O CASO DA Empresa XKW SA Unopar PDF

Title O CASO DA Empresa XKW SA Unopar
Author Helen Tayná
Course Contabilidade
Institution Universidade Norte do Paraná
Pages 15
File Size 642.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 102
Total Views 146

Summary

Download O CASO DA Empresa XKW SA Unopar PDF


Description

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDSON DE BORBA PEREIRA

EMPRESA XKW S/A Caso: avaliação da proposta de Joint Venture entre a empresa XKW e uma empresa Japonesa

Sapezal 2020

EDSON DE BORBA PEREIRA

EMPRESA XKW S/A Caso: avaliação da proposta de Joint Venture entre a empresa XKW e uma empresa Japonesa

Trabalho de Produção Individual Interdisciplinar – PTI apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas Análise das Demonstrações, Contabilidade Avançada e Tópicos Especiais em Contabilidade. Professores: Eric Ferreira dos Santos; Paulo Alexandre da Silva Pires Regis Garcia.

Sapezal 2020

SUMÁRIO 1

INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2

ATIVIDADE 1..........................................................................................................4

2.1

CONCEITO DE JOINT VENTURE.....................................................................4

2.2

FORMALIZAÇÃO DE UMA JOINT VENTURE..................................................4

2.3

BENEFÍCIOS DO MODELO JOINT VENTURE.................................................6

3

ATIVIDADE 2..........................................................................................................8

3.1 4

ANÁLISE DAS AFIRMAÇÕES...........................................................................8 ATIVIDADE 3........................................................................................................10

4.1

ANÁLISE HORIZONTAL (AH%) E ANÁLISE VERTICAL (AV%).....................10

4.1.1

Balanço Patrimonial......................................................................................11

4.1.2

Demonstração do Resultado do Exercício...................................................12

4.1.3

Análise descritiva dos resultados.................................................................12

5

CONCLUSÕES....................................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................15

3

1 INTRODUÇÃO A empresa XKW quer se juntar a uma empresa japonesa com rumo ao sucesso empresarial. As empresas têm pontos de vista diferentes e metodologias divergentes como qualquer entidade empresarial, por isso vão ver se adotarem uma Joint Venture será um bom negócio ao longo prazo. Para consolidar essa junção, todas as características das Joint Venture serão identificadas bem como os relatórios financeiros da XKW serão elucidados a fim de entender como está a saúde financeira da empresa para efetivar essa junção.

4

2 ATIVIDADE 1 2.1 CONCEITO DE JOINT VENTURE Joint Venture é uma associação econômica (um acordo comercial) entre duas ou mais empresas, de ramos iguais ou diferentes, que decidem reunir seus recursos para realizar uma tarefa específica, durante um período determinado e, portanto, limitado. Os recursos oferecidos pelas empresas podem ser capital financeiro, matéria-prima, tecnologia ou até mesmo mão de obra, conforme os termos das joint ventures. Uma estratégia de Joint Venture empresarial pode estar relacionada a um novo projeto ou outra atividade comercial, por exemplo. Assim, operações de Joint Venture são executadas para diversos fins, como: logísticos, industriais, tecnológicos, comerciais, entre outros. Na maioria dos casos a estratégia é adotada para acelerar a expansão dos negócios, pois ao unirem seus recursos as empresas têm acesso a habilidades escassas podendo, inclusive, penetrarem em novos mercados. Importante ressaltar que operações de Joint Venture não trazem apenas o compartilhamento de benefícios e lucratividade. Para entender melhor, basta analisarmos separadamente o que é Joint e o que é Venture: as duas palavras são de origem inglesa, sendo que Joint significa junto e Venture, risco. Portanto, nessa associação temporária são compartilhados também riscos, prejuízos e custos.

2.2 FORMALIZAÇÃO DE UMA JOINT VENTURE Genericamente, a joint venture constitui instrumento flexível de colaboração entre empresas, cuja complementação de especialidades e esforços vem a ser melhor empregada de modo conjunto na realização de determinado empreendimento. Sua caracterização e consequente definição são construídas caso a caso, de acordo com a natureza do empreendimento, o objeto da associação, a atuação dos parceiros, dentre outros fatores.

5

Para a realização de uma joint venture pode ser criada uma nova empresa, com personalidade jurídica distinta ( corporate ou societária) ou a relação pode estar disciplinada em contratos de associação ( non corporate ou contratual). As empresas que desejam fazer uma joint venturecontratual definirão suas regras, mas em geral, as principais características são:

a) limitação do objetivo a um empreendimento determinado; b) caráter eminentemente contratual e não institucional; c) autonomia restrita aos limites fixados pelo acordo originário da joint venture; d) gestão e controle conjuntos e capacidade de cada participante agir pelos demais; e) expectativa de lucro e consequente repartição entre os participantes são consideradas características essenciais (a repartição dos prejuízos, porém, é elencada como acessória, dependendo do acordo entre as partes).

