Prova 2018, questões e respostas PDF

Title Prova 2018, questões e respostas
Course Filosofia
Institution Universidade Veiga de Almeida
Pages 6
File Size 289.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 49
Total Views 147

Summary

Prova da matéria online de Filosofia...


Description

Aluno: PRISCILA ALMEIDA BEIRAGRANDE Avaliaçã o: A2-

Matrícula: 20171109917 (tel:20171109917) Data: 22 de Novembro de 2017 - 08:00 Finalizado

Local : 220 - Sala de aula (Pós) / Andar / Polo Cabo Frio / CABO FRIO Acadêmico: VIRFID-005

Correto

1 "

Incorreto

Anulada

! Discursiva " Objetiva

Código: 22947 - Enunciado: A modernidade marca o início de um novo tempo para o desenvolvimento humano, atingindo diversos campos do conhecimento e da vida em sociedade. As investigações sobre os saberes atingem o desenvolvimento científico e sua metodologia, como também o âmbito específico das relações humanas, quando se discute a legalidade dos pactos estabelecidos entre os grupos sociais. De acordo com o exposto, leia as afirmativas a seguir: I - Para Montesquieu, em O espírito das leis, as leis são estabelecidas a priori e arbitrariamente. II - Jean-Jacques Rousseau considerava que a formulação das leis deveria privilegiar a vontade particular do indivíduo. III - O direito natural, de acordo com Hugo Grotius, tem origem na própria natureza humana racional. IV Segundo Thomas Hobbes, no estado social, o homem é egoísta e não mede a consequência de seus atos. É correto o que se afirma em:

Total: 5,20/10,00

0,00/ 0,75

a) I e II. # b) Somente a III. c) II e IV. d) I e III. e) III e IV. Alternativa marcada: d) I e III. Justificativa: Resposta correta: Somente a III. Para Grotius, o naturalismo vincula-se à capacidade racional do homem. Distratores: As outras afirmativas estão erradas, porque (I) a teoria de Copérnico provou que o sol era o centro do universo, (II) a ciência moderna era estritamente racional e laica, sem apelo ao sobrenatural e, (IV) para Hobbes, é no estado natural que o homem não tem limites para o seu egoísmo.

2 "

Código: 22942 - Enunciado: Em suas pesquisas a respeito do cosmos e da condição humana, a filosofia grega

0,00/ 0,75

fundamentou-se em investigações racionais, não condicionadas às histórias míticas. Diante disso, analise as afirmativas a seguir: I - Os primeiros filósofos gregos desenvolveram uma investigação cosmológica para explicar a origem do universo. II - Aristóteles considera que a justiça corresponde à busca do mundo das ideias perfeitas e imutáveis. III - Os pensadores sofistas examinaram as questões morais de modo laico, relacionando a justiça com o Estado. IV - Em Aristóteles, a concepção de justiça diz respeito, essencialmente, à religiosidade. É correto o que se afirma em: a) Somente a II. b) I e IV. c) I e II. # d) I e III. e) III e IV. Alternativa marcada: b) I e IV. Justificativa: Resposta correta: I e III. Pois, (I) os primeiros filósofos, os pré-socráticos, buscaram descrever racionalmente a origem do mundo e (III) os sofistas priorizavam a laicização das normas morais. Distratores: As outras afirmativas estão erradas, pois, (II) para Aristóteles, não existe relação da justiça com o mundo das ideias platônicas e, (IV) no pensamento, aristotélico, a justiça e a política fazem parte da sabedoria prática, sem vínculo com a religiosidade.

3 "

Código: 22931 - Enunciado: Os raciocínios filosóficos devem ser formulados de modo coerente, a fim de possibilitar

0,00/ 0,75

clareza na exposição de ideias. Diante do exposto, leia as afirmativas a seguir: I - A construção dos raciocínios dedutivos começa com uma premissa singular para concluir por uma proposição universal. II - A proposição "todo

http://ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/r…tailprint/1088998/ba008df6-1482-11e7-8825-0242ac110014/

01/06/2019 14B29 Página 1 de 6

estudante sabe ler" é a primeira premissa do raciocínio indutivo. III - Na organização lógica do pensamento, o silogismo corresponde a uma perfeita construção do raciocínio dedutivo. IV - O estudo dos discursos retóricos foi um importante instrumento político utilizado pelos cidadãos gregos na ágora. É correto o que se afirma em: # a) III e IV. b) Somente a II. c) I e IV. d) II e IV. e) Somente a III. Alternativa marcada: c) I e IV. Justificativa: Resposta correta: III e IV. Pois, (III) o silogismo é considerado como uma perfeita construção dedutiva e (IV) as técnicas retóricas foram fundamentais para os discursos persuasivos da ágora. Distratores: As outras afirmativas estão erradas, pois (I) o raciocínio dedutivo começa com uma premissa universal e geral e (II) o raciocínio indutivo começa com a enumeração de casos particulares.

