Questão de cinesio 06 - resumos de questoes PDF

Title Questão de cinesio 06 - resumos de questoes
Course Anatomia Humana
Institution Universidade da Amazônia
Pages 25
File Size 332 KB
File Type PDF
Total Downloads 80
Total Views 124

Summary

resumos de questoes ...


Description

1. Paciente H.T.S., 32 anos, auxiliar de serviços na construção civil foi encaminhado à fisioterapia para tratamento de síndrome do impacto em ombro direito. Na elaboração do plano de tratamento o fisioterapeuta incluiu movimento pendulares para a articulação do ombro para favorecer a decoaptação articular, tal técnica é denominada: a) Exercícios de Frenkel b) Exercícios de Codman c) Exercícios de Klaap d) Exercícios de Bel e) Método Kabat 2. O fuso muscular é o principal órgão sensitivo do músculo e é composto de fibras microscópicas que ficam paralelas à fibra extrafusal. Em relação ao fuso muscular, é CORRETO afirmar que: A) as fibras do fuso muscular são sensíveis à duração na qual um músculo é tensionado. B) o fuso muscular age como receptor de estiramento. C) o fuso muscular detecta as alterações de equilíbrio no músculo. D) o fuso muscular monitora a pressão que é aplicada no músculo. E) o fuso é sensível ao grau de estiramento da fáscia muscular. 3. Paciente, sexo masculino, sedentário, 14 anos, com diagnóstico de hipercifose torácica, procura atendimento fisioterapêutico e relata que passa horas do dia sentado em frente ao computador. Basicamente, de forma simplificada, pode-se trabalhar na cinesioterapia (A) alongamento da região lateral do tronco e fortalecimento da região anterior do tronco. (B) alongamento da região posterior do tronco e fortalecimento da região lateral do tronco. (C) alongamento da região anterior do tronco e fortalecimento dos músculos rotadores do tronco. (D) alongamento da região posterior do tronco e fortalecimento da região anterior do tronco. (E) alongamento da região anterior do tronco e fortalecimento da região posterior do tronco. 4. No tratamento com cinesioterapia o profissional pode utilizar diferentes métodos e técnicas terapêuticas dependendo de seus objetivos, neste sentido faça a relação da técnica ao seu objetivo preenchendo corretamente os parênteses abaixo: I- Método de Klaap II- Exercícios de Codman III- Exercícios de Frenkel IV- Facilitação Neuromuscular proprioceptiva. (__) Série de exercícios ritmados e progressivos para treino proprioceptivo. (__) Possui como técnicas específicas a reversão de estabilizações e o manter-relaxar. (__) Série de exercícios pendulares para ganho de ADM (__) Série de exercícios de alongamento e fortalecimento para o trono em posição de gato e joelhos. A sequência correta para preenchimento dos parênteses acima, seria: A) B) C) D)

I; II; III; IV III; IV; I; II II; I; IV; III III; IV; II; I

E) II; I; IV; II 5. Os exercícios resistidos podem ser classificados em categorias, comparando a força gerada em um músculo ou grupo de músculos em relação à carga externa. Sobre os exercícios, assinale a alternativa INCORRETA. A) A resistência aplicada a uma velocidade constante é denominada isométrica. B) O exercício dinâmico resistido pode ser realizado em diferentes modalidades, posturas e intensidades. O exercício dinâmico implica o movimento articular com uma contração de encurtamento ou de alongamento ativo. C) O exercício isométrico é utilizado somente para aumentar o desempenho muscular, já que não ocorre movimento articular e, tecnicamente, não há trabalho realizado (trabalho = força x distância = 0); portanto o exercício isométrico é considerado funcional. D) O exercício isométrico é preferível ao exercício dinâmico, quando o movimento articular não é desconfortável ou está indicado no período pós-operatório ou em uma articulação instável. E) O exercício isométrico também funciona como um componente do exercício dinâmico como quando existe fraqueza em um ponto específico da amplitude de movimento. 6.

Observe os seguintes conceitos:

I.