Em relação à joint venture societária, onde há a criação de uma empresa com personalidade jurídica distinta, as principais características são:

a) há aporte de capitais; b) constituirá nova sociedade na forma da lei; c) natureza jurídica limitada ou não a um empreendimento; d) maturação do negócio a médio ou longo prazo; e) expectativa de lucro.

De acordo com o CPC 19 R2 uma Joint Venture é um negócio em conjunto. A classificação de negócio em conjunto como operação em conjunto (joint operation) ou como empreendimento controlado em conjunto (joint venture) depende dos direitos e obrigações das partes integrantes do negócio. 15. Operação em conjunto (joint operation) é um negócio em conjunto segundo o qual as partes integrantes que detêm o controle conjunto do negócio têm direitos sobre os ativos e têm obrigações pelos passivos relacionados ao negócio. Essas partes são denominadas de operadores em conjunto. Empreendimento controlado em conjunto (joint venture), de acordo com

o

Pronunciamento

Técnico

CPC

38

-

Instrumentos

Financeiros:

Reconhecimento e Mensuração, a menos que tenha influência significativa sobre o empreendimento controlado em conjunto (joint venture), hipótese em que a

6

contabilização deve observar o item 10 do Pronunciamento Técnico CPC 35 – Demonstrações Separadas. Essas normas contábeis são de suma importância para o bom funcionamento das Joint Ventures, controla-las, obter uma manutenção e um cerne quanto a esse tipo empresarial. Todo e qualquer tipo de empreendimento precisa de normas prédefinidas para seu bom funcionamento e uma Joint Venture não é exceção.

2.3 BENEFÍCIOS DO MODELO JOINT VENTURE Divisão das responsabilidades. Um dos grandes fatores benéficos da Joint Venture é que esse método permite dividir o risco compartilhado entre as empresas participantes. É natural que a criação e o desenvolvimento de um novo produto ou serviço gere grandes riscos para as companhias. Por isso, a maior parte dos negócios não conseguem gerenciar esses riscos sozinhos. Entretanto, com a Joint Venture cada empresa contribui com uma parcela dos recursos necessários para desenvolver o produto ou serviço e expor o mesmo no mercado, facilitando que as dificuldades financeiras, pesquisa de mercado e desenvolvimento do produto seja algo menos desafiador. O que chama mais atenção das empresas na hora de adorar essa operação é o baixo investimento e a redução de custos. Com esse modelo, é possível ter mais competitividade, além de aumentar o reconhecimento da marca para novos consumidores. Os custos de produção do produto ou serviço são divididos entre todos os parceiros da operação. Dessa forma, o investimento inicial tende a ser bem inferior aos outros tipos de operação, tornando a Joint Venture uma opção para aqueles que buscam oportunidades com um baixo investimento inicial. Além de todos os benefícios acima citados, a Joint Venture permite o compartilhamento de tecnologias avançadas e maquinários de ponta. Com o compartilhamento de recursos, a linha de produção torna-se mais eficiente. Isso garante que o produto final seja de alta qualidade e supra as expectativas e necessidades do mercado.

7

3 ATIVIDADE 2 3.1 ANÁLISE DAS AFIRMAÇÕES Conforme exposto nos blocos pré-definidos no case do trabalho, pode-se notar que no bloco 1 a asserção verdadeira é a n° 1, onde as Joint Ventures correspondem as empresas controladas por um determinado grupo econômico, com objetivos sociais distintos das demais empresas do grupo que pertencem e não compartilhando por diversos investidores. São decisões tomadas pelos gestores das empresas e conjunto.

. No bloco 2, a asserção correta é a n° 2. Em conformidade com o pronunciamento contábil que trata sobre as joint ventures, é um negócio em conjunto como já citado anteriormente, são empreendedores em conjunto, que entram em acordo e decidem a direção do empreendimento rumo ao sucesso empresarial.

8

Por fim, no bloco 3 a asserção verdadeira é a n° 1. O pronunciamento Contábil que trata das joint ventures, no que diz respeito as operações controladas em conjuntos, pode-se dizer que não existe a criação de uma nova empresa. Apenas 2 empresas assinam um acordo temporário com uma duração pré definida acerta de suas operações.

