneo situa-se distalmente no pé.  Distribuição: Músculo extensor curto dos dedos e do hálux e pele entre o 1º e 2º dedo.

4. Plantar Medial:  Origem: Maior ramo terminal do nervo tibial.\  Trajeto: Origina-se profundamente ao retináculo dos músculos flexores e entra na planta do pé passando profundamente ao abdutor do hálux. Segue entre o abdutor do hálux e o flexor curto dos dedos, termina perto das bases metatarsais dividindo-se em 3 ramos sensitivos que são os nervos digitais comuns.  Distribuição: Supre a pele da face medial da planta do pé e as laterais dos 3 primeiros dedos, abdutor do hálux, flexor curto do hálux e primeiro lumbrical. Maior área sensitiva, menos músculos. 5. Plantar Lateral:  Origem: Menor ramo terminal do nervo tibial e o mais posterior.  Trajeto: Segue profundamente ao abdutor do hálux, lateralmente no pé entre os músculos quadrado plantar e flexor curto dos dedos, divide-se em ramos superficiais e profundos.  Distribuição: Supre os músculos quadrado plantar, abdutor do dedo mínimo, flexor curto do dedo mínimo, ramo profundo supre os interósseos plantares e dorsais, 3 lumbricais laterais e o adutor do hálux, pele na planta lateral e uma linha que divide o 4º dedo. 6. Sural:  Origem: Nervos tibial+ fibular comum.  Trajeto: Segue inferiormente ao maléolo lateral à face lateral do pé.  Distribuição: Face medial das partes posterior e media do pé. Obs.: Acompanha a veia safena parva e supre a articulação do tornozelo....


Similar Free PDFs