Habilidade de mover uma única articulação ou uma série de articulações de maneira suave e confortável por meio da Amplitude de Movimento irrestrita e sem dor. II. Amplitude excessiva de movimento osteocinemático ou artrocinemático para a qual não existe qualquer controle muscular protetor. III. Condição de resistência alta e fixa ao alongamento, que resulta da fibrose ou do encurtamento dos tecidos moles ao redor de uma articulação ou dos músculos; IV. Aumento da amplitude de movimento, assintomática. Podemos definir respectivamente como: a Flexibilidade, Hipermobilidade, Contratura, Instabilidade. b Hipermobilidade, Flexibilidade, Contratura, Instabilidade. c Instabilidade, Hipermobilidade, Contratura, Flexibilidade. d Flexibilidade, Instabilidade, Contratura, Hipermobilidade. e Hipermobilidade, Flexibilidade, Contratura, Instabilidade. 7.

Em relação aos efeitos do alongamento muscular pode-se afirmar que

a) quanto menor for o comprimento do músculo, maior será sua capacidade de produzir tensão, até um determinado limite; b) quanto maior for o comprimento do músculo, maior será sua capacidade de produzir tensão, até um determinado limite; c) comprimento e tensão musculares não podem ser relacionados; d) comprimento e tensão musculares não são propriedades musculares; e) o alongamento diminui o efeito do torque. 8.

A técnica de inibição recíproca, utilizada no alongamento muscular, prevê que deve ser realizado:

a. excitação de agonistas e antagonistas sinérgicos. b. inibição da musculatura agonista do músculo que se quer alongar. c. excitação da musculatura agonista do músculo que se quer alongar. d. inibição da musculatura antagonista do músculo que se quer alongar. e. inibição de agonistas e antagonistas sinérgicos. 9. Os exercícios de alta intensidade e alta velocidade que enfatizam o desenvolvimento de potência muscular e coordenação motora são conhecidos como:

a. Isocinético excêntrico. b. Isocinético concêntrico. c. Em cadeia aberta. d. Pliométrico. e. Em isometria. 10. Assinale a alternativa onde o quadríceps realiza uma contração excêntrica. (A) Subir escadas. (B) Chutar uma bola. (C) Descer um degrau. (D) Subir de um agachamento. (E) Flexionar o joelho. 11. O alongamento muscular é um procedimento bastante eficaz e muito utilizado na reabilitação neuromuscular. Analise as situações abaixo descritas e assinale a alternativa CORRETA. (A) O alongamento está contraindicado em pacientes idosos com osteoporose por longa permanência no leito. (B) Nas fraturas de extremidades em vias de consolidação, o alongamento muscular no segmento acometido deverá ser seguido de estabilização entre o local da fratura e a articulação. (C) A tensão criada no músculo durante o alongamento estático é o dobro da tensão criada no alongamento balístico. (D) Os alongamentos de alta intensidade resultam em ótimas taxas de ganho da amplitude de movimento (ADM). (E) A força necessária para alongar os tecidos contráteis é inversamente proporcional ao aquecimento do músculo. 12. Em relação às técnicas de mobilização articular, assinale a opção correta. a) Deslizamento umeral posterior aumenta a extensão e a rotação externa do ombro. b) Utiliza o movimento osteocinemático. c) O movimento em pequena amplitude, chamado grau I, está indicado quando existe dor. d) O deslizamento tibial posterior é indicado para aumentar a amplitude de extensão do joelho. e) O deslizamento posterior do tálus é indicado para aumentar a amplitude de flexão plantar do tornozelo. 13. Os movimentos artrocinemáticos são necessários para o funcionamento articular normal e podem ser demonstrados passivamente, mas não podem ser realizados isolada e voluntariamente pelo indivíduo. Considerando-se os movimentos artrocinemáticos, é CORRETO afirmar que: A) o giro se dá quando novos pontos em uma superfície entram em contato com os novos pontos da superfície oposta. B) rolamento é uma rotação ao redor de um eixo mecânico estacionário. C) um exemplo de deslizamento ocorre durante a adução de ombro, quando a cabeça umeral desliza inferiormente na cavidade glenoide da escápula, impedindo, dessa forma, a impactação do úmero com o acrômio nos últimos graus de adução do ombro. D) deslizamento ocorre quando um ponto de uma superfície em movimento entra em contato com novos pontos da superfície oposta. 14. Analise a situação clínica a seguir. Uma secretária executiva de 35 anos de idade, que faz uso constante de sapato de salto alto, sofreu uma entorse grau II com inversão do tornozelo. Foi encaminhada

