Questões - Adorno e Horkheimer e Indústria Cultural PDF

Title Questões - Adorno e Horkheimer e Indústria Cultural
Course FILOSOFIA
Institution Universidade Católica de Santos
Pages 11
File Size 165.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 16
Total Views 121

Summary

Questões abordando Adorno e Horkheimer e Indústria Cultural....


Description

Questões - Adorno e Horkheimer e Indústria Cultural 1. Segundo a Escola de Frankfurt, tendo como referência Adorno e Horkheimer, assinale a alternativa correta. a) Adorno e Horkheimer se fundamentam no pensamento hegeliano, uma vez que sustentam que a superação do modelo de racionalidade está intimamente ligado ao justo equilíbrio entre uso público e uso privado da razão. b) Adorno e Horkheimer defendem o pensamento iluminista, em relação à libertação do medo, do credo, da magia e do mito, assim como torná-los senhores autônomos e livres por meio da ciência e da técnica. Obteve êxito no capitalismo. c) Adorno e Horkheimer entendem que são alternativas das catástrofes da primeira metade do século XX o entendimento da referência de progresso, baseado no conceito de capitalismo. d) Adorno e Horkheimer entendem que a razão deve ser instrumentalizada, tendo como base as técnicas do “fordismo”. e) Adorno e Horkheimer questionam a compreensão da noção de progresso consolidada ao longo da trajetória da razão, por estar vinculada a um modelo de racionalidade de cunho instrumental.

2. Leias as alternativas e responda qual das questões a seguir estão presentes no pensamento da Escola de Frankfurt sobre a razão ocidental: a) Para a escola de Frankfurt, há a autodestruição da razão, principalmente quando analisadas as origens da razão e a barbárie testemunhada na História, comprometendo o próprio ideal iluminista de liberdade. b) Como representantes da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer sustentam

a existência de uma implicação paradoxal da razão ocidental e da

razão tradicional. c) Os filósofos da Escola de Frankfurt asseveram que a racionalidade moderna contrapõe o irracionalismo inerente à sua própria constituição, indo de encontro à racionalidade tradicional, posto que a visão contemporânea da razão objetiva é adequar meios e fins em busca de dominar somente a natureza. d) A racionalidade tradicional se institui na crítica feita pela Escola de Frankfurt, posto que colocam a razão como dominação e controle da natureza exterior e interior.

e) Para os filósofos de Frankfurt, a racionalidade moderna adota a mesma atitude com relação aos objetos que o ditador em relação aos homens, posto que separa sujeito e objeto, destituindo o indivíduo de seu aspecto empírico, transformando-o em um sujeito autônomo.

3. De acordo com a Teoria Crítica e os filósofos Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, Marque a alternativa correta: a) Max Horkheimer e Theodor W. Adorno foram importantes membros da escola hegeliana, fundada em 1924, na Alemanha. Esses teóricos, sob a orientação marxista, desenvolveram importantes estudos filosóficos sobre a Teoria Crítica. b) A Teoria Crítica está atrelada à teoria tradicional e constitui uma crítica a ela, uma vez que a teoria tradicional está desenvolvida com base no pensamento iluminista, que vislumbra a razão como emancipação. c) Como representante da Escola de Frankfurt, Kant (1985) sustenta que o esclarecimento é um processo de saída da minoridade por meio da autonomia, da vontade e da liberdade, pelas quais os indivíduos devem passar, o que se contrapõe à teoria tradicional. d) Para Adorno e Horkheimer a base da razão crítica está vinculada à dominação, subordinada à técnica e à instrumentalização. e) A Teoria Crítica destacou-se por questionar os processos das relações de poder e as instituições da ordem mundial, com base em uma interpretação materialista de caráter marxista das sociedades industriais e seus fenômenos na contemporaneidade.

