Medidas EM Saúde Coletiva PDF

Title Medidas EM Saúde Coletiva
Course Saúde coletiva
Institution Universidade Estadual do Vale do Acaraú
Pages 2
File Size 153.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 48
Total Views 189

Summary

Estudo sobre medidas em saúde coletiva...


Description

MEDIDAS EM SAÚDE COLETIVA

Existem diversas formas de medir a saúde, dependendo de qual é a sua definição.

A avaliação qualitativa também é valiosa para aproximar se do conhecimento dos determinantes da saúde.

Uma definição ampla mediria o nível de saúde e bem estar, a capacidade funcional, a presença de doenças, óbitos, expectativa de vida da população.

Avaliação quantitativa: apresenta os dados de forma numérica.

Dependendo do que quer se interpretar, lança-se mão de tais procedimentos.

Avaliação qualitativa: feita a partir de perguntas apertas analisando o discurso da população parte da pesquisa.

A colete de dados e a estimativa de indicadores busca identificar padrões e tendências que ajudem a aplicar ações de proteção, prevenção, promoção da saúde e controle de doenças na população. A medição do estado de saúde requer sistema harmonizados e unificados → CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). Indicadores de Saúde Funcional Medem o impacto dos problemas de saúde na vida cotidiana e a capacidade que as pessoas têm de realizar as atividades do dia-a-dia, as lesões domésticas, anos de vida livre de incapacidade. Qualidade de vida: atividade física, dor, nível de sono e energia, isolamento social. Indicadores de Morbidade Medem a frequência de problemas de saúde específicos. Exemplos: infecções, cânceres, acidentes de trabalho e doenças crônicas (essas requerem monitoramento de etapas clínicas). Indicadores de Mortalidade Indicam mortalidade geral ou mortalidade por causas específicas. A mortalidade se apresenta em números absolutos, proporções, taxas por idade, sexo e por causas específicas.

Geralmente combina-se as técnicas quantitativas e qualitativas, pois o quantitativo dá um número abrangente demais, precisando-se aprofundar para analisar melhor a situação e a realidade. Tipos de Dados Usados São chamados de variáveis – qualquer característica ou atributo que pode assumir valores diferentes. Tipos de Variáveis A. Quantitativas: são aqueles que se consegue medir numericamente. B. Qualitativas: propriedades/ atributos de algo. C. Discretas: números inteiros– número de filhos por casal, número de leitos em um hospital; D. Contínuas: podem assumir valores com precisão – peso (números quebrados). Distribuição Resumo das frequências dos valores ou categorias da medição utilizada. Índice Termo genérico mais abrangente e apropriado para referir-se a todos os descritores da vida e da saúde. Inclui todos os termos que trazem a noção de grandezas existentes e incidentes. Ajuda a descrever. Indicadores Ajuda a tomar decisões.

Requer atestado de óbito. Desempenho dos Serviços de Saúde Possibilidade de medição focada na presença de insumos e serviços. Realizando a Medição de Saúde/Doença da População A medição e quantificação desses indicadores requer técnicas estatísticas diversas.

Componentes básicos 1. Numerador 2. Denominador

3. Período de tempo específico

Prevalência Dita pelo número de casos novos de uma doença, originados de uma população de risco de sofrer a doença, em um período de tempo. Indica magnitude da doença na população. Não expressa o risco da população.

Incidência Estima o risco de uma doença acometer uma determinada população em um determinado tempo e local.

Outras medidas • Taxa de ataque; • Taxa de mortalidade geral; • Taxa de mortalidade infantil; • Razão de mortalidade materna; • Taxa de letalidade da doença A; • Mortalidade proporcional; • Mortalidade de 1 ano de idade; • Mortalidade de 1 a 4 anos de idade; • Mortalidade de menores de 5 anos de idade; • Óbito de menores de 5 anos; • Coeficiente de mortalidade neonatal precoce; • Mortalidade neonatal tardia; • Mortalidade pós natal; • Coeficiente de mortalidade específico....


Similar Free PDFs