9

4 ATIVIDADE 3 4.1 ANÁLISE HORIZONTAL (AH) E ANÁLISE VERTICAL (AV) A Análise Horizontal (AH) verifica a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial, do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e do Demonstrativo de Fluxo de Caixa durante um período. Seu objetivo é analisar se os valores das Demonstrações Financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com as informações de períodos anteriores. Ou seja, a Análise Horizontal permite verificar tanto a situação patrimonial da empresa (analisada pelo Balanço) quanto seu desempenho (analisado pelo DRE ou DFC). Sendo assim, a AH,

ao

apresentar

a

evolução

de

cada

conta

das

demonstrações

financeiras, permite que seja realizada uma comparação para tirar conclusões sobre a evolução da empresa. É chamada de horizontal porque o profissional financeiro baseia-se na evolução dos saldos das contas ao longo dos anos. Trocando em miúdos: são comparados os mesmos elementos, porém em exercícios diferentes. Graças à Análise Horizontal, investidores e analistas conseguem avaliar e determinar como a empresa cresceu. A AH também é utilizada quando se faz necessário comparar as taxas de crescimento de uma empresa em relação aos seus concorrentes e indústria. Portanto, com a Análise Horizontal o controller avalia como ocorreu a evolução dos mais variados itens das demonstrações financeiras em intervalos de tempo. Com o embasamento adquirido, a analise horizontal do balanço patrimonial da empresa XKW S/A, no ano de 2020 como base, sendo possível perceber que 2021 ouve aumento do ativo circulante, passivo circulante, havendo uma pequena queda no passivo não circulante, resultando assim numa queda das obrigações que vão ser pagas após um ano. Dessa forma, o patrimônio líquido também obteve um encurtado aumento. Ainda, é possível notar na DRE que devido ao aumento das vendas da empresa em consequência aumentou o custo dos produtos vendidos, despesas com vendas, administrativo aumentando dessa forma as despesas financeiras e aumentando os lucros da empresa em 2020. Já a Análise Vertical (AV) é também

10

conhecida como Análise de Estrutura. Essa análise acontece de cima para baixo ou de baixo para cima, indicando resultados em efeito cascata, ele é utilizado para identificar

a

porcentagem

de

participação

de

determinado

indicador

nos

resultados. Recebe esse nome porque, ao contrário da Análise Horizontal, são analisadas

as

colunas

das

demonstrações.

O

objetivo

da

AV

é medir

percentualmente cada componente em relação ao todo do qual faz parte, permitindo que sejam feitas comparações caso existam dois ou mais períodos. Observe que a Análise Vertical apresenta o quanto cada conta é importante em relação à demonstração financeira a que pertence. Ao comparar percentuais da própria empresa em anos anteriores, o controller consegue inferir se há itens fora das proporções normais. A principal vantagem da Análise Vertical é a fácil comparação de balanços, demonstrações de resultados e outros relatórios financeiros de empresas dos mais variados portes. É uma ferramenta utilizada também para visualizar as mudanças anuais relativas dentro de uma organização.

4.1.1 Balanço Patrimonial Acerca das demonstrações contábeis pela empresa XKW S/A (Balanço e DRE) foi-se realizado a Análise Horizontal e Análise Vertical para os anos de 2020 e 2021.

BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA XKW S/A 31/12/2020

AV% R$

ATIVO

69.853.519,00

CIRCULANTE

9.631.665,00

Caixa e bancos

59.200,00

Aplicações financeiras

230.020,00

Duplicatas a receber

3.800.700,00

Estoques NÃO CIRCULANTE

5.541.745,00

100% R$ 1379 % R$ 8% R$ 33% R$ 544% R$ 793% R$ 8621

AH % 31/12/2021 AV% AH% R$ 100 10293 % 71.902.661,00 100% % 100 R$ 2036 15196 14.635.974,00 % % % 100 R$ 10895 % 64.500,00 9% % 100 R$ 10893 % 250.554,00 35% % 100 R$ 12237 % 4.650.800,00 647% % 100 R$ 1345 17450 % 9.670.120,00 % % 100 R$ 7964 9509%

11

60.221.854,00 Investimentos

10.690.300,00

Imobilizado

49.235.700,00

Intangível

295.854,00

PASSIVO

69.853.519,00

CIRCULANTE

10.802.295,00

Empréstimos bancários

940.000,00

Duplicatas descontadas

520.300,00

Fornecedores

8.500.410,00

Outras obrigações

841.585,00

NÃO CIRCULANTE

6.110.700,00

Financiamentos a pagar

6.110.700,00

PATRIMONIO LÍQUIDO

52.940.524,00

Capital

52.000.000,00

Reservas de lucro

940.524,00

% R$ 1530 % R$ 7048 % R$ 42% R$ 10000 % R$ 1546 % R$ 135% R$ 74% R$ 1217 % R$ 120% R$ 875% R$ 875% R$ 7579 % R$ 7444 % R$ 135%

