Livros- O Ateneu; A hora da Estrela; A Falência PDF

Title Livros- O Ateneu; A hora da Estrela; A Falência
Author Isabela Carneiro de Aragão
Course Literatura Portuguesa e Brasileira
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 5
File Size 77.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 106
Total Views 131

Summary

Tem resumos de livros obrigatórios para a leitura no 3° ano do ensino médio...


Description

O Ateneu- Raul Pompeia Publicado em 1888 (final do século 19); faz parte do Realismo e também apresenta características Naturalistas. Realismo: expõe o lado real e cruel da sociedade; Naturalismo: sexo e a sensualidade são temas marcantes, trata de um realismo mais profundo. É narrado em 1° pessoa (narrador-personagem) por Sérgio, um homem adulto e conta o que passou na sua infância com 11 anos. O texto tem uma linguagem rebuscada. A história se passa num Colégio interno no Rio de Janeiro onde só estudava garotos, e o narrador (Sérgio) sofria maus tratos. O colégio chama ATENEU- é uma metáfora do mundo e da vidaTinha um diretor chamado Aristarco que era autoritário, vaidoso, encarava a educação como forma de negócios (dinheiro) e pune os alunos de formas abusivas. Sérgio assiste um desfile de alunos, e fica ansioso pra estudar lá. Porém, na prática era diferente. Ele teve que cortar seus cachos, pois Dona Ema que era esposa de Aristarco, achava melhor que ele cortasse. Ângela era a funcionária do Ateneu, que ao longo da história acaba mexendo com a cabeça dos meninos. Sérgio fez amizade com Rebelo que o ensina uma lição: protetores e protegidos. O tema da homossexualidade começa a ser discutido, pois se ele fosse um protegido, ele teria que pagar favores sexuais a quem o protegesse, então Rebelo o aconselha a se proteger sozinho. Sérgio criou amizade com Franco que sofria bullying. Certo dia, Franco resolve se vingar: quebrou várias garrafas e colocou dentro de uma piscina em que os meninos tomavam banho diariamente e espera o dia seguinte pra ver o que ia acontecer (podemos observar o auge da humilhação que o garoto chegou para arquitetar um plano desses), ninguém se machucou, pois bem no dia seguinte, todos foram liberados da piscina. Sérgio cria outra amizade, dessa vez é com Sanches; eles começam a se aproximar amorosamente, Sérgio sente repulsa e acabam se afastando. Surge um novo personagem: Bento Alves (o bibliotecário), foi o herói do Ateneu. Ele tirou a arma de um cara que era apaixonada

por Ângela e ia mata-la. Com isso, Sérgio começa a ficar muito próximo de Bento Alves, e acaba criando sentimentos. Sanches fica enciumado e gera briga entre eles. Após isso, Sérgio começa a andar sozinho, foca na religião e depois desiste desta também. Episódio da Goiabada: era servida pras crianças goiabada, porém um dia estava com gosto de bananada que era mais barato. Os meninos se uniram e fizeram um protesto na escola. Esse episódio demonstra 2 coisas: o poder de união dos estudantes e o caráter interesseiro de Aristarco – que estava preocupado em manter os meninos calmos para não perder nenhum aluno, perdendo assim uma mensalidade. Mais no final, Sérgio faz outro amigo, chamado Egbert onde ambos se apaixonam, e têm um contato mais íntimo. Sérgio fica doente e quem começa a cuidar dele é D. Ema, ele esquece Egbert e passa a fantasiar com D. Ema. Ocorre um incêndio, onde a escola é detonada. Podemos absorver: Polêmica associada a homossexualidade, passagem da infância para a vida adulta, nos mostra como a adolescência define a vida adulta, a união faz a força e que nessa história, para alguns o dinheiro é mais importante que as pessoas.

