Isostretching E Método Klapp- Resumo PDF

Title Isostretching E Método Klapp- Resumo
Author Bianca Zucareli
Course Fisioterapia E Inovações
Institution Faculdade Pitágoras
Pages 4
File Size 85 KB
File Type PDF
Total Downloads 66
Total Views 124

Summary

Isostretching E Método Klapp- Resumo...


Description

ISOSTRETCHING E MÉTODO KLAPP

O Isostretching,foi desenvolvido em 1974 e é classificado como um método postural global, visto que os exercícios são executados em uma posição vertebral de máximo alinhamento possível, com toda a musculatura corporal sendo recrutada e exigindo da coluna vertebral uma atitude de auto alongamento. . É uma modalidade de atividade física com finalidades terapêuticas, considerado como terapia complementar para o tratamento dos desequilíbrios posturais. Seu objetivo é fortalecer e estabilizar a musculatura, limitando tanto o relaxamento quanto a retração da mesma, corrigindo a postura e melhorando a capacidade respiratória. O método promove consciência corporal, aprimoramento do controle neuromuscular‚ estabilização muscular, mobilidade articular, tonicidade, força, e, especialmente, controle respiratório. É considerado um método postural, pois os exercícios são realizados na posição correta da coluna, respeitando suas curvaturas fisiológicas. Todo o corpo é trabalhado a cada exercício, sendo considerado um método global, pois contração e alongamento são incluídos em cada postura. E Ereto, porque há o trabalho da musculatura paravertebral na solicitação do autocrescimento.

Indicações:



Alterações posturais: hiperlordose, hipercifose, escoliose



Algias musculares crônicas



Idosos sedentários



Doenças decorrentes do trabalho (LER/DORT)



Compressões articular



Hérnia de disco

Contraindicações:



Tumores



Cardiopatias severas



Pacientes com dores agudas

Método

Durante os exercícios todo o corpo é trabalhado devido à inclusão de contração e alongamento em cada postura.A manutenção das posturas é realizada durante uma expiração prolongada, ao mesmo tempo em que é feita uma contração isométrica excêntrica da musculatura vertebral profunda. A essência dessa técnica ocorre por meio de um esforço da musculatura profunda, da flexibilidade, da mobilidade articular, do controle respiratório e da concentração mental. Sendo assim, a amplitude de movimento adequada e a flexibilidade melhoram a qualidade de vida do indivíduo. O Isostretching prepara e protege a musculatura de uma retração que possa ocorrer por falta de atividade física, podendo ser indicada para todas as idades e capacidade físicas. Efeitos Fisiológicos 

diminuir a incapacidade e dor



aumentar a resistência muscular de abdominais, glúteo máximo e extensores de tronco nos pacientes com lombalgia.



alongamento dos músculos paravertebrais



promove o posicionamento ideal do quadril no sentido de se manter o alinhamento da coluna



alongamento dos músculos posteriores dos membros inferiores.



melhora a mobilidade do diafragma

6 Efeitos terapêuticos Os efeitos terapêuticos do Isostretching são:



Aumento da flexibilidade;



Aumento da ADM:



Controle da capacidade respiratória;



Aumento da resistência e elasticidade;



Melhora da circulação sanguínea e linfática;



Diminuição da gordura corporal global, dentro de sua composição corporal;



Melhora da postura;



Diminuição de tensões e aumento da força;



Proporciona mais disposição aos pacientes que realizam suas atividades

diárias e outros exercícios.

O método Klapp é uma técnica antiga, que trabalha o alongamento e fortalecimento da musculatura do tronco por meio de posições em gatas e joelhos semelhantes aos quadrúpedes. Esse método foi criado por Rudolph Klapp em 1940. Ele estudou e observou que os quadrúpedes não apresentavam escoliose, enquanto os humanos, pela ação da gravidade na posição bípede, desenvolviam essa patologia.

Indicação:



Escoliose

3.3. Contraindicações :



Obesidade



Patologias de joelho



Limitação de movimento



Hiperfrouxidão ligamentar



Quadro álgico aumentado



Cervicalgia aguda

Método O método foi desenvolvido para tratar os desvios laterais da coluna vertebral, sendo necessário o relaxamento dentro da posição inicial, baseando-se nos princípios de mobilização, alongamento, fortalecimento e correção. Em sua posição inicial deve-se apoiar sobre as mãos e os joelhos, com os braços estendidos, dedos das mãos para frente, as mãos apoiadas em distância biacromial, cabeça em extensão axial, ângulo reto entre a coxa e a perna e pontas dos pés em contato com o solo (PEREIRA, et al. 2014).

Durante a execução da técnica é necessário intercalar movimentos respiratórios e de relaxamento. O movimento mão-braço precede o deslocamento do joelho, sendo o comando verbal muito importante ao longo da realização da técnica. Os movimentos devem ser feitos em linha reta, utilizando material para proteger as articulações. Os exercícios realizados são: Marcha em quatro apoios, Deslizar, Deslizar com movimento de cobra, Pulo do coelho, Virar o braço, Arco grande, Engatinhar perto do chão, Grande curva, Marcha em quatro apoios com lançamento do braço à frente e extensão da perna e Andar de joelhos com extensão.

3.5 Efeitos terapêuticos Os efeitos terapêuticos do método Klapp são: 

Correção postural;



Diminuição das curvaturas vertebrais;



Aumento da flexibilidade;



Fortalecimento muscular;



Alongamento.

....


Similar Free PDFs