para o serviço de fisioterapia quatro semanas após a lesão. Considerando essa situação, assinale a alternativa em que o plano de tratamento fisioterapêutico está corretamente descrito. A) Marcha normal com dispositivo de auxílio. B) Restauração da ADM normal e trabalho de controle motor. C) Marcha com apoio parcial. D) A crioterapia deve ser utilizada como recurso anti-inflamatório. 15. No paciente portador de incoordenação motora oriunda de tabes dorsal, o exercício mais indicado é o de: A) Kabatt. B) Frenkel. C) Nicolas. D) Willians. E) Codman. 16. O mecanismo dominante que mantém o aumento na força muscular a longo prazo é um aumento no tamanho do músculo, e existe forte relação entre o tamanho e a força do músculo tanto em homens quanto em mulheres. O desenvolvimento da força muscular durante um período prolongado depende do aumento contínuo do tamanho do músculo. Uma vez ativado, um músculo tenderá encurtar e exercer força sobre o tendão; em seguida, essa força é transferida para as estruturas esqueléticas. A resistência encontrada durante a ação muscular determinará o movimento resultante. São três os tipos de ações musculares. Com relação a esses três tipos de ações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Contração concêntrica (CON) ou de encurtamento: ocorre quando a tensão desenvolvida é maior que a resistência e o músculo encurta. Essa ação é produzida pela fase de elevação (concêntrica) dos exercícios de treinamento contrarresistência como supino, agachamento e flexão dos braços. ( ) Contração excêntrica (EXC) ou de alongamento: ocorre quando a tensão desenvolvida é inferior à resistência e o músculo tente encurtar, mas, na realidade, é alongado. Essa ação muscular é produzida na fase de abaixamento (excêntrica) dos exercícios de treinamento de contrarresistência. ( ) Contração isométrica (ISOM) ou estática: ocorre quando a tensão desenvolvida é igual à resistência encontrada e o comprimento da musculatura permanece essencialmente inalterado. Essa ação muscular é observada quando o indivíduo tenta exercer uma força contra um objeto imóvel como, por exemplo, uma parede. A sequência está correta em A) V, V, V. B) V, V, F. C) V, F, V. D) F, V, V. 17. Inicialmente desenvolvida por Kabat, e em sequência por Knott e Voss, a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) tem como objetivo permitir aos terapeutas analisar e avaliar o movimento do paciente, enquanto, ao mesmo tempo, facilita estratégias de movimentos funcionais mais eficientes. Acerca da técnica assinale a alternativa CORRETA: a) A FNP tem como princípios a estimulação dos proprioceptores para inibir a demanda feita ao mecanismo neurIomuscular. b) Integra técnicas manuais e de eletroterapia. c) As técnicas manuais são integradas com alongamento e fortalecimento com princípios neurofisiológicos de indução sucessiva, inervação e inibição recíproca, além do fenômeno de irradiação. d) Desde o seu início, a FNP integrou, com sucesso, vários dos conceitos de intervenções contemporâneas em neurorreabilitação, porém não também inclui estimulação sensorial. e) Entre as técnicas específicas temos, o contato lumbrical, a iniciação rítmica e o comando verbal. f) 18. O método Kabat, contemporaneamente conhecido como Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) é mais do que uma técnica. É uma filosofia de tratamento e a base desta filosofia está no conceito de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiência, tem um potencial ainda não explorado. Acerca dos procedimentos básicos necessários à aplicação do método assinale a alternativa correta:

a) A tração (separação das superfícies articulares) e a aproximação (compressão das superfícies articulares) são duas manobras opostas, em ambas estimulam os receptores articulares que são: os corpúsculos de Golgi que estão localizados nos planos de flexo-extensão das cápsulas articulares, corpúsculos de Hulfini que estão localizados nas partes laterais. Estes receptores articulares fazem parte do sistema sinestésico que vai dar a sensibilidade profunda consciente, a sensação da posição do seguimento no espaço. No tratamento, o uso da tração parece promover movimento, enquanto a aproximação, estabilidade ou manutenção de postura. b) A iniciação rítmica pode ser provocada manualmente levando rapidamente à parte do corpo mais adiante do ponto de tensão, tendo a certeza de que todos os componentes estão estirados; especialmente de que a rotação está correta. c) O contato visual é o contato direto da mão do terapeuta nas zonas de propriocepção do paciente. Para controlar o movimento e resistir à rotação, o terapeuta utiliza-se de contato lumbrical. Usa-se um contato manual distal e outro proximal. Iremos atuar sobre os esteroceptores, especialmente de pressão e cutâneo. d) De acordo com o contato lumbrical é necessário olhar o paciente e comunicar-se visualmente para observarmos se o paciente entendeu o que você deseja e verificar também se ele expressa algum sinal de dor. O feedback fornecido pelo sistema sensorial da visão pode promover uma contração muscular mais potente. e) A contração-relaxamento deve ser apropriada ou ótima e é utilizada para: facilitar a habilidade do músculo em se contrair, aumentar o controle motor, ajudar o paciente a adquirir consciência dos movimentos, aumentar a força muscular e promover a hipertrofia. 19. Baseado no Método RPG (Reeducação Postural Global) pode-se afirmar que os grupos musculares estão dispostos em cadeias musculares, que por sua vez, são divididas em estáticas e dinâmicas. São consideradas cadeias musculares estáticas: a) respiratória, anterior do braço e posterior da coxa; b) inspiratória, posterior e ântero-interna do quadril; c) inspiratória, expiratória e posterior; d) anterior, posterior e lateral; e) anterior do braço, lateral e expiratória. 20. Geoff Douglas Maitland escreveu: “quando a estrutura que se move for convexa, o deslizamento acontecerá no sentido contrário domovimento e quando a estrutura for côncava, o deslizamento acontecerá no mesmo sentido do movimento”. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo. I. Para recuperar a flexão do cotovelo, o fisioterapeuta deve provocar os deslizamentos na mesma direção da flexão. II. Com o paciente na posição anatômica e para ganhar a flexão de punho, o fisioterapeuta deve deslizar os ossos do carpo para a região posterior. III. Com o paciente em decúbito ventral e o joelho flexionado, para ganhar a extensão o fisioterapeuta deve provocar os deslizamentos no sentido cefálico. IV. Para recuperar a flexão dorsal do tornozelo, o fisioterapeuta deve provocar os deslizamentos do osso talo no sentido contrário do movimento. Baseado nas informações acima, assinale a alternativa correta. A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

B) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. C) Apenas as afirmativas I e III estão erradas. D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão erradas. E) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

1- (COFFITO, 2016) Conforme os princípios do método de facilitação neuromuscular proprioceptiva – FNP, largamente utilizado como um recurso de cinesioterapia para os mais diversos tipos de tratamento fisioterapêutico, analise as seguintes afirmativas: I. O alongamento de contrair-relaxar utiliza o princípio da inibição recíproca. II. A sequência de contrair-relaxar é executada quando se leva o membro até a posição de estiramento suave e solicita-se uma contração do músculo oposto ao que está sendo alongado. III. As técnicas de alongamento do FNP utilizam uma sequência de contrair-relaxar, uma contração do agonista, ou uma sequência de contrair-relaxar-contração do agonista. IV. Sugere-se que as técnicas de alongamento por FNP aumentam a amplitude de movimento muscular pela utilização da inibição recíproca e autogênica para induzir o relaxamento. V. O alongamento por FNP é indicado quando a contração muscular além do alongamento é apropriada. Assinale a alternativa correta: a) São verdadeiras apenas as afirmativas I, III e IV. b) São verdadeiras apenas as afirmativas I, III e V. c) São verdadeiras apenas as afirmativas III, IV e V. d) São verdadeiras apenas as afirmativas II, IV e V. e) São verdadeiras apenas as afirmativas I, II e III.

