NT Jeans - Posicionamento Online PDF

Title NT Jeans - Posicionamento Online
Course Planejamento de campanhas
Institution Universidade Católica de Brasília
Pages 12
File Size 171.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 51
Total Views 143

Summary

É observado no século XXI o avanço tecnológico ocorrido desde 2003 com os aperfeiçoamentos da web 2.0. O nível de acesso à internet aumentou e o uso de mídias sociais e compartilhamento de informações online também.
...


Description

UCB

NT JEANS: REPOSICIONAMENTO ONLINE

Pré-projeto em Laboratório de Projetos e Comunicação Orientador: Valesca Lobo

SUMÁRIO

1. TEMA..................................................................................................................4 2. PROBLEMA DE PESQUISA.............................................................................5 3. HIPÓTESES.......................................................................................................6 4. OBJETIVOS.......................................................................................................7 4.1.OBJETIVO GERAL..................................................................................7 4.2.OBJETIVO ESPECÍFICO........................................................................7 5. JUSTIFICATIVA.................................................................................................7 6. METODOLOGIA................................................................................................8 7. REFERENCIAL TEÓRICO................................................................................8 8. REFERÊNCIAS................................................................................................11

1. TEMA É observado no século XXI o avanço tecnológico ocorrido desde 2003 com os aperfeiçoamentos da web 2.0. O nível de acesso à internet aumentou e o uso de mídias sociais e compartilhamento de informações online também. Segundo Lima (2001), estamos em meio a uma sociedade que é, em sua maioria centrada na mídia, ou melhor, uma sociedade dependente da mídia para a construção de conhecimento público, o que facilita a cada um dos seus membros a tomada cotidiana de decisões. As mídias sociais passam pelo trabalho de fortalecer empresas e marcas a partir de uma relação direta com seus consumidores. Mas, as empresas sabem que com o passar do tempo, tais consumidores se tornam mais exigentes, o que leva a questionarem seu posicionamento e modelo de marketing, baseando-se no comportamento do consumidor. De acordo com Vassos (1997), as vendas na Internet são bem-sucedidas se você for capaz de satisfazer os consumidores melhor do que na venda tradicional, fornecendo vantagens para o consumidor diante a compra, como preço, serviço, entrega e conveniência. Com uma análise de posicionamento, é possível verificar fraquezas e oportunidades que podem resultar em um bom planejamento para um reposicionamento de marca, este, consta no ato de alterar a posição que uma empresa ou marca possui na cabeça de seu consumidor, de acordo com a relação que ele possui com as concorrentes. Deste modo, vários fatores devem ser analisados e estudados para que seja possível criar estratégias de fidelização e alcance de potenciais consumidores.

A marca NT Jeans A NT Jeans é uma marca de customização de roupas, fundada em junho de 2012 pela Nathalia Vieira, 23 anos. A marca surgiu diante o gosto de sua fundadora por inventar novidades. Durante uma madrugada, Nathalia pesquisava

na internet looks de moda antigos e se deparou com modelos de shorts que lhe encantaram, por se tratarem de peças com alto custo, que não cabiam à sua condição financeira no momento, ela optou por inventar, pegou um jeans velho e começou a desfia-lo, também colocou peças conforme modelos que tinha visto. Ao finalizar o resultado foi além do esperado, e acabou dando a ela a ideia de: customizar para vender. Criou uma página no facebook com vários modelos de shorts, compartilhou com amigos e conhecidos, e no mesmo dia já tinha diversos pedidos. Em seu inicio a marca teve gastos para a compra das peças, mas em menos de um ano atingiu cinco mil curtidas/seguidores sem ter uma boa atuação online e hoje se mantém financeiramente das vendas de suas peças customizadas. Atualmente além da customização de shorts, também confecciona camisetas, coletes e jaquetas a opção de desenhos feitos a mão.

2. PROBLEMA DE PESQUISA Segundo relatório da Nielsen (2011), as mídias sociais consomem quase 25% do tempo online das pessoas, um em cada quatro minutos e meio. No mundo são gastos 110 bilhões de minutos nas redes sociais e o número de pessoas que estão visitando as mídias sociais aumentou 24%, comparado ao último ano. Em estudo feito pela E.life (2011), é possível observar, em porcentagem, o comportamento de consumidores no meio online. Observe abaixo: Figura 2-1: Gráfico de dados sobre influência de consumo

Conforme os dados apresentados, o problema de pesquisa parte da questão: um reposicionamento online da NT Jeans, utilizando o facebook, pode fortalecer a marca?

