PLATÃO, ESSÊNCIA E APARÊNCIA E O MUNDO DO CONSUMO PDF

Title PLATÃO, ESSÊNCIA E APARÊNCIA E O MUNDO DO CONSUMO
Course Ética E Cidadania
Institution Universidade Metodista de São Paulo
Pages 2
File Size 94.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 6
Total Views 131

Summary

PLATÃO, ESSÊNCIA E APARÊNCIA E O MUNDO DO CONSUMO...


Description

PLATÃO: ESSÊNCIA E APARÊNCIA E O MUNDO DO CONSUMO Platão Platão busca separar a mera opinião e crença do conhecimento. A opinião é baseada na aparência das coisas (aquilo que as coisas parecem ser). O conhecimento obtemos baseado na essência das coisas (o que as coisas verdadeiramente são)

As opiniões e os sentidos Temos uma opinião baseados nos sentidos das coisas: pela beleza do discurso, pela beleza da imagem, etc. Obtemos o conhecimento por meio da lógica da razão que é a luz que ilumina nossas mentes.

A visão de mundo para Platão Mundo das Ideias / Inteligível Razão X Mundo sensível Sentidos

É preciso separar a essência da aparência O mundo inteligível, que não é percebido pelos sentidos, mas por meio da razão, é o que nos leva à verdade. Tal conceito fez Platão desprezar o mundo sensível, pois ele nos engana, muda constantemente e é perecível. Platão cria o método da dialética (forma racional de separar a essência da aparência).

O homem virtuoso “O virtuoso deve por de parte tudo o que pertence ao sensível e, guiado pelo logos, dirigirse para o inteligível, onde se encontra o verdadeiro conceito de bem, sabedoria e felicidade. O homem bom é aquele que pelo logos e pela sophia consegue atingir a essência da virtude, agindo racionalmente e, por isso, com justiça” (As virtudes do homem bom, p. 9).

A Composição da Alma Humana •

A parte racional, respeitante ao logos;



A parte emotiva ou irascível, que diz respeito aos sentimentos;



A parte concupiscente, que engloba desejos fisiológicos e instintivos.

Num homem bom e justo, a razão preside às outras partes da alma.

O Homem Virtuoso “Ser virtuoso significa ter uma alma bem governada, uma certa harmonia interior. Para conseguir a felicidade, governado pelo logos, o homem deve renunciar aos prazeres mundanos e dedicar-se à prática da virtude, na medida em que felicidade e virtude andam sempre juntas...” (As virtudes do homem bom, p. 15

Não se deixe enganar pelas aparências A aparência das coisas nos engana por meio dos sentidos: o prazer nos engana, a beleza nos engana. Logo, este mundo visível e palpável nos engana, pois são os sentidos que o percebem.

Ética e Liberdade A busca pela virtude é o propósito ético. Ser virtuoso é se afastar da falsidade (mundo das sobras e aparências) e buscar a verdade (mundo das essências). A verdade é a aletheia  não-esquecimento. O homem pratica o mal por desconhecimento. Pois, a prática do bem é uma anamnese do que em nós está esquecido....


Similar Free PDFs