4. Sobre as bases da Teoria Crítica, responda a alternativa correta. a) A Teoria Crítica baseia-se em diretrizes kantianas para explicar o funcionamento da sociedade e a formação de classes, haja vista que Kant analisa e critica as relações e exploração de trabalho e as relações econômicas do capitalismo. b) A Teoria Crítica está fundamentada nas diretrizes marxistas, para explicar o funcionamento da sociedade e a formação de classes. Critica as relações e exploração de trabalho, bem como as relações econômicas do capitalismo. c) Para Kant, quando a razão abre mão da autonomia para a heteronomia, ou seja, quando se instrumentaliza, ela perde sua natureza inicial de libertação.

d) Adorno e Horkheimer sustentam que a Teoria Crítica afasta a razão do caminho idealizado pela razão iluminista, fazendo-se necessário regressar à razão tradicional. e) Kant, principal representante da Escola de Frankfurt, sustenta que as consequências que ameaçam o projeto inicial iluminista é justamente a base da emancipação e da autonomia do sujeito. 5. A respeito da razão instrumental, apontada pela Teoria Crítica na Escola de Frankfurt, marque a opção correta. a) A razão instrumental, para Horkheimer (1985), segundo a Teoria Crítica, significa o processo de operacionalização plena da razão, o que se opõe à proposta inicial da própria razão e do esclarecimento na teoria tradicional. b) A razão instrumental, de acordo com a razão tradicional, acontece a partir do momento em que o sujeito decide que o conhecimento se trata de dominar e de controlar a natureza e os seres humanos. c) Segundo a teoria tradicional, a razão passa a ser instrumental quando deixa de buscar o verdadeiro conhecimento para servir de instrumento para dominar, exercer poder e explorar. d) A razão instrumental está fundamentada na ideologia da igualdade das relações de trabalho e libertação, atingida pelo ideal kantiano. e) Segundo Horkheimer, a razão se instrumentaliza quando abre mão da heteronomia para a autonomia, perdendo sua natureza inicial de libertação. 6. Adorno e Horkheimer foram membros da Escola de Frankfurt, pensaram as relações entre o capitalismo industrial e as produções culturais em seu tempo. Sobre o pensamento desses filósofos, é possível afirmar: a) O desenvolvimento do capitalismo e das mídias democratizaram o acesso à cultura, permitindo maior esclarecimento da população. b) A indústria cultural produziu obras de arte capazes de promover as mais genuínas afecções e emoções. c) A produção cultural capitalista objetiva a emancipação e o desenvolvimento da autonomia intelectual das pessoas. d) A indústria cultural promove o entretenimento, que é a forma mais genuína de alegria e lazer que a arte pode promover

e) A indústria cultural promove a massificação da cultura, transforma-a em produto e objetiva a criação de modelo de comportamento, valores e necessidades.

7. Kant justifica a menoridade intelectual, ou ainda, a incapacidade de reflexão do indivíduo, como culpa do próprio indivíduo. Esse seria um dos modos de compreender a união de um grupo e formação de uma massa tutelada por outros. De acordo com a teoria kantiana sobre o esclarecimento, assinale a alternativa correta. a) Para Kant, a culpa da menoridade do indivíduo é dos sentimentos de soberba e arrogância. b) Segundo Kant, o que leva os indivíduos a se acomodarem na menoridade intelectual é a preguiça e a covardia. c) Para Kant, os indivíduos são culpados por não se revoltarem contra seus tutores. d) Kant defende que todos devemos sempre nos submeter a preceitos religiosos e de autoridade do governante, a despeito da razão. e) Kant achava que a culpa sobre o indivíduo é sempre do monarca que não toma providências.

8. Adorno e Marcuse discordavam sobre alguns pontos em relação aos fins da indústria cultural. Enquanto um desses autores era um ferrenho crítico, o outro via uma possibilidade de subversão dessa estrutura dentro dela mesma. A esse respeito, assinale a alternativa correta. a) Adorno se manteve crítico à indústria e à massificação, já que sempre seriam meios de manipulação da massa pela sociedade burguesa. Marcuse buscou uma alternativa na arte para achar um modo de romper com a estrutura da indústria. b) Marcuse acreditava que todos são esclarecidos, logo seria impossível manipular os indivíduos por um meio como arte e indústria. Adorno concordava e, ainda que não fosse assim, bastaria elucidar as pessoas. c) O grande problema para Adorno é que não havia programas destinados à arte clássica, já para Marcuse o problema era que deveriam se transmitir filmes e reproduzir músicas nas fábricas a fim de evitar a manipulação.