3. HIPÓTESES Conforme literaturas consultadas, o tema de estudo possibilita a formulação das seguintes hipóteses: - As mídias sociais elevam a construção da imagem da marca; - Conforme o posicionamento online, a marca ganham mais pontos com seus clientes; - As mídias sociais são influenciadoras para decisão de compra e/ou aquisição de serviços.

4. OBJETIVOS

4.1.

OBJETIVO GERAL

Reposicionar a marca NT Jeans no facebook, buscando maior número de fidelização de clientes.

4.2.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Verificar se ocorre elevação da imagem da marca utilizando mídias sociais; - Observar como ocorre o posicionamento da marca nas mídias sociais; - Analisar se o reposicionamento online é eficaz em relação à influência de consumo.

5. JUSTIFICATIVA

A ideia do reposicionamento online da marca NT Jeans surge da ausência de informações online sobre a marca e do seu reconhecimento por parte dos consumidores, bem como a falta de organização diante as publicações de seus produtos, catálogo e preços. Segundo Ries e Trout (2000, P.6), “posicionamento é a maneira pela qual as empresas são vistas pelo mercado, e o mais importante, qual o lugar que ocupam na mente dos consumidores”. Ou seja, se o posicionamento atual não te qualifica a ter um lugar fixo na mente de seus consumidores é necessário que se faça um reposicionamento visando obter importância para os consumidores. Ries e Trout seguem afirmando que “é a batalha por um lugar distinto na mente dos consumidores”. O projeto possibilita entender a importância de um planejamento para efetuar um bom posicionamento de marca, verificando se este é influenciador no alcance de consumidores ou não, bem como, fornecer a uma marca métodos de

se promover online utilizando de técnicas da comunicação e do marketing. Tratase de um passo importante para bons planejamentos de marketing e posicionamento online.

6. METODOLOGIA

Conceituado pelo professor William Costa (2007), como um conjunto de abordagens técnicas que consistem em processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento de maneira sistemática, o método para esta pesquisa é: - Qualitativo: método exploratório através de coleta de dados, possibilita uma fundamentação teórica e bom entendimento referente ao assunto, estudando os conceitos, teorias e hipóteses já criadas. Além de possibilitar a criação e/ou explicação de novas teorias, conceitos e hipóteses. Também possibilita a verificação sobre como os consumidores têm pensado, tanto a respeito da analise antes da decisão de compra, quanto sobre as empresas nas mídias sociais.

7. REFERENCIAL TEÓRICO

Mídias sociais Segundo Costa e Marins (2011), são tecnologias referentes a práticas online, utilizadas por pessoas físicas ou jurídicas, para disseminar conteúdo. Possui vários formatos que possibilitam o uso de textos, imagens, áudio e vídeo; e permitem que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo, trocando opiniões e compartilhando suas experiências e perspectivas, ou seja, também se trata de uma nova forma de mídia usada em favor da divulgação de uma marca, produto, serviço ou campanha.

Deste modo, além de ser canal influenciador na decisão de compra e aquisição de serviços por parte dos consumidores, são também canais onde é possível traçar o perfil dos consumidores.

Marketing Kotler e Armstrong (20013) definem Marketing como “um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros”. Além de enfatizarem que a função do marketing é nada mais do que lidar com os clientes, entendendo-os, comunicando-se com eles e proporcionando-lhes um valor de satisfação. Já Blessa (2005) conceitua o Marketing como um processo de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços, de modo a criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais. “O marketing não deve mais ser considerado apenas sinônimo de vendas e/ou de uma ferramenta para gerar demanda. Deve, agora, ser considerada a principal esperança de uma empresa para recuperar a confiança do consumidor.” (Kotler, Kartajaya, Setiawan; 2003, p. 51)

Kotler e Keller (2006, p. 138), explicam que: Atualmente, as empresas estão enfrentando uma concorrência jamais vista. Se forem capazes de passar de uma orientação de vendas para uma orientação de marketing, poderão ter um desempenho melhor que o das rivais. E a essência de uma orientação de marketing bem concebida e o forte relacionamento com os clientes. Os profissionais de marketing devem conectar-se com os clientes – informá-los, engajá-los e talvez ate fazer com que participem ativamente do processo.