2- (Instituto AOCP/ EBSERH/HU-UFS/2014) Em pacientes comatosos, paralíticos ou quando há uma reação inflamatória e a ADM ativa é dolorosa, assinale a alternativa INCORRETA quanto os objetivos da ADM passiva: a) Minimizar os efeitos da formação de contraturas. b) Manter a elasticidade mecânica do músculo. c) Melhorar o movimento sinovial para nutrição das cartilagens e difusão de substâncias dentro da articulação. d) Manter a integridade da articulação ou tecidos moles. e) Dar feedback sensorial dos músculos em contração.

3- (IADES-EBSERH-UFBA/2014) Quanto a realizar mobilização da articulação de forma passiva, durante o tratamento fisioterapêutico, é correto afirmar que ela possui como meta: a) Aumentar a dor pós-operatória. b) Diminuir a mobilização articular. c) Aumentar o número de sarcômeros em série. d) Favorecer o movimento sinovial para nutrição da cartilagem. e) Aumentar a força muscular.

4- (SES-PE/UPENET/IUAPE- 2014) Entre as inúmeras técnicas disponíveis para os fisioterapeutas, o exercício terapêutico mostrou ser fundamental para melhorar a função e reduzir a incapacidade. Sobre conceitos gerais e recursos gerais e recursos terapêuticos, assinale a alternativa INCORRETA: a) Os fisioterapeutas aplicam seus conhecimentos e habilidades clínicas para prevenir, reduzir ou eliminar os comprometimentos, as limitações da atividade e as restrições em participação. b) O comprometimento estrutural pode ser definido como uma alteração em qualquer função fisiológica como desempenho muscular, mobilidade articular, equilíbrio, postura ou função motora. É um comprometimento da função corporal. c) O exercício terapêutico é considerado um elemento central em muitos planos de tratamento fisioterápico. É o desempenho e a execução sistemática dos movimentos planejados, posturas ou atividades pretendidas para capacitar o paciente/cliente. d) O exercício terapêutico pode incluir condicionamento e recondicionamento aeróbico e de resistência (endurence); treinamento de equilíbrio, coordenação e agilidade; melhora da mecânica corporal e da percepção da postura, alongamento muscular; técnicas de amplitude de movimento, entre outras técnicas. e) A incapacidade de um indivíduo refere-se a qualquer restrição ou incapacidade de realizar papéis socialmente definidos e tarefas esperadas dentro de um ambiente sociocultural e físico.

5- (Rômulo Passos, 2015) Em relação aos exercícios em Cadeia Cinética Fechada (CCF) e Cadeia Cinética Aberta (CCA), julguem os itens que seguem, atribuindo (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as alternativas Falsas. Logo após marque a sequência correta: ( ) Na CCF utiliza-se múltiplos grupos musculares ( ) A Estabilização dinâmica com maior contenção postural e apoio adicional para a articulação é observado na CCA. ( ) Na CCA os exercícios são realizados prioritariamente com eixo e plano simples. ( ) Na CCF os padrões de movimentos são mais funcionais, enquanto que na CCA são mais simples. ( ) As forças de cisalhamento são maiores na CCA. a) V-F-V-F-V b) V-V-F-F-V c) V-F-F-F-V

d) V-V-V-V-V e) V-F-V-V-V

6- (VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011) Robson, um menino de 7 anos de idade, sofreu uma lesão cerebral severa adquirida ao ser atropelado por um carro com uma velocidade de 50 km/h, enquanto andava de bicicleta sem capacete. Permaneceu na unidade de terapia intensiva pediátrica (UTIP) por 15 dias. A pressão intracraniana após a cirurgia permaneceu abaixo de 25 mmHg. Imediatamente após a estabilização de seu estado neurológico, foi iniciada a fisioterapia motora. Quais os objetivos da fisioterapia motora nesses 15 dias de permanência na UTIP? I. Manter a amplitude de movimento articular. II. Manter a elasticidade muscular e tecidos adjacentes. III. Ganhar força muscular. IV. Posicion...


Similar Free PDFs