PRÉ Prática 1 - Preparação do experimento analise volumétrica PDF

Title PRÉ Prática 1 - Preparação do experimento analise volumétrica
Author Renata Guimarães
Course Química Analítica Experimental
Institution Universidade Estadual da Paraíba
Pages 3
File Size 72.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 18
Total Views 138

Summary

Preparação do experimento analise volumétrica...


Description

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CAMPUS I COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II DOCENTE: MÁRCIA DISCENTE: RENATA BARBOSA GUIMARÃES

Preparação do experimento 1. Responda: a. Em que princípio se baseia a análise volumétrica? A análise volumétrica tem seu princípio na relação entre a solução padrão e a problema, é possível dosar uma solução através de outra com concentração conhecida. Solução padrão é aquela de concentração conhecida e solução problema é a que possui concentração desconhecida, e a qual precisamos descobrir.

b. Escreva a expressão matemática deste princípio indicando o significado de cada termo. n=M.V onde, n: número de mols M: concentração em mol/L V: volume utilizado em litros

2. Defina: a. - Solução padrão ou titulante Substâncias usadas em determinadas concentrações como soluções de referência.

b. - Solução problema Solução problema é a que possui concentração desconhecida, e a qual precisamos descobrir.

c. - Padrão primário. Dê exemplos.

Um padrão primário é uma substância suficientemente pura (grau de pureza aceitável) para que se possa preparar uma solução padrão. Exemplo: álcool isopropil.

d. - Solução normal e molar. A solução molar está relacionada com a quantidade em mols por volume da solução, enquanto a normalidade está relacionada com o número de equivalentes-gramas do soluto e o volume da solução.

3. Responda: a. Que entende por indicador na análise volumétrica? Substância que muda de cor em função do pH da solução. Indica qual o ponto final da titulação.

b. A que classe de indicador pertence o metil-orange e a fenolftaleína? Indicadores ácido-base.

c. Qual a faixa de pH para a mudança de cor desses indicadores? A fenolftaleína adicionada em meio alcalino (básico) se torna rosa carmin e em meio ácido fica incolor, logo, atua em uma faixa de pH acima de 7. O metil-orange atua nos dois meios (alcalino e ácido), no meio alcalino (pH >7) fica em um tom amarelado e no meio ácido (pH...


Similar Free PDFs