modelo de pre projeto PDF

Title modelo de pre projeto
Author Joelma Barbosa
Course Metodologia E Técnica De Pesquisa Metodologia E Técnica Pesquisa
Institution Universidade Federal do Pará
Pages 10
File Size 148.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 34
Total Views 174

Summary

MODELO DE PRÉ- PROJETO ...


Description

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ. CAMPUS BELÉM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

JOELMA MENDES SOARES BARBOSA

INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: COMO O PROFESSOR LIDA COM A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS CELULARES EM SALA DE AULA E QUAIS FATORES O INFLUENCIAM.

BELÉM/PA 2015

JOELMA MENDES SOARES BARBOSA

INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: COMO O PROFESSOR LIDA COM A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS CELULARES EM SALA DE AULA E QUAIS FATORES O INFLUENCIAM.

Trabalho da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, Curso de Licenciatura em Letras, Turma C3081TP, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém. Professora: Vanessa Souza Álvares de Mello

BELÉM/PA 2015

JOELMA MENDES SOARES BARBOSA

INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: COMO O PROFESSOR LIDA COM A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS CELULARES EM SALA DE AULA E QUAIS FATORES O INFLUENCIAM.

Avaliado por:

Prof. Vanessa Mello

Data de entrega: 18 / 12 / 2015

BELÉM/PA 2015

SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA ........................................................................................................04 2 OBJETIVOS .............................................................................................................05 2.1 OBJETIVO GERAL ...............................................................................................05 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .................................................................................05 3 REFERENCIAL TEÓRICO .......................................................................................06 4 METODOLOGIA .......................................................................................................07 4.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA.......................................................................07 4.2 MATERIAIS E MÉTODOS ....................................................................................07 5 RESULTADOS ESPERADOS ..................................................................................07 6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ...........................................................................08 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................09

4

1 JUSTIFICATIVA

Com a o advento da Globalização o acesso a informação tornou-se descomunal, assim viu-se um processo econômico e social que marca a integração entre países e pessoas do mundo todo, com esses avanços houve o surgimento da internet e outros meios de comunicação se aprimoraram, fazendo com que o mundo tivesse que se adaptar as novas tecnologias. Com a modernização da sociedade não se pode evitar a invasão de meios tecnológicos também no ambiente escolar, e o professor dentro desse quadro, está diante de novos desafios. Como utilizar a tecnologia no âmbito da sala de aula. A história do telefone celular se inicia no século XX, com testes feitos em ferrovias na Europa. Os aparelhos eram volumosos e necessitavam de grande carga de energia, e a rede não resistia a poucas conversas simultâneas. Hoje o aparelho não exerce apenas uma função, e passou a ser necessidade na vida de profissionais e de grande parte dos seres humanos. São encontrados em diversos modelos, cores e tamanhos e está em todos os lugares, inclusive na sala de aula, onde o professor é desafiado a saber utiliza-lo de forma produtiva e pedagógica ou ignorar e proibir sua utilização como é ou era constituído por inúmeras instituições de ensino. Pautado na necessidade de conhecer o que, e como se tem feito essa adequação decidiu-se dar inicio na pesquisa em questão.

5

2 OBJETIVOS Pode-se ver que existe a necessidade de desmistificar o processo que sobreveio aos educadores e compreender o meio de transição em que estão passando. Antes o professor era tido como a única fonte de saber e hoje encontra uma sala de aula onde é tido como mediador do conhecimento, pois o acesso à informação transformou seu papel. Nesse sentido deve-se buscar compreender de que forma está se dando a utilização do celular dentro da sala de aula. 2.1 OBJETIVO GERAL Analisar e compreender de que forma o professor lida com a utilização de aparelhos celulares em sala de aula. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Analisar as formas de uso do celular em sala de aula.



Identificar os fatores que influenciam a postura do professor em relação ao uso de celulares em sala de aula.

6

3 REFERENCIAL TEÓRICO Com a era da Globalização enquanto processo econômico, social e político de integração entre os diversos povos do mundo, o acesso à informação se ampliou como nunca antes na história. A partir das inovações tecnológicas nos meios de comunicação, mais notadamente com o surgimento internet, surge no mundo uma grande transformação nas práticas sociais. Nesse sentido, com a modernização da sociedade, se observa uma invasão de meios tecnológicos no ambiente escolar, trazendo ao professor grandes desafios. Nesse período transitório é de se esperar mudanças e problemas sendo que os conceitos estão intimamente relacionados. Segundo Pereira (2005): Problemas são normais e desejáveis, são o resultado natural da mudança. O único lugar no ciclo de vida em que não há nenhum problema é o lugar em que não há nenhuma mudança, que é a morte. Logo, podemos compreender que estudar, de que forma o professor está lidando com esse novo panorama é de fundamental importância.

Entre os fatores relacionados ao comportamento desse sujeito em sala de aula temos: A forma com que a instituição escolar se posiciona diante desse recurso; Se houve instrução em sua formação para lidar com essa nova realidade e se houve motivação pessoal para buscar compreender e lidar com o problema. Inúmeras reportagens abordam o assunto e em sua maioria buscam mostrar como integrar e utilizar o celular como ferramenta de aprendizagem. Encontra-se também organizações como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) disponibilizando materiais para a melhor utilização de aparelhos móveis para a aprendizagem e tem como propósito ampliar e enriquecer oportunidades educacionais para estudantes em diversos ambientes. Pois atualmente, um volume crescente de evidências sugere que os aparelhos móveis, presentes em todos os lugares – especialmente telefones celulares são utilizados por alunos e educadores em todo o mundo para acessar informações. (UNESCO, 2014, p. 7)

7

4 METODOLOGIA O trabalho realizar-se-á adotando como principais aportes metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental (Projeto politico Pedagógico e outros), aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores (No máximo cinco por escola), um coordenador e um diretor das cinco instituições de ensino a serem visitadas. Para coleta de dados os recursos utilizados serão um gravador e os questionários, onde cada membro da equipe (cinco voluntários) utilizará. . 4.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA Pesquisa descritiva com levantamento de dados bibliográficos e documentais, onde se utilizará como instrumento para coletar dados, um gravador e questionários. Sendo que a forma de abordagem do problema é tanto qualitativo como quantitativo.

4.2 MATERIAIS E MÉTODOS Materiais necessários: computador, folhas de papel A4, impressora, gravador, cartão de memória e pen drive. Observar-se-á através de dados colhidos de que forma está ocorrendo o uso do celular em sala de aula e identificar desse modo quais os fatores influenciam a postura do professor.

5 RESULTADOS ESPERADOS É entender como o professor principalmente e a comunidade escolar está se adequando a essa fase de transição e poder contribuir positivamente para comunidade cientifica.

8

6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Ações/Etapas

2016 Jan

Semanas Visita escola A Visita escola B Visita escola C Visita escola D Visita escola E

18-22

Fev

25-29

1-5

8-12 15-19 22-26

X X X X X

9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PEREIRA, João Thomaz. Educação e Sociedade da Informação, In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, Cap. 1, p.13-24. UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. 2014. Disponível em:< http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf >. Acesso em: 04 dez. 2015. GOMES, Cristina. Globalização. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2015.

WIKIPEDIA. História do telefone celular. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2015. GOMES, Patrícia. 10 dicas e 13 motivos para usar o celular em aula . 25 fev. 2013. Disponível em: Acesso em: 30 de nov. 2015. PIGNATARI, Carolina. Como lidar com o celular em sala de aula. Disponível em: . Acesso em: 30 de nov. 2015....


Similar Free PDFs