Metep Resumo Antonio Joaquim Severino Cap3 PDF

Title Metep Resumo Antonio Joaquim Severino Cap3
Author Black Stryker
Course Métodos e Técnicas de Pesquisa
Institution Universidade Estadual de Maringá
Pages 3
File Size 120.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 67
Total Views 125

Summary

Breve resumo que foi feito para um seminário, aborda os capítulos 3.2 e 3.4....


Description



3.2. Os fundamentos teórico-metodológicos da ciência A ciência surge como pretensão de ser um saber único, ser construído sob um paradigma e sob um único método universal e verdadeiro. É bom observar que todo esse edifício pressupõe fundamentos filosóficos, engajados na investigação teórica do ser e a teoria do conhecimento. Para a ciência, o real se esgota na ordem natural do universo físico, à qual tudo se reduz, incluindo o homem e a própria razão, que é razão natural. O pressuposto do conhecimento cientifico refere-se à forma pela qual é concebida a relação sujeito/objeto no processo de conhecimento. Por isso, o pesquisador, ao construir seu conhecimento, está “aplicando” esse pressuposto epistemológico e, por coerência interna com ele, vai utilizar recursos metodológicos e técnicos pertinentes e compatíveis com o paradigma que catalisa esses pressupostos. A ciência busca estabelecer relações de causa e efeito entre os fenômenos. Tem como pressuposto que o universo é um sistema completo de regularidades e que, por isso, os fenômenos se comportam sempre da mesma maneira, eles seguem “leis”, de tal modo que as mesmas causas produzem sempre os mesmos efeitos.



3.4. Modalidades e metodologias de pesquisa científica A ciência se constitui aplicando técnicas, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos conhecidos, veremos algumas a seguir: o

3.4.1 Pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa A qualitativa faz uma coleta de dados narrativos, estudando as particularidades e experiências individuais. Já a quantitativa uma coleta de dados numéricos, apontando preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo ou sociedade.

o

3.4.2 Pesquisa etnográfica É o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias.

o

3.4.3 Pesquisa participante Para realizar a observação dos fenômenos, o pesquisador compartilha a vivência dos sujeitos pesquisados.

o

3.4.4 Pesquisa-ação A pesquisa ação é aquela que, além de compreender, visa intervir na situação, com vistas a modificá-la.

o

3.4.5 Estudo de caso Se concentra no estudo de um caso particular, considerado representativo de um conjunto de casos análogos, contribui para compreendermos melhor os fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos da sociedade.

o 3.4.6 Análise de conteúdo É uma metodologia de tratamento e análise de informações constantes de um documento, sob forma de discursos pronunciados em diferentes linguagens: escritos, orais, imagens, gestos.

o 3.4.7 Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental, pesquisa de campo Com referência à natureza das fontes utilizadas para a abordagem e tratamento de seu objeto, a pesquisa pode ser: ▪ ▪ ▪ ▪

Bibliográfica: realiza-se a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos. Documental: analisa documentos como dados governamentais, relatórios e publicações de órgãos públicos ou privados, estatísticas, etc. Experimental: é realizada com uma abordagem científica, onde um conjunto de variáveis é mantido constante, enquanto o outro conjunto de variáveis é medido como o assunto do experimento. Campo: o objeto/fonte é abordado em seu meio ambiente próprio.

o 3.4.8 Pesquisa exploratória, pesquisa explicativa ▪ Exploratória: busca levantar informações sobre um determinado objeto ▪ Explicativa: é uma tentativa de conectar as ideias e fatores identificados para compreender as causas e efeitos de determinado fenômeno.

o 3.4.9 Técnicas de pesquisa As técnicas são os procedimentos operacionais que servem de mediação prática para a realização das pesquisas. Temos como exemplo as seguintes técnicas: Documentação: É toda forma de registro e sistematização de dados, informações, colocando-os em condições de análise por parte do pesquisador. ▪ Entrevista: Técnica de coleta de informações sobre um determinado assunto, diretamente solicitadas aos sujeitos pesquisados. ▪ Observação: É todo procedimento que permite acesso aos fenômenos estudados. ▪



Questionário: Conjunto de questões, que buscam levantar informações concretas dos sujeitos pesquisados, com vistas a conhecer a opinião dos mesmos sobre os assuntos em estudo....


Similar Free PDFs