d) Marcuse defendia que manifestos distribuídos em formato de panfletos resolveriam o problema da indústria, afinal, isso é mais eficaz do que o audiovisual. Adorno pensava que deveriam reduzir a jornada para os trabalhadores frequentarem os cinemas. e) Adorno defendia que apreendessem todos os aparelhos de rádio e televisão e condicionassem essas pessoas aos partidos. Marcuse acreditava que cultura não poderia formar bem o indivíduo.

9. Atualmente os meios de comunicação influenciam as pessoas, seja por novelas, por filmes ou mais massificadamente pelas redes sociais. A esse movimento é dado o nome de massificação cultural. De acordo com o que viu neste capítulo, assinale a alternativa correta. a) As mídias atuais não exercem influência sobre os indivíduos, uma vez que todas essas redes promovem apenas cultura. b) As mídias atuais são inofensivas, já que só apresentam a realidade do mundo. c) As mídias sociais promovem apenas a melhoria de vida, já que aproximam as pessoas. d) As mídias sociais promovem igualdade entre os indivíduos. e) As mídias sociais influenciam os seus usuários, seja por propagandas, estilos de vida, correntes e modo de postagem de conteúdos e fotos. 10. Há um conceito muito caro para a tradição de pensamento alemã que pensa a filosofia e a educação em uma relação de cultivo. Segundo Adorno, essa seria a saída para a massificação cultural. Assinale a alternativa que melhor explicita esse conceito. a) Para a tradição alemã, o conceito de técnica faria o indivíduo aprimorar seus conhecimentos acerca da cultura e do mundo. b) Para a tradição alemã, o conceito de teatro popular mudaria a formação do indivíduo. c) Os alemães acreditavam que o conceito de cuidado resolveria o problema de cultura e confiança do indivíduo. d) Para os alemães, o conceito de Bilgund como formação filosófica/ educacional e estética, faria do indivíduo um ser frágil para o trabalho.

e) Para os alemães, o conceito de Bilgund como formação filosófica/ educacional e estética seria a saída para o indivíduo não se alienar.

Respostas Corretas 1. Segundo a Escola de Frankfurt, tendo como referência Adorno e Horkheimer, assinale a alternativa correta. a) Adorno e Horkheimer se fundamentam no pensamento hegeliano, uma vez que sustentam que a superação do modelo de racionalidade está intimamente ligado ao justo equilíbrio entre uso público e uso privado da razão. b) Adorno e Horkheimer defendem o pensamento iluminista, em relação à libertação do medo, do credo, da magia e do mito, assim como torná-los senhores autônomos e livres por meio da ciência e da técnica. Obteve êxito no capitalismo. c) Adorno e Horkheimer entendem que são alternativas das catástrofes da primeira metade do século XX o entendimento da referência de progresso, baseado no conceito de capitalismo. d) Adorno e Horkheimer entendem que a razão deve ser instrumentalizada, tendo como base as técnicas do “fordismo”. e) Adorno e Horkheimer questionam a compreensão da noção de progresso consolidada ao longo da trajetória da razão, por estar vinculada a um modelo de racionalidade de cunho instrumental.

2. Leias as alternativas e responda qual das questões a seguir estão presentes no pensamento da Escola de Frankfurt sobre a razão ocidental: a) Para a escola de Frankfurt, há a autodestruição da razão, principalmente quando analisadas as origens da razão e a barbárie testemunhada na História, comprometendo o próprio ideal iluminista de liberdade. b) Como representantes da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer sustentam

a existência de uma implicação paradoxal da razão ocidental e da

razão tradicional. c) Os filósofos da Escola de Frankfurt asseveram que a racionalidade moderna contrapõe o irracionalismo inerente à sua própria constituição, indo de encontro à racionalidade tradicional, posto que a visão contemporânea da razão objetiva é adequar meios e fins em busca de dominar somente a natureza. d) A racionalidade tradicional se institui na crítica feita pela Escola de Frankfurt, posto que colocam a razão como dominação e controle da natureza exterior e interior. e) Para os filósofos de Frankfurt, a racionalidade moderna adota a mesma atitude com relação aos objetos que o ditador em relação aos homens, posto que separa sujeito e objeto, destituindo o indivíduo de seu aspecto empírico, transformando-o em um sujeito autônomo.