A hora da Estrela- Clarice Lispector Este foi o último livro publicado antes de sua morte. Faz parte da Terceira fase Modernista no Brasil; Utilização de análise psicológica mais aprofundada dos personagens, que revela o fluxo de consciência e o intimismo (cenas da vida doméstica). A história é narrada por um homem chamado Rodrigo S.M. e nos mostra a construção de uma narrativa, pois ele viu uma mulher na rua, e ficou por 2 anos e meio construindo a história dela em sua cabeça e resolver passar pro papel. Ele não queria que a história ficasse sentimental, então não usa termos como “coitadinha”, “tão inocente.” Clarice optou por se tornar um narrador masculino para poder ser mais agressiva e menos sentimental, o que caracteriza uma ironia da autora em relação à condição da mulher na sociedade, vista normalmente como um ser frágil e piegas (sentimentalismo extremo). O livro é um romance, que vai construindo uma personagem que se chama Macabéa. É uma nordestina de 19 anos que divide o quarto com outras 4 mulheres em uma pensão. É uma mulher simples, ingênua, que foi criada por uma tia que faleceu. Migra então de Alagoas para o Rio de Janeiro para trabalhar como datilografa. Macabéa é um ser humano num estado muito grande de pureza, sem consciência desse mundo cruel. Assim, a autora busca dialogar com o leitor, despertando nesse um papel de compartilhar a culpa que ela sente e a responsabilidade que tem para com a injustiça social e a alienação simbolizada por Macabéa. Sua linguagem é moderna, marcada de metáforas, de comparações e de associações inusitadas e surpreendentes que conduzem o leitor às profundezas do ser, isto é, o próprio fluxo de consciência, recurso muito explorado em seus livros. Outro componente decisivo da produção literária de Clarice Lispector é a epifania (o momento da iluminação, da tomada de consciência), em que a personagem se torna capaz de observar aspectos nunca antes percebidos da existência e de si mesmo.

A Falência- Júlia Lopes de Almeida 1901 Realismo final do século 19, influências do Naturalismo e Determinismo Social. Narração em 3° pessoa (fica fora e conta tudo o que acontece). Espaço: Rio de Janeiro A história conta sobre um homem chamado Francisco Teodoro, um português que veio pro Brasil sem nada e aqui enriqueceu. Ele é um empresário/ comerciante de café - armazena e despacha o café-, ele é bem conservador. Casa- se por interesse, pois o contrato social da época dizia que um homem da estima dele, não poderia estar sozinho. Com isso, surge Camila, uma jovem muito bonita e tem uma família bem disfuncional na qual estavam quase sendo despejados e voltando para Sergipe (sua terra natal). Eles fizeram um acordo, que se Camila se casasse com Francisco, o mesmo daria um dinheiro para a sua família. Então Camila aceitou casar-se por conveniência. Tiveram 4 filhos: Mário que era um alcoólatra e torrava o dinheiro de seu pai; Ruth era pianista, Raquel e a Lia eram crianças e gêmeas. Noca era a governanta da casa, Nina era sobrinha de Camila que foi morar junto de favor. Capitão Rino era aventureiro do mar, se apaixona por Camila, mas decide se afastar. Dr. Gervásio era médico, tem um alto status social e um alto prestígio, é amigo da família, mas é irritante e frequentava a casa de Camila e Francisco todos os dias. Dr. Gervásio e Camila têm um caso, todo mundo sabe ou desconfia menos Francisco. Mário, o filho mais velho, chantageia a mãe. Dr. Gervásio se apaixona por Camila quando ele percebe que “a domina", pois tudo o que ele pedia, ela fazia. Ele era uma pessoa egocêntrica, narcisista que se apaixonou por ele mesmo através da imagem que ele criou sobre ela.

Por influência de Gama Torres, Francisco Teodoro tenta investir na Bolsa de Valores. Após perder todo seu dinheiro, vai a falência e comete suicídio. Após isso, a família perde o casarão. Descobre-se que Francisco deixou uma casa muito pequena para Nina em seu testamento. Então, vão morar todos juntos e vivem em situação de miséria. Ela vai atrás do Dr. Gervásio, pede ele em casamento e ele diz que já era casado, então, não daria pra eles se casarem. As mulheres que vivem na casa começaram a se virar e vão consertando a casinha pra ficar um pouco mais aconchegante. Ruth, começa a dar aulas de piano para conseguir juntar dinheiro.

O que podemos absorver: *Determinismo Social: o homem é feito do meio em que vive, quando o meio se desfaz ele se desfaz junto; *Narrativa de mulheres fortes, o livro questiona o modelo social da época; *Metáforas do título: falência dos sonhos de Camila, falência do sistema econômico baseado no ciclo do café, falência do modelo patriarcal....


Similar Free PDFs