Prova 2018, questões e respostas PDF

Title Prova 2018, questões e respostas
Course Semiologia veterinaria
Institution Universidade Federal do Piauí
Pages 5
File Size 92.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 81
Total Views 156

Summary

prova de semiologia sobre sistema respiratório, reprodutor e locomotor...


Description

3ª AVALIAÇÃO DE SEMIOLOGIA

1) Sobre a semiologia do sistema circulatório de grandes animais, marque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas: ( F ) A identificação do animal pouco auxilia na formulação de um diagnóstico, visto que a raça, idade, utilidade, manejo e sexo, não tem relação com determinadas doenças circulatórias. ( F ) São sinais e sintomas que estão ou podem estar associados a distúrbios circulatórios, corrimento nasal, espirro, desenvolvimento retardado, tosse. ( V ) A inspeção e a palpação aplicadas ao sistema circulatório devem constar de avaliação física e comportamental, presença de edemas, dilatação dos vasos, exame das mucosas, exame do tempo de preenchimento capilar, pulsos venosos e arteriais, choque cardíaco. ( F ) Mediante a ausculta cardíaca, podemos avaliar somente a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco e a presença das duas bulhas. ( V ) A segunda bulha cardíaca , denominada ruído diastólico, marca o início da fase diastólica.

2) Sobre a semiologia do sistema circulatório de pequenos animais, marque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas: ( V ) Os cardiopatas são animais que demonstram intolerância ao exercício e certo grau de letargia e sonolência. ( V ) Os métodos de palpação e percussão também são utilizados para exploração do sistema circulatório, sendo importantes para definir as áreas de ausculta cardíaca e pulmonar respectivamente. ( F ) Os focos valvares que devem ser auscultados durante o exame físico do sistema circulatório são: lado esquerdo do tórax, pulmonar, aórtico, mitral nos 4º,5º e sexto espaços intercostais (EI) e lado direito foco valvar tricúspide e lado direito, foco valvar tricúspide no 4ª EID. ( F ) Deve ser feita, sempre que possível, a ausculta cardíaca e a determinação do pulso femural (artéria femural). Normalmente cada batimento cardíaco auscultado deve ser acompanhado com relativo atraso de um pulso palpável. ( V ) Dentre os exames complementares ao exame físico do sistema circulatório, a determinação da pressão artéria, a eletrocardiografia, a radiografia torácica e a ecocardiográfica são os principais.

4) Sobre a semiologia do sistema reprodutor feminino, marque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas: ( F ) Os principais distúrbios dos sistema reprodutor feminino são perda de peso, dispneia, corrimento vaginal, aumento de diâmetro abdominal e ciclos irregulares. ( V ) Na inspeção direta da vulva, a presença e a características das secreções (cor, aspecto e odor) é um dos principais fatores a ser observado. ( V ) A cérvix, o útero e os cornos uterinos podem ser avaliados pela palpação transretal em grandes animais, pela palpação abdominal em caprinos e ovinos e por toque digital em cães e gatos. ( V ) No diagnóstico da gestação, um animal que apresenta útero simétrico e turgido de tamanho 2 com um folículo de tamanho 3 no ovário esquerdo, geralmente é compatível com cisto folicular. ( V ) Na avaliação da glândula mamária, o resultado para o California Mastitis Testis CMT é positivo quando há uma alteração na viscosidade e na coloração do leite.

5) Acerca da semiologia do sistema reprodutor masculino, marque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas: ( V ) No exame andrológico a impotência generandi (distúrbios na fertilização) e coeundi (problemas na cópula) geralmente são os principais sinais clínicos de distúrbios no sistema reprodutor masculino. ( F ) Fatores como idade, procedência, manejo alimentar e raça, pouco influenciam na elaboração de um diagnóstico em casos de distúrbios reprodutivos. ( F ) Na inspeção do escroto, fatores como simetria testicular, forma, consistência, mobilidade e temperatura são importantes de serem avaliados. ( F ) Os principais exames complementares utilizados no trato reprodutivo masculino são a biopsia percutânea e microbiológica. ( F ) Na avaliação espermática é realizada uma avaliação mediata (cor, odor, volume) e imediata (morfologia, concentração).

6) Com relação aos métodos semiológicos utilizados no sistema urinário, marque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas: ( V ) Piometra, diabetes e miopatias de esforço, podem com certeza afetar o sistema urinário.

( F ) No exame físico especifico, fatores como escore corporal, secreção uretral e/ou prepucial, presença de massas ou dor a palpação visceral, além de frequência e postura a micção, são cruciais para a elaboração do diagnóstico. ( F ) A vesícula urinária pode ser avaliada tanto por inspeção direta como por indireta, por meio de cateterismo. ( F ) Anúria, disúria, polaquiúria e oligúria, são termos utilizados para designar alguns distúrbios com relação a frequência e volume de urina. ( V ) Para se diferenciar hemoglobinúria, mioglobinúria e hematúria é necessário levar em consideração a anamnese, além do exame físico da urina.

