Pediatria 4 - Desenvolvimento Neuropsicomotor PDF

Title Pediatria 4 - Desenvolvimento Neuropsicomotor
Course Pediatria
Institution Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Pages 6
File Size 603.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 52
Total Views 118

Summary

CONCEITOS
DOMÍNIOS DE FUNÇÃO
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO:
SENSORIAL
AQUISIÇÕES MOTORAS
PRINCIPAIS REFLEXOS PRIMITIVOS
SOCIAL
LINGUAGEM
MARCOS MAIS IMPORTANTES
ATRASO NO DESENVOLVIMENTO
CASOS CLÍNICOS
...


Description

CONCEITOS  O termo “desenvolvimento” tem sido o mais utilizado para caracterizar a evolução dinâmica do ser humano a partir de sua concepção.  Embora a genética seja muito importante, o desenvolvimento depende muito dos estímulos externos e experiências. Exemplo: Criança com leve atraso de desenvolvimento devido ao contexto familiar – pais que não interagem com a criança.  Crescimentos do SNC nos primeiros anos de vida é muito acelerado - suscetibilidade a agravos. Qualquer agravo que ocorra durante a gestação pode causar agravos importantes no desenvolvimento dessa criança. Exemplo: Lesões intrauterinas (mãe com citomegalovírus interferindo no desenvolvimento da criança), criança que faz TCE nos primeiros meses de vida ou até mesmo bebês prematuros.  Plasticidade neural infantil ajuda na recuperação: intervir rápido para melhores resultados. DOMÍNIOS DE FUNÇÃO  Sensorial* - visão, audição.  Linguagem  Emocional  Motor fino* - Exemplo: saber escrever, segurar lápis.  Social  Cognitivo  Motor grosso* - Exemplo: andar, caminhar.  Adaptativo - como essa criança se adapta ao meio ambiente. *Domínios mais fáceis de se detectar atraso na criança. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO  Avaliação deve ser um processo contínuo para detecção precoce de desvios e atrasos – desde o primeiro contato com a criança, avaliar como é sua relação com a mãe (já avalia o domínio social).  Avaliar contexto familiar e social.  Histórico gestacional e pós-natal (infecções congênitas, prematuridade, tabagismo e uso de drogas).  Testes e escalas para realizar avaliação (Gesell - PROVA e Denver). Sensorial  Deve ser avaliado desde a primeira consulta (audição e visão).  Visão:  Questionar sobre contato visual e focalização em objetos.  Examinar pupilas, reflexo fotomotor bilateral, reflexo vermelho (visualizado quando a criança nasce).  Audição:  Início no quinto mês de gestação.  Perguntar para os pais se a criança se assusta, acorda ou chora com sons.  Triagem auditiva neonatal: “teste da orelhinha” Aquisições motoras  RN apresenta um padrão motor imaturo.  Presença de reflexos primitivos.



Com o passar dos meses ocorre diminuição do tônus flexor, aquisição do padrão extensor e maior tônus muscular.

Principais Reflexos Primitivos 1- Reflexo tônico cervical assimétrico (0 a 4 meses): Criança em decúbito dorsal com cabeça centralizada. Ao mover a cabeça 90 graus, ocorre extensão das extremidades faciais e flexão das extremidades occipitais. 2- Reflexo de Moro (0 a 6 meses): Ocorre quando o RN se desloca do centro de gravidade, se sentindo desequilibrado, então joga a cabeça pra trás, estica as pernas, abre os braços e fecha depois. A maneira mais fácil de se testar o Reflexo de Moro na prática é fechar os braços da criança e soltar – a resposta da criança é se “assustar” realizando o reflexo. 3- Preensão palmar (0 a 4 meses): Ao contato do dedo da mão do examinador com a do bebê, flexão máxima dos dedos, até a retirada do estímulo. Criança com reflexo de segurar o dedo dos pais. 4- Preensão plantar (0 a 11 meses): Ao contato do dedo do examinador com o sulco metatarsofalângico – embaixo dos dedos do pé – ocorre flexão dos dedos. 5- Sucção (0 a 5 meses): Introdução do dedo do examinador entre os lábios do bebê promove sucção. Bebês prematuros podem não ter desenvolvido esse reflexo ainda. 6- Reflexo da busca (0 a 2 meses): Leve toque em comissuras labiais ou centro do lábio superior ou inferior, fazem os lábios, língua e cabeça do RN irem em direção ao estímulo – bebê vai em direção ao estímulo para mamar. 7- Reflexo da marcha (0 a 2 meses): Criança sobre apoio, com leve flexão do tronco, realiza passos curtos e ritmados. A criança perde esse reflexo aos dois meses e mais tarde aprende a andar.