3. De acordo com a Teoria Crítica e os filósofos Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, Marque a alternativa correta: a) Max Horkheimer e Theodor W. Adorno foram importantes membros da escola hegeliana, fundada em 1924, na Alemanha. Esses teóricos, sob a orientação marxista, desenvolveram importantes estudos filosóficos sobre a Teoria Crítica. b) A Teoria Crítica está atrelada à teoria tradicional e constitui uma crítica a ela, uma vez que a teoria tradicional está desenvolvida com base no pensamento iluminista, que vislumbra a razão como emancipação. c) Como representante da Escola de Frankfurt, Kant (1985) sustenta que o esclarecimento é um processo de saída da minoridade por meio da autonomia, da vontade e da liberdade, pelas quais os indivíduos devem passar, o que se contrapõe à teoria tradicional.

d) Para Adorno e Horkheimer a base da razão crítica está vinculada à dominação, subordinada à técnica e à instrumentalização. e) A Teoria Crítica destacou-se por questionar os processos das relações de poder e as instituições da ordem mundial, com base em uma interpretação materialista de caráter marxista das sociedades industriais e seus fenômenos na contemporaneidade. 4. Sobre as bases da Teoria Crítica, responda a alternativa correta. a) A Teoria Crítica baseia-se em diretrizes kantianas para explicar o funcionamento da sociedade e a formação de classes, haja vista que Kant analisa e critica as relações e exploração de trabalho e as relações econômicas do capitalismo. b) A Teoria Crítica está fundamentada nas diretrizes marxistas, para explicar o funcionamento da sociedade e a formação de classes. Critica as relações e exploração de trabalho, bem como as relações econômicas do capitalismo. c) Para Kant, quando a razão abre mão da autonomia para a heteronomia, ou seja, quando se instrumentaliza, ela perde sua natureza inicial de libertação. d) Adorno e Horkheimer sustentam que a Teoria Crítica afasta a razão do caminho idealizado pela razão iluminista, fazendo-se necessário regressar à razão tradicional. e) Kant, principal representante da Escola de Frankfurt, sustenta que as consequências que ameaçam o projeto inicial iluminista é justamente a base da emancipação e da autonomia do sujeito.

5. A respeito da razão instrumental, apontada pela Teoria Crítica na Escola de Frankfurt, marque a opção correta. a) A razão instrumental, para Horkheimer (1985), segundo a Teoria Crítica, significa o processo de operacionalização plena da razão, o que se opõe à proposta inicial da própria razão e do esclarecimento na teoria tradicional. b) A razão instrumental, de acordo com a razão tradicional, acontece a partir do momento em que o sujeito decide que o conhecimento se trata de dominar e de controlar a natureza e os seres humanos.

c) Segundo a teoria tradicional, a razão passa a ser instrumental quando deixa de buscar o verdadeiro conhecimento para servir de instrumento para dominar, exercer poder e explorar. d) A razão instrumental está fundamentada na ideologia da igualdade das relações de trabalho e libertação, atingida pelo ideal kantiano. e) Segundo Horkheimer, a razão se instrumentaliza quando abre mão da heteronomia para a autonomia, perdendo sua natureza inicial de libertação. 6. Adorno e Horkheimer foram membros da Escola de Frankfurt, pensaram as relações entre o capitalismo industrial e as produções culturais em seu tempo. Sobre o pensamento desses filósofos, é possível afirmar: a) O desenvolvimento do capitalismo e das mídias democratizaram o acesso à cultura, permitindo maior esclarecimento da população. b) A indústria cultural produziu obras de arte capazes de promover as mais genuínas afecções e emoções. c) A produção cultural capitalista objetiva a emancipação e o desenvolvimento da autonomia intelectual das pessoas. d) A indústria cultural promove o entretenimento, que é a forma mais genuína de alegria e lazer que a arte pode promover e) A indústria cultural promove a massificação da cultura, transforma-a em produto e objetiva a criação de modelo de comportamento, valores e necessidades.