4 "

Código: 23048 - Enunciado: O processo cultural decorre da ação transformadora e intencional do ser humano ao se

0,75/ 0,75

instalar no mundo em busca de adequação com o meio, aperfeiçoando e desenvolvendo condições próprias para a sua sobrevivência. No âmbito do direito, o filósofo Miguel Reale utilizou a expressão "culturalismo jurídico" a fim de destacar que a ciência do direito contemporâneo é também, em seu sentido antropológico, uma ciência cultural, que não descarta a axiologia no exame das questões jurídicas. Com base no pensamento de Miguel Reale sobre o culturalismo jurídico, identifique a afirmativa correta: a) A ciência jurídica deve desconsiderar qualquer tipo de valoração que possa intervir no direito. # b) Para Reale, o direito encontra-se vinculado à realidade concreta e constitui um objeto cultural. c) No campo jurídico, a cultura deve ser entendida apenas como o aprimoramento intelectual do indivíduo. d) O culturalismo jurídico dá ênfase à ideia de considerar a ciência jurídica em seu aspecto formal. e) A ciência do direito contemporâneo baseia-se, exclusivamente, no enfoque normativo das leis. Alternativa marcada: b) Para Reale, o direito encontra-se vinculado à realidade concreta e constitui um objeto cultural. Justificativa: Resposta correta: Para Reale, o direito encontra-se vinculado à realidade concreta e constitui um objeto cultural. Para ele, a realidade concreta e cultural deve merecer a atenção do direito. Isso quer dizer que, como parte integrante das instituições sociais, as normas jurídicas não podem distanciar-se das bases culturais da população, constituindo-se, portanto, em um objeto cultural. Distratores: A ciência jurídica deve desconsiderar qualquer tipo de valoração que possa intervir no direito. Errada. A ciência jurídica não deve desconsiderar os aspectos valorativos, pois, ao contrário, contemporaneamente aprecia-se a valoração no âmbito do direito. No campo jurídico, a cultura deve ser entendida somente como o aprimoramento intelectual do indivíduo. Errada. O culturalismo jurídico tem uma abordagem antropológica. O culturalismo jurídico dá ênfase à ideia de considerar a ciência do direito em seu aspecto formal. Errada. O culturalismo jurídico valoriza o estudo axiológico no âmbito da jurisdição. A ciência do direito contemporâneo baseia-se, exclusivamente, no enfoque normativo das leis. Errada. O direito atual examina também as questões culturais.

5 "

Código: 22934 - Enunciado: O desenvolvimento dos saberes na modernidade possibilitou a expansão das ciências, a partir da criação do método científico, quando as investigações científicas privilegiaram o exame de um único objeto de estudo, focado em um recorte específico do conhecimento. Posteriormente, entretanto, os estudos interdisciplinares serão retomados e irão se desenvolver no sentido de melhor compreender a realidade de forma ampla. Diante do exposto, leia as afirmativas a seguir: I - O conceito de interdisciplinaridade não é análogo ao de multidisciplinaridade, pois as múltiplas disciplinas não são necessariamente interativas. II - O processo interdisciplinar separa as várias áreas do saber para possibilitar uma melhor compreensão dos conhecimentos. III O saber abrangente da filosofia é interdisciplinar, pois promove uma interação dialógica do conhecimento. IV - Uma pesquisa pluridisciplinar exige uma observação integrada e rigorosa das diversas áreas do conhecimento. É correto o que se afirma em:

0,00/ 0,75

a) II e IV. b) Somente a I. # c) I e III.

http://ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/r…tailprint/1088998/ba008df6-1482-11e7-8825-0242ac110014/

01/06/2019 14B29 Página 2 de 6

d) III e IV. e) II e III. Alternativa marcada: a) II e IV. Justificativa: Resposta correta: I e III. Pois, (I) a interdisciplinaridade é sempre interativa e (III) a filosofia é um saber interdisciplinar, pois agrega várias áreas do conhecimento para melhor relacioná-las. Distratores: As outras afirmativas estão erradas, porque (II) o processo interdisciplinar integra as áreas do conhecimento e não as separa, e (IV) a pluridisciplinaridade não contempla, propriamente, uma integração entre os campos do saber.