7) De acordo com a semiologia do sistema locomotor (SL), marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: ( F ) Durante a anamnese voltada para o SL, a alimentação tem mínima importância ( V ) Dentre os principais sinais clínicos relacionados ao SL estão alterações da marcha e da postura ( V ) O termo claudicação diz respeito à um sinal clínico relacionado à dificuldade de apoio ou elevação de um membro ( F ) Em grandes animais os testes de flexão são realizados da porção mais proximal para a mais distal ( F ) Dentre os exames complementares a ultrassonografia e a densitometria óssea são os principais.

5.1) Sobre a semiologia do sistema reprodutor, marque V para as verdadeiras e F para as falsas: ( F ) Os principais sinais clínicos de distúrbios do sistema reprodutor feminino são a perda de peso, dispneia, corrimento vaginal, aumento do diâmetro abdominal e ciclos irregulares.

( V ) Na inspeção direta da vulva, a presença e as características das secreções (cor, aspecto e odor), é um dos principais fatores a ser observado ( V ) No exame andrológico a impotência generandi (distúrbios na fertilização) e coeundi ( problemas na cópula), geralmente são os principais sinais clínicos de distúrbios no sistema reprodutor masculino. ( V ) No exame transretal dos ovários, é importante observar a forma, consistência e tamanho. Estas características variam de acordo com a raça, espécie, etapa do ciclo, alimentação, estado do ano, etc.. ( F ) Na inspeção do escroto, fatores como simetria testicular, forma, consistência, mobilidade e temperatura são importantes de serem avaliados. ( V ) Na avaliação da glândula mamária, o resultado para o california mastitis testis CMT é positivo quando há uma alteração na viscosidade e na coloração do leite.

7.1) Uma vaca Jersey de 4,5 anos chegou ao HVU para avaliação reprodutiva, durante a qual foram observadas as seguintes características: útero tamanho T5, simetria AS+++, Turgidez C1, ovários D liso e E com CL. Pergunta-se: Como podem ser interpretados estes dados? O que dizem sobre o animal? Que exame complementar poderia ser realizado para confirmar a interpretação dos dados e o que se esperaria neste exame? Os dados indicam útero bastante aumentado, e com assimetria assentuada, pouco contrátil, relaxado e flácido. O ovário direito está liso e o esquerdo apresenta corpo lúteo. Com a interpretação dos dados, conclui-se que o animal está em gestação. O exame complementar a ser realizado é a ultrassonografia. 8) Um poodle com 6 meses chegou ao HVU com os seguintes sinais clínicos: resto de alimento no vestíbulo bucal (ração), odor pútrido do hálito, assimetria da rima labial além de insensibilidade superficial do lado esquerdo da face. Pergunta-se: Que estruturas (nervos) podem ter sido prejudicadas? Glossofaríngeo (IX) Dificuldade de deglutição, Facial (VII) Assimetria da rima labial e Trigêmio (V) Sensibilidade da Face. 9) Um cão de 8.5 anos foi atendido no HVU e apresentou os seguintes sinais clínicos: cansaço fácil, mucosas cianóticas e dispneia respiratória. Na inspeção

inicial observou-se um escore corporal regular e tendência para posição ortopnéica. Pergunta-se: Qual (is) sistemas percebe-se a priori estarem envolvidos? Explique sua resposta anterior. Quais exames complementares podem ser utilizados para confirmação da suspeita diagnóstica e porquê? Circulatório e respiratório; Circulatório pelo fato do animal apresentar insuficiência cardíaca congestiva, impedindo que o sangue circule de maneira inadequada no organismo, o que levará as mucosas cianóticas. Deficiência na circulação, levará também a dispneia respiratória pela formação de edema pulmonar devido, o que ocasionará na posição ortopnéica, na tentativa de facilitar a respiração. O cansaço fácil se da pela insuficiência respiratória gerada. Respiratório é consequência da insuficiência cardíaca, que gera o edema pulmonar, que causa a dispneia que leva a posição ortopnéica. Ecocardiograma e radiografia do tórax. O ECG pois avalia as estruturas (espessura) do coração, método não invasivo. A radiografia do tórax avalia- se os pulmões, o tamanho e contorno do coração, mediastino, pleura, diafragma e os ossos da caixa torácica (costelas, esterno e vértebras).

10) Um equino Mangalarga Marchador de 2.5 anos foi atendido na clínica de grandes animais do HVU com hipermetria e ptose de cabeça. Durante o passo, o animal não conseguiu desviar de obstáculos, e no exame de reflexo pupilar (foco de luz) o animal apresentou anisocoria (assimetria de pupilas). Pergunta-se: Que estruturas (nervos) podem ter sido prejudicadas? Qual enfermidade pode ser a causa? Óptico (não desvia dos obstáculos e anisocoria) Oculomotor (anisocoria) Raiva [Por que o monitor (Arthur) disse]!...


Similar Free PDFs