Relatório de organica - Síntese da Acetanilida PDF

Title Relatório de organica - Síntese da Acetanilida
Author Jéssica Santos
Course Química Orgânica
Institution Universidade Estadual Paulista
Pages 6
File Size 339.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 63
Total Views 142

Summary

Neste material contém uma pratica de laboratório para obtenção de acetanilida, são reações químicas orgânicas. Contem os resultados da pratica e as discussão ...


Description

Laboratório de Síntese Orgânica - 2016 Experimento 6– Síntese da Acetanilida 1. Objetivo: Sintetizar a acetanilida a partir da anilina e do Anidrido  Acético. Determinar as propriedades físico-química da acetanilida obtida. Observar o rendimento da reação para determinar se o processo é vantajoso e por fim compreender o mecanismo de reação desse experimento.

2. Preencha a tabela abaixo com as propriedades das substâncias a serem utilizadas: Tabela 1: Propriedades físico-Química dos compostos usados no procedimento Substâncias

P.F ou P.E (°C)

d (g.L-1)*

Solubilidade

Densidade: 1,02 g/cm3 em 20°C.

Solubilidade em água: 36 g/L em 20 °C.

Densidade: 1,16 g/ml.

Sólido cinza Solubilidade ou branco de em água: 5,63 massa g/L a 25°C, em molecular etanol: solúvel. igual a 135,16 g/mol.

Anilina

Ponto de fusão: -6,2°C; Ponto de ebulição: 184°C.

Líquido amarelo e odor a amina.

Acetanilida Ponto de fusão: 113°C-115°C; Ponto de ebulição: 304-305°C.

*

Somente para os compostos líquidos.

Toxicidade Via oral: Irritações das membranas mucosas, perigo de aspiração após vômito; Via ocular: Causa danos oculares graves; Contato com a pele: Pode causar uma reação alérgica na pele. Inalação: Pode causar uma irritação do aparelho respiratório; Ingestão: Nocivo por ingestão; Pele: Pode causar uma irritação da pele e nos olhos.

3. Esquematize o procedimento experimental para areaçãode síntese da Acetanilidana forma de fluxograma:

II.I. Teste de confirmação

4. Descreva o mecanismo da reação. A acetanilida, uma amida secundária, pode ser sintetizada através de uma reação de acetilação da anilina, a partir do ataque nucleofílico do grupo amino sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético, formado como um subproduto da reação. Como esta reação é dependente do pH, é necessário o uso de uma solução tampão (ácido acético/acetato de sódio, pH ~ 4,7).

5. Dados experimentais: Tabela 2: Os dados coletados durante a realização do experimento Substância Massa (g) PF (°C) R. da reação (%)

Observações Não irritante para pele e olhos. Causa problemas

Acetanilida

10,17

115,0

89,4

gastrointestinais

6. Comente o rendimento da reação.

A massa final de Acetanilida fora obtido da seguinte maneira: - m (vidro relógio + papel filtro) = 96,66; - m (vidro relógio + papel filtro + amostra após estufa) = 108,31 g.

A diferença entre esses dois valores é igual a massa de acetanilida obtida: m (Acetanilida) = (108,31 – 96,66) g = 10, 17 g de acetanilida.

Considerando a reação que ocorre, e que fora utilizados 7,8 g de anilina nesta:

93,13 g/mol ----------------------------------------- 165,17 g/mol 7.8 g ----------------------------------------------- x x = 11,32 (100% de rendimento).

Rendimento final é dado por: 11,32 g de acetanilida ----------- 100% de rendimento (teórico) 10,17 g de acetanilida ------------- y y = 89,84% de rendimento do experimento.

7. Discuta os testes de confirmação.

O teste de confirmação se deu pela solubilidade, ao adicionar algumas gotas de HCl nos tubos com anilina e o outro com acetanilida, observou-se as fases no tubo. Após o teste, contatou-se que apenas o tubo com anilina se solubilizou, mas o tubo com acetanilida, possibilitando assim a identificação destes. Esse comportamento de solubilidade da anilina pelo HCl se dá pela presença do grupo NH2 na estrutura deste, que é um importante regulador de solubilidade, o que não ocorre na acetanilida.

8. A anilina é uma amina aromática e primária. Considerando a anilina e metilamina, ambas primárias com Kb= 3,8x10-10 e 4,4x10-4 respectivamente. Qual amina é mais básica? Explique a diferença de basicidade entre elas e entre a anilina e acetanilida.

A metilamina é a base mais forte em comparação com a anilina devido o Kb da metilamina, pois quanto maior o Kb de uma base mais forte será essa base. A metilamina é uma amina alifática e devido a sua substituição do H ( NH3) por um metil favorece a basicidade do composto, tornando-o mais forte através do efeito indutivo. A anilina apresenta um caráter básico devido à propriedade do nitrogênio para aceitar um próton, como consequência do par elétrons desempareados e livres que possui, mas por ser uma amina aromática diminui a sua basicidade, por isto é uma base mais fraca, devido à deslocalização do par de elétrons livres do átomo de nitrogênio no anel aromático. Esta interação faz com que este par de elétrons esteja menos disponível para atrair e reter o anel. Neste mesmo sentido é importante compreender que a acetanilida é menos básica, devido ao grupo carbonilo, que por sua vez diminui a disponibilidade do par de elétrons do Nitrógeno.

9.

Bibliografia Thomas

Kahl,

Kai-Wilfrid

Schröder.,

"Aniline";

Encyclopedia of Industrial Chemistry;  John Wiley & Sons: New York., 2007.

Ullmann's

SÍNTESE DE ÁCIDO ACETIL-SALICÍLICO

Discentes: XXXX Prof ª Dra Vera de Oliveira Tiera

São José do Rio Preto 2017...


Similar Free PDFs