6 "

Código: 23043 - Enunciado: Os pressupostos do direito natural perdem-se no tempo, mas coexistem até a época

0,00/ 0,75

atual ao lado de teorias que lhes são antagônicas. Um dos exemplos mais representativos dessa doutrina é a história de Antígona, da tragédia grega de Sófocles, do século V a.C. Na peça, a protagonista é colocada perante o dilema de seguir ou não as leis estabelecidas à época e isso faz com que ela opte pela tradição. Porque Para Antígona, as leis governamentais, estabelecidas de acordo com a tradição, deveriam ser seguidas, prioritariamente, em qualquer situação. Avaliando-se o exposto, é possível considerar como verdadeira a opção: a) A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira. b) As duas afirmativas são falsas. c) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. # d) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. e) As duas afirmativas são verdadeiras. Alternativa marcada: e) As duas afirmativas são verdadeiras. Justificativa: Resposta correta: A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. Apenas a primeira afirmativa é verdadeira porque Antígona prioriza a tradição, destacando a precedência do direito natural. A segunda afirmativa está errada, pois as leis escritas pelos governos seriam posteriores à lei natural.

7 "

Código: 23061 - Enunciado: A coerência e a clareza de um raciocínio dependem, essencialmente, dos argumentos escolhidos para dar sentido às construções discursivas a serem desenvolvidas. No campo do direito, a preocupação com a atividade argumentativa do orador é especialmente importante, a fim de que os discursos sejam compatíveis com a necessidade racional da exposição das ideias. A teoria da argumentação jurídica pretende dar ênfase à construção dialética dos discursos, baseando-se, por exemplo, nas teorias de Theodor Viehweg, Chaïm Perelman e Robert Alexy. Considerando o exposto, identifique a alternativa com teoria e explicação corretas:

0,00/ 0,75

# a) A teoria da argumentação, de Chaïm Perelman, caracteriza-se pelo resgate da retórica antiga, a fim de instaurar um novo modelo de discursividade dialógica. b) Robert Alexy propõe, para a sua teoria da argumentação jurídica, que sejam desconsideradas as interpretações axiológicas nos discursos do direito. c) A teoria da argumentação, de Theodor Viehweg, foi desenvolvida com base na obra de Platão, para destacar os argumentos formais e normativos. d) Chaïm Perelman fundamenta-se no sistema filosófico de René Descartes para desenvolver a tese de uma verdade evidente, de base matemática. e) Para Robert Alexy, o raciocínio jurídico deve seguir as bases do positivismo científico a fim de possibilitar a sustentação formal das normas jurídicas. Alternativa marcada: e) Para Robert Alexy, o raciocínio jurídico deve seguir as bases do positivismo científico a fim de possibilitar a sustentação formal das normas jurídicas. Justificativa: Resposta correta: A teoria da argumentação, de Chaïm Perelman, caracteriza-se pelo resgate da retórica antiga, a fim de instaurar um novo modelo de discursividade dialógica. Chaïm Perelman inspirou-se nos estudos da retórica antiga. Distratores: Robert Alexy propõe, para a sua teoria da argumentação jurídica, que sejam desconsideradas as interpretações axiológicas nos discursos do direito. Errada. Alexy destaca a necessidade de interpretação dos princípios axiológicos. A teoria da argumentação, de Theodor Viehweg, foi desenvolvida com base na obra de Platão, para destacar os argumentos formais e normativos. Errada. Viehweg inspirou-se no

http://ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/r…tailprint/1088998/ba008df6-1482-11e7-8825-0242ac110014/

01/06/2019 14B29 Página 3 de 6

Órganon de Aristóteles. Chaïm Perelman fundamenta-se no sistema filosófico de René Descartes para desenvolver a tese de uma verdade evidente, de base matemática. Errada. Perelman desenvolve uma crítica radical ao sistema de Descartes. Para Robert Alexy, o raciocínio jurídico deve seguir as bases do positivismo científico a fim de possibilitar a sustentação formal das normas jurídicas. Errada. Alexy discorda de qualquer recorrência ao positivismo científico.