Amadurecimento é craniocaudal e proximodistal Craniocaudal – Exemplo: A primeira musculatura que o bebê consegue controlar é a ocular, seguida de sustentação da cabeça e posteriormente o tronco (prestar atenção nessa ordem pois, se uma alternativa de prova diz que a criança primeiro senta sem apoio e depois levanta a cabeça, já descartar essa alternativa). Próximodistal – Ao nascimento a criança fica de mãos fechadas na maior parte do tempo, no terceiro mês com a diminuição do tônus flexor as mãos ficam abertas e conseguem agarrar objetos mas não soltá-los. Entre 5 e 6 meses iniciam movimento de pinça.

Social  Interação, olhar e sorriso presentes desde o nascimento (formas de comunicação – reflexo).  Na 4 a 6 semana surge o “sorriso social” desencadeado por estímulo (face humana).  No segundo semestre consegue distinguir familiar de estranho. Linguagem  Primeiros meses: mímica facial e choro (única forma que o bebê consegue se comunicar).  2 a 3 meses: vocalização social.

6 meses: balbucio de sons bilabiais (mama e papa). 9-10 meses: balbucio com entonação semelhantes a linguagem do seu meio cultural. Linguagem gestual: 2 semestre (aponta, bate palmas, manda beijo). 12 meses: primeiras palavras – Com 12 meses, as crianças já devem saber falar de 2 a 3 palavras (mamãe e papai geralmente). Às vezes, como a criança entra primeiro na fase de apontar, ela acaba não recebendo o estímulo dos pais para falar – criança aponta e não precisa nem se esforçar para falar que os pais já dão o que elas querem. Por isso, pode ocorrer um leve atraso. Orientar os pais a estimulares seus filhos a falarem.  18 meses: frases simples. OBS: Nas escalas, os marcos aparecem um pouco mais tarde. Exemplo: sustentação da cabeça aos 4 meses sendo que ela ocorre aos 3 meses – é dado um atraso para não tirar diagnósticos precipitados.    

Escala de Denver  Aplicação prática (principalmente neurologistas).  Itens no gráfico com idade mínima e máxima de idade nas quais cada função deve aparecer.  Quatro atividades são avaliadas separadamente: A) Motora grosseira. B) Motora fina adaptativa. C) Pessoal-social. D) Linguagem. Escala de Gesell  Se divide em: A) Comportamento adaptativo. B) Comportamento amplo – motor grosso. C) Comportamento motor fino. D) Linguagem. E) Comportamento pessoal-social.  Evidencia ser muito importante sabermos a tabela do motor grosseiro.  Gesell fez análise de inúmeras crianças e acompanhou seu desenvolvimento ao longo do tempo. ADAPTATIVO

OBS: Muito mais interessante saber que a criança já consegue imitar um círculo com lápis aos 2 anos do que saber que ele consegue empilhar 6 cubos.

MOTOR GROSSEIRO

OBS: Lembrar que engatinhar não é um marco obrigatório. Importante: até os 18 meses tem que estar andando. MOTOR FINO

LINGUAGEM

OBS: Queixa muito comum em consultas pediátricas – criança com dislalia (fala errado) – que pode ocorrer até os 5 anos. SOCIAL

MARCOS MAIS IMPORTANTES:  2 meses: Sorriso social (Gesell coloca 4 meses para encaixar em atrasos).  3 meses: Sustenta a cabeça.  6 meses: Senta com apoio.  9 meses: Senta sem apoio.  12 meses: Anda com apoio, bate palmas, movimento de pinça com polegar e indicador, fala 2 a 3 palavras.  18 meses: Anda sem apoio.  2 anos: Forma frases curtas. ATRASO DNPM  Avaliar todas as correntes de desenvolvimento: linguagem, comunicação social, desenvolvimento motor, neurocomportamental, socioemocional.  Determinar etiologia baseado na história e exame clínico. Perguntar se algo ocorreu durante a gravidez durante a anamnese, examinar fechamento de fontanelas durante o exame físico.  Encaminhar paciente para reabilitação (fisioterapia, fono, reforço escolar).  Explicar prognóstico para a família. CASOS CLÍNICOS Caso 1

A) Qual a idade corrigida da menor acima? 5 meses B) Considerando a idade corrigida, existe atraso no DNPM? A criança tem 7 meses porém, é prematura (32 semanas). Como tinha que ter nascido com 40 semanas, sua idade corrigida é de 5 meses. Considerando essa idade há atraso, pois a sustentação da cabeça deve ocorrer no máximo aos 4 meses.

Caso 2

Falar 3 palavras....


Similar Free PDFs