Realismo VS Naturalismo PDF

Title Realismo VS Naturalismo
Course Português
Institution Ensino Secundário (Portugal)
Pages 1
File Size 78.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 41
Total Views 127

Summary

materia...


Description

Realismo

Naturalismo Principais características

- captação e análise da realidade com precisão objetiva; - retrato fidelíssimo da Natureza; - análise corajosa, mas exata, da vida, do mundo e dos seus vícios; - marcas da ideologia materialista, do socialismo utópico (de Proudhon) e do reformismo liberal; - temas cosmopolitas e de incidência coletiva: educação, adultério, opressão, agiotagem, corrupção, frivolidade, jornalismo, política, parlamentarismo - uso da narrativa cuja narração se articula com a descrição, intercalando a representação de uma ação com a descrição dos espaços sociais; - presença da personagem-tipo que permite a reflexão crítica sobre o Homem e os seus problemas; - a construção da personagem está em conexão como mundo profissional, cultural, económico, social e psicológico. Principais temáticas realistas - representação da vida burguesa, naquilo que ela possa ter de mais desagradável e negativo; - Representação da vida urbana, porque é nos grandes centros urbanos que as tensões sociais, políticas e económicas mais se salientam; - Análise das relações e dos conflitos sociais; - Representação do sofrimento social e moral, da frustração e do vício, de uma forma geral.

- análise das circunstâncias sociais que envolvem as personagens; - preocupações socioculturais e crítica dos costumes, como o Realismo; - caráter determinista, apresentando-se como uma espécie de realismo científico; - o homem é determinado por fatores de condicionamento: hereditariedade, meio social, momento histórico; e os fenómenos humanos são consequências inevitáveis dessas determinações; - funda-se, ideologicamente, no positivismo; - usa a indução e os métodos experimentais; descreve, por exemplo, as emoções, justificando as manifestações físicas pelos estudos fisiológicos e de carateres; anatomia do caráter; - dá relevo à importância das leis da Natureza.

O Realismo tem como principal função, denunciar e analisar os vícios da sociedade, intrínsecos à classe dominante, normalmente retratada em personagenstipo.

No romance naturalista, a observação e a descrição minuciosa do meio social são muito cuidadas. Simultaneamente, é fulcral a forma como se enfrentam os factos, enquanto resultado de causas determinantes, como a educação, o meio e a hereditariedade.

Principais temáticas naturalistas - O alcoolismo, como deformação social; - O jogo, como consequência de determinadas situações de injustiça; - O adultério, como acusação de uma vida resultante de uma educação errada; - A opressão social, como resultado de conflitos de interessas. - A doença, enquanto manifestação de “falhas” hereditárias....


Similar Free PDFs