O filme Matrix na representação de conhecer a ti mesmo PDF

Title O filme Matrix na representação de conhecer a ti mesmo
Author Islauvia Rodrigues
Course Filosofia
Institution Universidade Cidade de São Paulo
Pages 5
File Size 57.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 81
Total Views 143

Summary

Resumo do capitulo de introdução...


Description

O filme Matrix na representação de conhecer a ti mesmo. Em uma cena de Matrix aparece uma mulher que recebeu o oráculo. O que seria um oráculo, a palavra oraculo tem dois significados que aparecem na expressão “consultar um oraculo” e “receber um oraculo”. No primeiro caso significa uma mensagem misteriosa enviada por um deus como resposta a uma indagação feita por algum humano. No segundo significa uma pessoa especial que recebe mensagem divina e a transmite para que fizesse a pergunta à divindade, deixando que a pessoa que fez a pergunta interprete a resposta. Então no filme esta mulher é a receptora da mensagem, o nome dela é Sibila, na Grécia antiga, quem recebia essa mensagem era uma mulher denominada de Sibila. Na cena está mulher pergunta a Neo se ele leu o que está escrito sobre a porta de entrada da casa em que acabou de entrar. Ele diz que não. Então ela ler para ele r diz que é de uma língua a muito tempo desaparecida o latim. O que está escrito? “Nasce te ipsum”. O que significa? “Conheça a ti mesmo”. O oraculo diz que ele pode ser, ou não, aquele que irá salvar o mundo, mas que ele terá a resposta somente quando conhecer a si mesmo. Na Grécia antiga existia um santuário dedicado ao deus Apolo e no portal da entrada estava escrito uma mensagem de um dos grandes deuses de Apolo “Conhece-te a ti mesmo”. Sócrates foi até este santuário, pois em Atenas tinha ouvido falar do sábio que ali residia, ele questionava o que seria um sábio, e se ele devia ser chamado de sábio. Chegando lá o oraculo era uma mulher e perguntou o que você sabe? Ele respondeu “Só sei que nada sei”. O oraculo disse “Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe”. (Sócrates para quem não sabe é um patrono da filosofia).

Se voltarmos ao filme podemo-nos pergunta porque foi feito um paralelo entre Neo e Sócrates. Neo e Morfeu são nomes gregos significa jovens na força e no ardor da juventude. Morfeu na mitologia grega era o nome de um espirito, filho do sono e da noite, que possuía asas e era capaz em absoluto silencio para a extremidade do mundo. Esvoaçando sobre o ser humano ou pousando levemente sobre a sua cabeça, tocando-o com uma papoula vermelha, tinha o poder de não só fazê-lo adormecer e sonhar, mas também de aparecer-lhe no sonho, tomando forma humana. Foi dessa maneira no filme que Morfeu surpreendeu Neo pela primeira vez, despertando-o com o ruído de uma mensagem no seu computador, por saber voar e por saber tudo sobre Neo. Várias vezes Morfeu perguntou a Neo se ele tem a impressão de sempre de estar dormindo e sonhando, como se não tivesse certeza de estar realmente desperto. Esta pergunta deixa de ser feita quando Morfeu pede para Neo escolher entre uma pílula azul e vermelha, e Neo escolhe a vermelha (como a papoula da mitologia), o que fará ver a realidade. É Morfeu que mostra a Matriz, fazendo o compreender que passou a vida toda sem saber se estava despertado ou se dormia e sonhava, porque realmente esteve sempre dormindo e sonhando. No filme se fala sobre a Matrix. Mas o que seria a Matrix? Deriva de mater que quer dizer “mãe”. Esta palavra é do latim que significa o órgão das fêmeas dos mamíferos onde o embrião e o feto se desenvolvem; é o útero. Numa linguagem técnica a Matrix é o molde para fundição de uma peça; o circuito de codificações para produzir, imagens, sons, entrada e saída de elementos lógicos dispostos em determinadas intersecções.

No filme a Matrix tem todos esses sentidos, ela é ao mesmo tempo um útero universal onde estão todos os seres humanos cuja a vida real é “uterina” e cuja a vida imaginária é forjada por um circuitos de codificações de cores e sons pelas redes guias de entrada e saída de sinais lógicos. Qual o poder da Matrix? Usar e controlar a inteligência humana para dominar o mundo criando uma “realidade virtual” no quais todos acreditam. Para vencer a Matrix é necessário destruir a aparência, restaurar a realidade e assegurar que os seres humanos possam perceber e compreender o mundo verdadeiro e viver realmente nele. Todos os combates realizados por Neo e seus companheiros são combates cerebrais e do sistema nervoso, isto é são combates mentais entre os centros de sensação, percepção e pensamento humanos e o centro artificial da Matrix. Ou seja as armas e tiroteios que aparecem na tela são pura ilusão, não existem, pois o combate não é físico é mental. Por que no filme Neo é o escolhido? Porque ele era um pirata eletrônico, isto é alguém capaz de invadir o programa, decifra códigos e mensagens, mas sobretudo porque ele também é um criador de um programa de realidade virtual, um perito capaz de rivalizar a Matrix e competir com ela, por ter um poder semelhante ao dela. Neo sempre desconfiou que a realidade fosse diferente do que ela era apresentada. E por ter duvidas sempre questionou o que era a Matrix. Esse questionamento levou a vasculhar o circuito interno da maquina e assim começou a ser perseguido por ela. Por que Socrates é considerado o patrono da filosofia? Porque ele nunca e contentou com opiniões pré-estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade e com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido com um espírito interior (como Morfeu instigando Neo) que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira de todas as coisas.

Sócrates andava pelas ruas de Atenas fazendo algumas perguntas: “O que é isso em que você acredita”? “O que é isso que você esta dizendo?”. Exemplo alguma pessoa indagava dizendo que sabia o que era justiça, Socares lhe faziam perguntas de tal maneira sobre a justiça que, embraçados e confusos chegavam a conclusão que não sabia o que era aquilo em que acreditavam. A pergunta o que é? Era o questionamento sobre a realidade essencial e profunda de uma coisa para além das aparências e contra as aparências. Com essa perguntas Sócrates levava as pessoas a descobrirem a diferença entre parece ser, entre mera crença ou opinião e verdade. Sócrates era filho de uma parteira e costumava dizer que sua mãe ajudava o nascimento dos corpos e que também era um parteiro, mas não de corpos e sim de almas. Assim como sua mãe lidava com a Matrix corporal, ele lidava com a Matrix mental, auxiliando mentes a libertar-se das aparências e buscar a verdade. Como os de Neo, o combate de Sócrates também era mental ou de pensamentos. E assim como Neo era perseguido por querer quebrar a Matrix e fazer com que a humanidade tornar-se consciente de si mesmo e da realidade. Sócrates também enfureceu e incomodou os poderosos daquela sociedade que ganhava com a Matrix, com o não questionamento e apenas seguir as regras, portanto Sócrates foi condenado a morte, acusado de espalhar dúvidas sobre ideias e valores, corrompendo a juventude. Quais são as regras que você acredita que deve ser seguida em um convívio em sociedade e por quê? Quais as crenças passadas por sua família que você segue sem questionar? Quais sentidos elas fazem para você? Para que elas servem? O que você transmite ao outro que é real? E o que é apenas aparência?

Você tem o costume de questionar sobre informações que recebem?

Fonte: Livro: Convite a Filosofia, Autora: Marilena Chaui...


Similar Free PDFs