Prova tricuríase e enterobíase PDF

Title Prova tricuríase e enterobíase
Course Parasitologia Clínica
Institution Universidade do Estado de Minas Gerais
Pages 4
File Size 374.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 93
Total Views 136

Summary

perguntas e respostas...


Description

Método de Graham – demonstração de Trichuris e Enterobius ATENÇÃO: NA PARTE ESCRITA, PREENCHA SEU ROTEIRO USANDO A COR AZUL 1. Demonstração do método de Graham. a) Esquematize o método, com desenhos e descrição escrita simplificada, apontando os materiais necessários. ( você pode desenhar a lápis, fotografar e inserir a imagem ou esquematizar com ferramentas de desenhos e formas)

Materiais: fita adesiva transparente; dois fragmentos de papel da mesma largura da fita, uma tesoura e uma lâmina de vidro limpa. 1) Limpar a lâmina de vidro a ser utilizada 2) Com a tesoura recortar um pedaço da fita adesiva e de dois papeis na mesma largura da fita 3) Montar o aparato, conforme figura 1 4) Utilizando luvas e EPI, realizar o procedimento no paciente deitado de lado. 5) Realizar análise no microscópio

b) Que recomendações devem ser adotadas em relação ao preparo do paciente que vai realizar o método de Graham? Justifique, com base no ciclo do parasito. Não fazer a higiene da região perianal ou tomar banho antes da coleta, pois pode ocorrer a retirada dos ovos e, portanto levar a um resultado falso negativo. Realizar preferencialmente pelo período da manhã, pois é no período da noite que a fêmea migra para a região perianal deixando seus ovos.

c) Em parasitoses como ascaridíase e tricuríase, o método de sedimentação ou HPJ tem boa sensibilidade, uma vez que os parasitos eliminam grande quantidade de ovos na luz intestinal, que se misturam ao bolo fecal. Com base nessa informação, explique por que o HPJ pode apresentar baixa sensibilidade para detectar a enterobíase, contemplando em seu texto qual o método mais recomendado de ser solicitado em caso de suspeita de enterobíase. Os métodos gerais como o HPJ tem menos sensibilidade na detecção de enterobíase pois os ovos de enteróbios não se misturam no bolo fecal, e quando eles chegam no meio externo, entram em contato com as fezes, ficando em sua superfície em quantidades muito menores do que na região perianal. Além disso, os ovos de enteróbios apresentam uma menor densidade se comparados a outros como de ascaridíase e tricuríase, não sendo tão facilmente sedimentados. Na suspeita de uma enterobíase é necessário solicitar um método específico, como o método de Graham. 2. Visualização de adultos de Enterobius vermicularis e Trichuris trichiura a) Faça um desenho esquemático dos dois parasitos ADULTOS, buscando manter a proporção de tamanho de um em relação a outro (você pode desenhar a lápis, fotografar e inserir a imagem ou esquematizar com ferramentas de desenhos e formas)

.

b) Explique qual desses parasitos pode ser detectado no exame macroscópico das fezes e justifique com base no ciclo biológico. O Enterobius vermicularis conseguem ser visualizados a olho nu e, portanto, detectável no exame macroscópico das fezes. O Trichuris trichiura fica com a parte anterior do corpo inserida na mucosa intestinal e por esse motivo normalmente não é possível encontrar esse verme adulto nas fezes. No entanto ele pode ser visto em situações extremas como hiperparasitismo ou com prolapso retal.

3. Visualização de ovos de Trichuris trichiura e Enterobius vermicularis a) Faça um desenho esquemático do aspecto dos ovos de Enterobius no sedimento de fezes e no método de Graham, do ovo de Trichuris e indique no desenho as características típicas de cada um. Procure manter a proporção em relação ao ovo de Ascaris.

b) Descreva como é o aspecto dos ovos de Enterobius em sedimento fecal e no método de Graham. Insira figuras ou desenhe para ilustrar. No Graham os ovos estão em um ambiente seco possibilitando a observação do formato dos ovos, e sendo mais difícil visualizar as larvas dentro deles. No sedimento de fezes é possível observar as estruturas internas com muito mais detalhes. 1) Em sedimento fecal 2) Graham

www.ufrgs.br/parasito/Aulas Parasito/Medicina/helmipar06.pdf

Estudo dirigido – Enterobíase ectópica

1. Leia o artigo a seguir:

“Santos et al., 2002. Nódulo granulomatoso com Enterobius vermicularis em epíploon simulando mestástase de câncer no ovário-. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 35:191-193.”

2. Responda às questões abaixo (use letra azul para responder) a) Qual a primeira suspeita estabelecida no caso da paciente após o exame ultrassonográfico? Que histórico levou a essa suspeita? Foi estabelecido um diagnóstico anatomopatológico de tumor do seio endotérmico. Devido a presença de uma massa tumoral no ovário direito junto com ascite moderada. b) De que forma é explicada a presença do parasito no local especificado no caso clínico, considerando a localização normal? Por meio de uma migração ectópica, que é mais rara, e que ocorre principalmente em mulheres devido a migração de larvas do ânus para a genitália externa, e por via ascendente, pode acabar chegando à cavidade peritoneal. c) Por meio da biópsia, foi possível chegar à conclusão do caso. Explique a características típicas vistas no corte histológico que permitiram chegar à conclusão diagnóstica. Foi possível visualizar uma inflamação granulomatosa necrosante com a presença de formas adultas de fêmeas de Enterobius vermiculares com úteros repletos de ovos assimétricos e células embrionárias, além de cristas cuticulares longitudinais (que correspondem as espículas) características dessa espécie de helminto. 3. Buscando na internet ou no pubmed (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/) e usando os termos “enterobíase ectópica” ou “ectopic enterobiasis”, busque outro artigo de livre acesso que aborde enterobíase ectópica. a) Transcreva a referência (autor, titulo e revista): CAMPOS, Carlos Alberto Moreira; DA SILVA, Emanuelly Bernardes Oliveira; CAMPOS, Nathalia Weyl Costa. Associação entre enterobiose E enurese EM crianças de um orfanato em Natal, RN, Brasil. Revista de Patologia Tropical/Journal of Tropical Pathology, v. 40, n. 3, p. 247-252, 2011. b) Faça um breve relato do artigo. Foi feito um estudo para observar a associação entre enterobiase e enurese noturna feita em crianças de um orfanato de Natal, RN. Para o diagnóstico foi usado o método de Graham. c) Copie a figura, descreva o material biológico ou seu tipo de preparação, e aponte na imagem as características que permitiram chegar ao diagnóstico

Presença de ovos característicos observados após realização do método de Graham nas crianças analisadas....


Similar Free PDFs