% 57.266.687,00 % 100 R$ 1765 % 12.690.300,00 % 100 R$ 6152 % 44.235.700,00 % 100 R$ % 340.687,00 47% R$ 10000 100 % % 71.902.661,00 100 R$ 1796 12.917.182,00 % % 100 R$ % 1.050.600,00 146% 100 R$ % 840.600,00 117% 100 R$ 1398 % 10.054.740,00 % 100 R$ % 971.242,00 135% 100 R$ 5.744.600,00 799% % 100 R$ % 5.744.600,00 799% R$ 7405 100 % % 53.240.879,00 100 R$ 7232 % 52.000.000,00 % 100 R$ % 1.240.879,00 173%

11871 % 8984% 11515 % 10293 % 11958 % 11177 % 16156 % 11829 % 11541 % 9401% 9401% 10057 % 10000 % 13193 %

4.1.2 Demonstração do Resultado do Exercício

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DE EXERCÍCIO (DRE) DA EMPRESA XKW S/A AH 31/12/2020 AV% % 31/12/2021 AV% AH% 100 112,80 RECEITA OPERACIONAL R$ R$ LIQUIDA 62.500.220,00 100% % 70.500.450,00 100% 03 (-) CUSTO OPERACIONAL custo dos produtos vendidos -R$ 7000 104,22 7576 100 -R$ -CPV % 43 % % 49.350.315,00 47.350.120,00 (=) LUCRO BRUTO R$ 2424 100 R$ 3000 139,60

12

15.150.100,00 (-) DESPESAS OPERACIONAIS 7.522.532,00 despesas de venda

4.002.502,00

despesas administrativas (=) LUCRO OPERACIONAL OU LAJIR (-) despesas financeiras liquidas

3.520.030,00

(=) LUCRO ANTES DA C.S/IR

7.627.568,00 -R$ 678.020,00 6.949.548,00 -R$ 1.525.000,00

(-) PROVISÕES PARA CS/IR (=) LUCRO OU PREJUIZO LIQUIDO 5.424.548,00

% R$ 1204 % R$ 640% R$ 563% R$ 1220 % 108% R$ 1112 % 244% R$ 868%

% 100 % 100 % 100 % 100 % 100 % 100 % 100 % 100 %

21.150.135,00

% 39 R$ 1500 140,57 10.575.067,50 % 86 R$ 158,52 6.345.040,50 900% 69 R$ 120,17 4.230.027,00 600% 02 R$ 1500 138,64 % 27 10.575.067,50 -R$ 124,77 846.005,40 120% 59 R$ 1380 139,99 9.729.062,10 % 56 -R$ 153,11 331% 31 2.334.974,90 R$ 1049 136,30 7.394.087,20 % 79

4.1.3 Análise descritiva dos resultados O Balanço patrimonial da empresa XKW nos anos de 2020 e 2021 apresentou os seguintes valores na análise vertical. As aplicações financeiras aumentaram 9% e em 2020 8%. O ativo não circulante em 2020 foi equivalente a 8621% onde em 2021 foi de 7964%. Dessa forma, o ativo não circulante foi maior em 2020 e em 2021 houve um aumento nos gastos com fornecedores. O patrimônio líquido foi de 7579% em 2020 para 7045% em 2021. A DRE mostrou os seguintes resultados: os custos com mercadoria em 2020 foram 7576% onde em 2021 foi de -7000%, o lucro operacional em 2020 foi de 1220% e em 2021 1500% havendo um aumento, aumentando também os lucros líquidos que em 2020 foram equivalentes a 868% e 2021 teve 1049%. Esses foram os resultados da XKW no período vigente.

13

5 CONCLUSÕES É uma ótima ideia a XKW aderir a Joint Venture para maximizar seus lucros e horizontes. É uma empresa com uma sólida visão de futuro e longo prazo, obtendo resultados positivos e essa parceria só tem a agregar a empresa. As empresas com essa parceria vão mirar o objetivo juntas e consolidar uma sólida parceria que só irá somar para o presente e futuro.

14

REFERÊNCIAS

Tudo sobre Join Venture, acessado em 17/10/2020, disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/joint-venture/ Análises Horizontais e Verticais, acessado em 18/10/2020, disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/analise-horizontal-e-analise-vertical/...


Similar Free PDFs