7. Kant justifica a menoridade intelectual, ou ainda, a incapacidade de reflexão do indivíduo, como culpa do próprio indivíduo. Esse seria um dos modos de compreender a união de um grupo e formação de uma massa tutelada por outros. De acordo com a teoria kantiana sobre o esclarecimento, assinale a alternativa correta. a) Para Kant, a culpa da menoridade do indivíduo é dos sentimentos de soberba e arrogância. b) Segundo Kant, o que leva os indivíduos a se acomodarem na menoridade intelectual é a preguiça e a covardia. c) Para Kant, os indivíduos são culpados por não se revoltarem contra seus tutores.

d) Kant defende que todos devemos sempre nos submeter a preceitos religiosos e de autoridade do governante, a despeito da razão. e) Kant achava que a culpa sobre o indivíduo é sempre do monarca que não toma providências.

8. Adorno e Marcuse discordavam sobre alguns pontos em relação aos fins da indústria cultural. Enquanto um desses autores era um ferrenho crítico, o outro via uma possibilidade de subversão dessa estrutura dentro dela mesma. A esse respeito, assinale a alternativa correta. a) Adorno se manteve crítico à indústria e à massificação, já que sempre seriam meios de manipulação da massa pela sociedade burguesa. Marcuse buscou uma alternativa na arte para achar um modo de romper com a estrutura da indústria. b) Marcuse acreditava que todos são esclarecidos, logo seria impossível manipular os indivíduos por um meio como arte e indústria. Adorno concordava e, ainda que não fosse assim, bastaria elucidar as pessoas. c) O grande problema para Adorno é que não havia programas destinados à arte clássica, já para Marcuse o problema era que deveriam se transmitir filmes e reproduzir músicas nas fábricas a fim de evitar a manipulação. d) Marcuse defendia que manifestos distribuídos em formato de panfletos resolveriam o problema da indústria, afinal, isso é mais eficaz do que o audiovisual. Adorno pensava que deveriam reduzir a jornada para os trabalhadores frequentarem os cinemas. e) Adorno defendia que apreendessem todos os aparelhos de rádio e televisão e condicionassem essas pessoas aos partidos. Marcuse acreditava que cultura não poderia formar bem o indivíduo.

9. Atualmente os meios de comunicação influenciam as pessoas, seja por novelas, por filmes ou mais massificadamente pelas redes sociais. A esse movimento é dado o nome de massificação cultural. De acordo com o que viu neste capítulo, assinale a alternativa correta. a) As mídias atuais não exercem influência sobre os indivíduos, uma vez que todas essas redes promovem apenas cultura.

b) As mídias atuais são inofensivas, já que só apresentam a realidade do mundo. c) As mídias sociais promovem apenas a melhoria de vida, já que aproximam as pessoas. d) As mídias sociais promovem igualdade entre os indivíduos. e) As mídias sociais influenciam os seus usuários, seja por propagandas, estilos de vida, correntes e modo de postagem de conteúdos e fotos. 10. Há um conceito muito caro para a tradição de pensamento alemã que pensa a filosofia e a educação em uma relação de cultivo. Segundo Adorno, essa seria a saída para a massificação cultural. Assinale a alternativa que melhor explicita esse conceito. a) Para a tradição alemã, o conceito de técnica faria o indivíduo aprimorar seus conhecimentos acerca da cultura e do mundo. b) Para a tradição alemã, o conceito de teatro popular mudaria a formação do indivíduo. c) Os alemães acreditavam que o conceito de cuidado resolveria o problema de cultura e confiança do indivíduo. d) Para os alemães, o conce...


Similar Free PDFs