Marketing Digital

Kotller e Armstrong (2003) afirmam que a conectividade é um dos principais avanços do marketing. Com o uso da internet estamos todos conectados, estamos próximos mesmo se a distância física for longa. “Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na Internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.” (Rishad Tobaccowala - Executivo principal de estratégia e inovação – VivaKi apud. Lecinski, 2011 p. 9)

Reed em seu livro Marketing online (2012) expõe o porquê de o marketing online ser funcional, visando o baixo custo referente ao Marketing tradicional, e sua eficácia devido à demanda de tempo online dos consumidores, além de sua autenticidade atribuída ao uso das ferramentas de mídias sociais. Também dá enfoque no alcance dos nichos de mercado online, destacando a capacidade de criar um negócio viável nessa segmentação. “se a empresa possuir um nicho identificável e você puder fornecer produtos ou serviços à distância, você também poderá se beneficiar da “cauda longa” usando marketing online para alcançar sua comunidade.” (Philip Kotler, 2000 p. 36)

Comportamento do Consumidor Samara (2005, p.2) define Comportamento do Consumidor como: “O estudo que tem como objeto conhecer profundamente o comportamento das pessoas, suas necessidades, seus desejos e suas motivações, procurando entender o processo de como, quando e por que elas compram.”

Já Schiffman e Kanuk (2000) definem como:

“o estudo de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço) em itens relacionados ao consumo.

O comportamento do consumidor engloba o estudo de o que compram, por que compram e com que frequência usam o que compram.”

Baseando-se em tais definições é possível concluir que o Comportamento do Consumidor nada mais é do que uma ferramenta de estudo para os profissionais de marketing e comunicação como forma de conhecer hábitos, desejos, necessidades e padrões de compras fazendo analise de sua marca/ empresa ou mercado de estudo. Vale ressaltar que o Comportamento do Consumidor é uma área de estudo que se encontra em constante variação, pois este se define de acordo com a época e tendências que influenciam os consumidores. Observando conceitos expostos de mídias sociais, marketing, marketing digital e comportamento do consumidor percebe-se que as empresas não devem apenas “tentar” competir no mundo online, elas devem incorporar planejamentos de marketing visando a necessidade de desenvolvimento, buscando profissionais capacitados que possam dar credibilidade à marca/empresa. Em suma, podemos observar que empresas e marcas servem para suprir os anseios e necessidades de seus consumidores, mas estas devem oferecer suporte para acelerar o processo de supressão de tais. Porém, para que isso ocorra, é necessária a adequação às novas ferramentas existentes, pois os consumidores querem agilidade, praticidade, informações e referências confiáveis para que possam tomar decisões finais de compras. 8. CRONOGRAMA  Julho: Finalização de pré-projeto e apresentação ao orientador escolhido. 

Agosto: Período para levantamento bibliográfico, busca por concorrentes, atuação de tais no meio online.



Setembro: Criação de planejamento (análise SOWT e plano de comunicação)



Outubro: Verificar necessidade de mudança de logo e/ou nome da marca



Novembro: Conclusão da parte teórica, apresentação para banca I.

9. REFERÊNCIAS BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. São Paulo: Atlas 2005 BYRON, Ellen. In-Store Sales Begin at Home. The Wall Street Journal, 2011. COSTA, R. M E. M. Da; MARINS, Vânia. Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. In: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Curso de Pós-Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. UFF, 2011. KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9º edição. São Paulo: Pearson, 2003. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 1993. LECINSKI, Jim. ZMOT – Conquistando o momento zero da verdade . Google Inc, 2011. LIMA, V. A. Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001. LIMA, V.A. Sete teses sobre a relação Mídia e Política. Mimeo, 2003. NIELSEN. STATE OF THE MEDIA: THE SOCIAL MEDIA REPORT 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2013. REED, Jon. Marketing Online: Como usar sites, blogs, redes sociais e muito mais. S.Paulo: Lafonte, 2012. RIES, Al e Ries, Laura. As 11 Consagradas Leis de Marcas na Internet / Tradução: Celso Roberto Paschoa / Revisão técnica: Manuel M. Villa D’Ouro – São Paulo: Makron Books, 2001. SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor: Conceitos e Casos. 1 ed – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SCHIFFMAN, Leon G. ; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor – 6. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2000. VASSOS, Tom. Marketing Estratégico na Internet . São Paulo: MAKRON Books, 1997. VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital . Conrado Adolpho Vaz. – São Paulo: Novatec, 2008. VIEIRA, Valter A. Consumerismo: uma revisão nas áreas de influência do comportamento do consumidor . In. Trabalho Acadêmico (Curso de Administração de Empresas e Comércio Exterior da Universidade Paranaense - UNIPAR). Campus Francisco Beltrão – PR, 2004....


Similar Free PDFs