Lenda do folclore - Caipora PDF

Title Lenda do folclore - Caipora
Author Anderson Lacerda
Course Cultura Popular
Institution Universidade de Sorocaba
Pages 3
File Size 76.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 41
Total Views 168

Summary

Resumo sobre a lenda da Caipora....


Description

Lenda do folclore brasileiro que protege a mata e os animais Como uma das figuras mais famosas do folclore brasileiro, a imagem de Keppola é uma jovem índia de cabelos ruivos, orelhas pontudas e dentes verdes. É considerado um dos principais protetores dos animais e de toda a floresta. Está bem escondido na floresta e aparecerá quando os caçadores tentarem prejudicar os animais ou o meio ambiente. Apesar de sua baixa estatura, o lendário Keppola possui um poder tremendo. Ela atacou e atacou o caçador de uma forma muito cruel e maliciosa. Normalmente, ele vai até matar aqueles que se aproximam da floresta de forma maliciosa. Caipora vem de "caapora" em tupi-guarani, que significa "morador da floresta".

A lenda da Caipora Esta lenda apareceu na primeira civilização indígena. Depois de algum tempo, apareceu na cultura dos subúrbios florestais do Norte e Nordeste do Brasil. Ainda hoje, essa lenda ainda é muito ativa em alguns desses lugares. Em circunstâncias normais, Keppola apareceu em um porco na floresta com uma lança muito afiada em sua mão. Para atrair as pessoas, ela fará alguns sons, como gritos e uivos, tentando confundi-las. Ela era muito violenta com suas vítimas e atacava os cães que acompanhavam os caçadores. Ela às vezes mata caçadores. Embora bastante violenta, a lenda também diz que gosta de aceitar algumas oferendas, em troca permite que os caçadores caçam na floresta, mas não abusará dos animais, caso contrário, ignorará os presentes e atacará os caçadores. Diz-se que os ataques do personagem nos feriados e dias santos têm um desempenho cada vez maior, o que não exclui seus ataques nos outros dias da semana.

Música da Caipora A música de Caipora foi composta pela dupla sertaneja Pena Branca e Xavantinho. Essa música apareceu pela primeira vez no programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum como música tema dos personagens do programa.

Dentro da mata, ela mora Adora a mata para morar Pra ver a caipora basta assoviar... E quando ela aparece, Parece que é pra ficar. Quando menos se espera, vai embora, ah... E se adivinhar o que ela perguntar... Ela deixa saudade em qualquer lugar... Caipora, não vá embora Caipora, viola chora Oh, caipora, sempre tem uma história pra se contar Ah, a fauna e a flora, As cachoeiras, os matagais E se a viola chora, ela quer cantar E quando a gente implora, Sente saudade pra ela voltar Ela aparece agora, basta assoviar... E se adivinhar o que ela perguntar... Ela deixa saudade em qualquer lugar... E se adivinhar o que ela perguntar... Ela deixa saudade em qualquer lugar... Caipora, não vá embora Caipora, viola chora Oh, caipora, sempre tem uma história pra se contar Caipora, não vá embora Caipora, viola chora Oh, caipora, sempre tem uma história pra se contar Dentro da mata, ela mora Adora a mata para morar Pra ver a caipora basta assoviar...

Curiosidades 

Em algumas versões da lenda, a imagem desse personagem é um anão de pelo verde.



Algumas histórias dizem que o Keppola é uma variante do Kurupila, pois ambos têm a função de proteger as florestas. Na verdade, algumas manifestações mostram a imagem dos pés de Keppola ao contrário, semelhante a Kurupira.



A lenda a só apareceu nas histórias da literatura brasileira no século XX.



Diz-se que assobiar é uma forma de atrair Keppola, e quinta-feira é o melhor dia para oferecer o sacrifício que o personagem deseja.



O programa infantil Rá-Tim-Bum da TV Cultura foi um dos primeiros a divulgar a imagem de Keppola.



Em algumas localidades do Norte e Nordeste, utiliza-se o termo "estar com Keppola". Use esta frase quando alguém estiver passando por um período muito difícil.



Embora Keppola seja um personagem com características da cultura nordestina e nordestina, Keppola também apareceu na cultura de grupos de feitiçaria do país....


Similar Free PDFs