Morfologia Humana - Sistema Articular PDF

Title Morfologia Humana - Sistema Articular
Course Morfologia Humana
Institution Universidade Federal da Bahia
Pages 3
File Size 93.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 71
Total Views 139

Summary

Resumo do Sistema Articular baseado em conteúdos da internet, livros e anotações de aula. Detalhado....


Description

Sistema Articular

Articulações são uniões funcionais entre diferentes ossos do esqueleto. São divididas em: •

Articulações Fibrosas (Sinartroses)



Articulações Cartilaginosas (Anfiartroses)



Articulações sinoviais (Diartroses)

Diartroses → Articulações de movimentos amplos As diartroses constituem a maior parte das articulações do corpo. As articulações sinoviais podem ser classificadas quando a funcionalidade: •

Articulações monoaxiais: Só realiza movimento em torno de um eixo, ou seja, um grau de liberdade. o Gínglimo: Também chamadas dobradiça, só realizam movimento de flexão e extensão. Ex: Articulações interfalangeanas e úmeroulnar. o Trocóide: Movimento exclusivamente de rotação. Ex: rádio-ulnar proximal e atlanto-axial.



Articulações biaxiais: Movimento em torno de dois eixos, dois graus de liberdade. Realizam movimentos de flexões, extensão, educação e abdução. o Condilar: Uma superfície articular ovóide ou condilar é recebida em uma cavidade elíptica de modo a permitir os quatro movimentos citados anteriormente. Ex: Articulação do pulso. o Selar: Faces ósseas reciprocamente côncavo-convexas. Ex: Corpometacárpicais do polegar.



Articulações Triaxiais/Poliaxiais: Movimento em torno de três eixos, três graus de liberdade. Realizam flexão, extensão, abdução, adução e rotação.

o Esferóide: Articulação onde o osso distal se movimenta em torno de vários eixos e possuem um centro comum. Ex: Articulações do quadril e ombro. o Plana: Movimentos deslizantes, permite apenas esse tipo de movimento. Ex: Sacro-osso do quadril.

As estruturas das articulações móveis: •

Ligamento: Constituído por fibras colágenas dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas umas às outras.



Cápsula articular: É uma membrana conjuntiva que envolve as articulações sinoviais. Possuem uma camada externa de membrana fibrosa e interna de membrana sinovial.

Tanto a cápsula articular quanto os ligamentos tem por finalidade manter a união entre os ossos e, além disso, impedem o movimento em planos indesejados e limitam a amplitude dos movimentos normais àquela articulação.



Cavidade sinovial/articular: É formada por membrana sinovial, uma camada interna da cápsula articular. É muito vascularizada e invervada, além de dentro dessa cavidade haver a produção de líquido sinovial.



Discos

e

Meniscos:

Formação

fibrocartilagéneas

interpostasas

superfícies articulares; sua função é discutida entre melhor adaptação das superfícies que se articulam ou função amortecedora. Os meniscos possuem forma de meia luz. Ex: Articulação do joelho. Os discos são encontrados em articulações como a esterno clavicular e ATM.

Anfiartroses → Também chamada de articulações cartilaginosas, nesse tipo de articulação os ossos são unidos por cartilagem. Podem ser divididos em dois tipos:



Sincondroses: Os ossos estão unidos por uma cartilagem hialina; Muitas das quais são temporárias, com a cartilagem sendo substituída por ossos com o passar do tempo, por isso a linha epifisária é uma sincondrose. Já as articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.



Sínfeses: As superfícies articulares dos ossos unidos por esse tipo de articulação estão cobertas por uma camada de cartilagem fibrosa e entre esses ossos há um disco fibrocartilaginoso. Os discos permitem a sínfese absorver

impactos,

pois

esses

são

compressíveis.

Ex:

Discos

intervertebrais e Síntese púbica.

Sinartroses → Incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto. São articulações imóveis. Podem ser divididas em três tipos: •

Suturas: São encontradas apenas entre os ossos planos do crânio. Tecido fibroso interposto entre os ossos. o Sutura





Coronal => Entre o osso frontal e os parientais



Sagital => Entre os ossos parientais



Lambdóide => Entre o osso occipital e os parientais

Sindesmoses: Ossos intimamente ligados por fibroses colágenas ou lâminas de tecido fibroso. Ex: Rádio-ulnar e Tíbio-fibular.



Gonfoses: Articulação fibrosa especializada à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas....


Similar Free PDFs