Plano de Aula - História da Arte Cap 11 PDF

Title Plano de Aula - História da Arte Cap 11
Course História Moderna I
Institution Universidade Estadual de Goiás
Pages 3
File Size 322.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 37
Total Views 121

Summary

Download Plano de Aula - História da Arte Cap 11 PDF


Description

PLANO DE AULA Universidade Estadual de Goiás Discente: Layssa Muniz Santos Disciplina: História Moderna Turma: 3º Período – Curso de História

Docente: Renato Fagundes Pereira Data: 12/04/2020

1 EIXO TEMÁTICO História da Arte Moderna 2 OBJETIVOS 2.1 Geral: Demonstrar todas as mudanças ocorridas na arte no século XIV, as inovações e suas influências na Europa. 2.2 Específicos:  Dispor sobre o início do orgulho das cidades;  Apresentar o Estilo Decorado;  Expor como se iniciou a arte renascentista e o modo que chegou ao fim a arte medieval. 3 RESUMO Durante o século XIV diversas alterações ocorreram nas áreas da arte, as catedrais que tinham maior importância pela religião perderam parte de seu protagonismo, assim, diversas mudanças sociais também ocorreram, como o início do orgulho pelas cidades, que tornaram-se centros de comércio e indústria, com os burgueses ampliando seus poderes, e a vinda dos nobres para os grandes centros a fim de expor suas riquezas. O Estilo Decorado fez parte das decorações de diversas catedrais, os artistas precisavam de métodos especiais para conseguirem realizar estes atos complexos, em todos os tipos de edifícios, visto que as igrejas não eram mais as principais tarefas dos arquitetos. Obras menores começaram a ser ambicionadas, onde os detalhes, as proporções e outros fatores que começaram a fazer parte da realidade. Pintores possuíam amor por detalhes graciosos e delicados, e aos poucos foram unidos a narrativa graciosa e a observação fiel em um mesmo tipo de arte, e estas influenciaram a arte italiana. Na Itália, em Florença, Giotto conseguiu alterar diversas concepções de pintura, as alterações ocorreram de modo gradual e este país conseguiu se distanciar do restante da Europa, as ideias deste ganhou influência. Mas, alguns mestres ainda objetivavam as antigas formas e não as rejeitaram inteiramente, enquanto os artistas franceses e ingleses possuíam uma predileção em formas delicadas com um espírito lírico. A grande busca encontrava-se no ajuste de figuras a um padrão através da tradição, para o alcance de um arranjo satisfatório, ignoravam formatos e proporções reais, diferentes dos modos utilizados em Siena. Os ensinos de Giotto não tinham sidos deixados de lado, mas os retratos continuavam apresentando suas características, com a pintura de qualquer homem e mulher para a representação, identificando o indivíduo apenas por meio do retrato. Houve uma busca pela cópia da natureza, foi por meio destas novas perspectivas que a arte renascentista começou a se desenvolver, os artistas iniciaram, os artistas ganhavam

experiência e também aprendiam por meio desta, a Europa Latina fazia grandes trocas, as ideias da arte se transmitiam livremente, todos utilizavam destas metodologias, especialmente o marco pelas belas e delicadas linhas com a capacidade de observação. Aos poucos houve o deslocamento para a representação da história sagrada por meio de fragmentos da natureza da maneira mais fiel possível, onde ambas perspectivas não mais chocavam, era possível realizar os novos métodos a serviço das antigas formas de arte. Os artistas iniciaram um treino para compreender as formas e então conseguir renovar figuras da história sagrada, gerando combinações novas. As habilidades se tornaram diferentes, estas tinham de ser capazes de realizarem estudos da natureza e leva-los para suas obras, estas suas ações e capacidades eram julgadas pelo público, o modo com que estes indivíduos conseguiam retratar os detalhes naturais, explorando as leis de percepção visual e do corpo humano. Todos estes fatores marcaram o fim da arte da Idade Média e o início da Renascença.

Esta obra consegue demonstrar o padrão ainda presente nesta época e que remete a idade medieval, o arranjo encontra-se organizado, com os personagens sendo colocados sobre um fundo que se perpetua na mesma cor e possui um equilíbrio entre a arte gótica e a renascentista. Maria disposta a direita, é claramente colocada em posição de atenção pela cor de suas vestes, pode-se dizer também que esta possui uma visão mais mundana enquanto o anjo com cores claras representa um padrão mais superior e de divindade, colocando-se mais próximo do fundo que remete um local sagrado, apesar de estar de joelhos em uma posição de humildade.

Esta imagem demonstra os padrões e as tradições expressas na arte medieval, as cores são

repetidas enquanto das figuras são dispostas em um mesmo contexto e com repetidas características, expondo os acontecimentos que remetem um episódio religioso. 4 METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS Inicialmente a metodologia será expositiva, com a apresentação dialogada do conteúdo através do uso do PowerPoint; posteriormente, realizada uma atividade de fixação. 5 FORMAS DE AVALIAÇÃO Avaliar o nível de participação dos alunos durante a discussão do tema.

6 REFERÊNCIAS GOMBRICH, Ernest Hans. NOME DO CAPÍTULO. In: ______. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013. p. (PAGINA DO COPITULO). Disponível em: https://docero.com.br/doc/n81vse. Acesso em: 27 mar. 2020. P. 139-150.

Porangatu, 12 de Abril de 2020 ____________Layssa Muniz Santos___________ Discente...


Similar Free PDFs