Resumo do Livro Iracema PDF

Title Resumo do Livro Iracema
Author Isis Costa
Course Literaturas De Lingua Portuguesa
Institution Universidade Federal de Rondônia
Pages 3
File Size 73.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 28
Total Views 220

Summary

Resumo do Livro Escrito por Jose de Alencar ...


Description

Resumo - Livro Iracema José de Alencar Considerando que Iracema é um grande ícone do indianismo romântico, foi publicado em 1865 e figura até hoje entre as principais obras da literatura brasileira, por meio do romance amoroso de Iracema, representante do povo nativo ameríndio, e o português Martim, colonizador português do século XVI, que José de Alencar constrói uma narrativa que remonta à gênese da pátria brasileira: esse encontro de raças teria gerado o povo brasileiro. Tudo começou quando Martim, português responsável por defender o território brasileiro de outros invasores europeus,se perdeu na mata, em localidade que hoje corresponde ao litoral do Ceará. Iracema, índia tabajara que então repousava entre as árvores, assusta-se com a chegada do estranho, e dispara uma flecha contra Martim. Ele não reage à agressão por ter sido alvejado por uma mulher, e Iracema entende que feriu um inocente. Com intuito de realizar um pacto de paz, Iracema leva o estrangeiro ferido para sua aldeia e para ter com seu pai, Araquém, o pajé da tribo. Martim é recebido com grande hospitalidade, mas sua chegada não agrada a todos: Irapuã, guerreiro tabajara apaixonado por Iracema, é o primeiro a desagradar-se. Durante sua estadia na aldeia, Iracema e Martim aproximam-se e floresce, entre os dois, forte atração. Contudo, Iracema tem um papel importante na tribo: é uma virgem consagrada a Tupã, guardadora do segredo da jurema, um licor sagrado, que levava ao êxtase os índios tabajaras. Após isso, em festejos e batalhas com outras tribos entre elas, a dos pitiguaras, aliados de Martim, Iracema e o estrangeiro português envolvem-se amorosamente, e a índia quebra o voto de castidade, o que significa uma condenação à morte. Martim, por sua vez, também é perseguido: Irapuã e seus homens querem beber seu sangue. A aliança com os pitiguaras torna-o um inimigo ainda mais indesejado

Sendo assim, apaixonados, Iracema e Martim resolvem fugir da aldeia tabajara antes que a tribo perceba que a virgem rompeu o voto de castidade. Juntam-se a Poti, índio pitiguara, a quem Martim tratava como irmão. Quando os tabajaras percebem a fuga, partem em perseguição aos amantes liderada por Irapuã e Caiubi, o irmão de Iracema. Encontram a tribo pitiguara, e uma sangrenta batalha é travada. Caiubi e Irapuã agridem violentamente Martin, e Iracema avança com ferocidade contra os dois, ferindo-os gravemente. Prevendo a derrota, a tribo tabajara bate em retirada.

O casal, então, refugia-se em uma praia deserta, onde Martim constrói uma cabana. Iracema passa muito tempo sozinha enquanto o amado fiscaliza as costas, em expedições a mando do governo português. Martim é constantemente tomado pela melancolia e nostalgia de sua terra natal, o que entristece Iracema, que passa a pensar que sua morte seria, para ele, uma libertação. Não muito tempo depois, Iracema descobre-se grávida, mas Martim precisa partir para defender, junto a Poti, a tribo pitiguara, que está sob ataque. Iracema acaba tendo o filho sozinha, e batiza a criança de Moacir, o nascido de seu sofrimento. Ferida pelo parto e pela tristeza profunda, o leite de Iracema seca; Martim chega a tempo de Iracema entregar-lhe a criança e falecer logo em seguida.

Personagens da Obra ● Iracema, índia tabajara, guardadora do segredo da jurema, planta alucinógena; ● Martim, colonizador português, baseado em Martim Soares Moreno, primeiro colonizador português do Ceará; ● Araquém, pajé tabajara e pai de Iracema; ● Caubi, guerreiro tabajara e irmão de Iracema; ● Irapuã, chefe dos tabajaras, principal inimigo de Martim; ● Andira, velho guerreiro, irmão de Araquém; ● Poti, guerreiro potiguara e aliado de Martim; ● Jacaúna, chefe dos potiguaras; ● Batuirité, velho sábio, avô de Poti; ● Moacir, filho de Iracema e Martim; ● Japi, cão de Martim.

Contexto histórico Sendo escrito nos anos finais da primeira geração do romantismo brasileiro, Iracema é uma obra inspirada por forte nacionalismo, que caracteriza essas produções românticas.Na epoca, o Brasil era uma nação recém-independente de Portugal, fato que direcionava artistas de diversos gêneros a pensarem e construírem uma ideia de identidade cultural, de origem nacional, do que significa ser brasileiro. A narrativa de Iracema passa-se no século XVII (entre 1603 e 1611), remontando aos anos da chegada dos portugueses ao continente sul-americano. Entretanto, trata-se de uma idealização da figura do índio, bem como do traumático processo colonial. A invasão portuguesa não despertou grandes paixões dos povos originários pelos homens europeus, como retrata a narrativa. Pelo contrário: os portugueses trouxeram consigo doenças, guerras territoriais, escravidão e estupro de indígenas, além do grande genocídio das populações que habitavam o território brasileiro....


Similar Free PDFs