8 "

Código: 23009 - Enunciado: As discussões a respeito da doutrina do direito natural vêm desde a Grécia Clássica, ora sob uma visão laicizada, ora vinculadas ao sagrado. É possível observar que os pressupostos dessa concepção, que se baseia nos costumes e na tradição das sociedades, permeia as mais antigas manifestações do agir humano. Diante do exposto, identifique a alternativa que contém a assertiva correta em relação ao jusnaturalismo:

0,75/ 0,75

a) As bases da doutrina do direito natural assentam-se estritamente sobre cânones religiosos. b) A concepção do direito natural é posterior à elaboração das leis escritas criadas pelas sociedades. c) As normas do direito natural consideram somente os aspectos racionais da atividade humana. # d) A doutrina do direito natural fundamenta-se em essência na equidade e no bom senso da natureza humana. e) Para a doutrina do direito natural, é imprescindível a vinculação com a religiosidade. Alternativa marcada: d) A doutrina do direito natural fundamenta-se em essência na equidade e no bom senso da natureza humana. Justificativa: Resposta correta: A doutrina do direito natural fundamenta-se em essência na equidade e no bom senso da natureza humana. O direito natural segue as normas da tradição baseadas na natureza humana. Distratores: As bases da doutrina do direito natural assentam-se estritamente sobre cânones religiosos. Errada. O direito natural não se baseia apenas em cânones religiosos. A concepção do direito natural é posterior à elaboração das leis escritas criadas pelas sociedades. Errada. O direito natural antecede a elaboração das leis escritas. As normas do direito natural consideram somente os aspectos racionais da atividade humana. Errada. O direito natural pode considerar aspectos racionais e religiosos. Para a doutrina do direito natural, é imprescindível a vinculação com a religiosidade. Errada. O direito natural não precisa ter necessariamente um vínculo com a religiosidade.

9 !

Código: 22949 - Enunciado: Após a invasão dos bárbaros na Europa Ocidental, ocorreu a decadência das cidades e a fuga das populações para o interior. Uma das consequências desse fato foi a ascensão do poder da Igreja. Nessa época, pensadores cristãos, como Tomás de Aquino, buscaram fundamentar, teoricamente, os cânones religiosos, retomando as ideias dos filósofos gregos para sustentar e cristianizar as suas teorias, a fim de estabelecer normas legais baseadas no sagrado. Considerando que, em sua Suma Teológica, Tomás de Aquino estabelece uma distinção a respeito dos tipos de leis, diferencie a lei eterna da lei humana.

2,00/ 2,00

Resposta: Comentários: Resposta certa. Justificativa: Expectativa de resposta: Em Tomás de Aquino, a lei eterna provém exclusivamente de Deus e é perfeita. A lei humana é criação dos homens, imprescindível à vida em sociedade. Isso significa que a lei eterna decorre da vontade divina e envolve todo o universo, enquanto a lei humana é estabelecida pelos homens para atingir determinados grupos sociais.

10 !

Código: 23046 - Enunciado: O privilégio dado à racionalidade, no século XIX, possibilitou o progresso da investigação científica e ampliou as transformações decorrentes da Revolução Industrial nos campos político, social e econômico. O pensador Karl Marx elaborou uma crítica radical ao modelo econômico dessa época, denunciando os conflitos entre as classes sociais, que, para ele, eram resultantes do paradigma de Estado "burguês" e das suas instituições. Tendo em vista as concepções de Marx, sintetize a crítica marxista às questões jurídicas.

1,70/ 2,00

Resposta: Comentários: Faltou explicitar a visão marxista sobre 'as questões jurídicas'... Justificativa: Expectativa de resposta: Para Marx, o Estado burguês controla ideologicamente toda a estrutura social. Portanto, o direito, como parte integrante e importante dessa estrutura, não pode ser um instrumento adequado de administração da justiça, por estar submetido à classe dominante e, consequentemente, ao poder

http://ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/r…tailprint/1088998/ba008df6-1482-11e7-8825-0242ac110014/

01/06/2019 14B29 Página 4 de 6

estatal.

(https://strtec.s3.amazonaws.com/ilumno/processamento/imagens_corrigidas/2017/11/22/94ce3026cfba-11e7-ad9f-0242ac110016.jpg? Signature=1OU7qG%2BrOA%2FaIO1aHGZDhXPslF8%3D&Expires=1559422141&AWSAccessKeyId=AKIAJ5OVDHP63

http://ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/r…tailprint/1088998/ba008df6-1482-11e7-8825-0242ac110014/

01/06/2019 14B29 Página 5 de 6

(https://strtec.s3.amazonaws.com/ilumno/processamento/imagens_corrigidas/2017/11/22/96d4c8eecfba-11e7-ad9f-0242ac110016.jpg? Signature=STJHlRsE6zJF0sTjkp2yMTXtbUA%3D&Expires=1559422141&AWSAccessKeyId=AKIAJ5OVDHP63TNWC3PQ

http://ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/r…tailprint/1088998/ba008df6-1482-11e7-8825-0242ac110014/

01/06/2019 14B29 Página 6 de 6...


Similar Free PDFs