Resumo endereçamento de proteínas PDF

Title Resumo endereçamento de proteínas
Course BIOLOGIA CELULAR
Institution Universidade Estácio de Sá
Pages 3
File Size 203.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 73
Total Views 145

Summary

Resumo de Proteínas (endereçamento) ...


Description

ENDEREÇAMENTO DE PROTEÍNAS ORGANELAS ENVOLTAS POR MEMBRANAS - A célula procariótica consiste em um único compartimento, o citosol que é envolvido pela MP - Já as células eucarióticas são subdivididas por membranas internas. Essas membranas criam compartimentos fechados onde conjuntos de enzimas podem operar sem a interferência de reações que estão ocorrendo em outros compartimentos. - As principais organelas envoltas por membrana de uma célula animal (figura ao lado). - Principais funções: CITOSOL – contem muitas vias metabólicas e síntese de proteínas. NÚCLEO – contem o genoma principal, síntese de DNA e RNA. RETICULO ENDOPLASMÁTICO – síntese da maior parte dos lipídeos, síntese de proteínas para a distribuição às varias organelas e à MP APARELHO DE GOLGI – modificação, distribuição e empacotamento de proteínas e lipídeos para as suas secreções ou entregas para outra organela. LISOSSOMO – degradação intracelular ENDOSSOMO – distribuição de materiais endocitados MITOCÔNDRIA – síntese de ATP pela fosforilação oxidativa CLOROPLASTO (VEGETAIS) – síntese de ATP e fixação do carbono pela fotossíntese PEROXISSOMO – oxidação de moléculas toxicas

DISTRIBUIÇÃO DE PROTEÍNAS - Cadeia principal polipeptídica com grupos laterais ligados a ela. - Cada proteína possui a sua sequência e o seu número de aminoácidos. - As extremidades são distintas quimicamente: extremidade Aminoterminal ou N-terminal (NH3 OU NH2) e extremidade carboxiterminal ou C terminal - Presença de ligações peptídicas. - Existem três tipos de ligações não covalentes que colaboram para o enovelamento das proteínas: atrações eletrostáticas, atrações de van der Waals e ligações de hidrogênio. - A síntese de quase todas as proteínas da célula começa nos ribossomos no citosol.

NÚCLEO - Contém o genoma e é o principal sítio de síntese de DNA e RNA - Esse compartimento por um envelope nuclear formado por duas membras de bicamada lipídica concêntricas. - Essas membranas são perfuradas em intervalos por grandes poros nucleares, por meio dos quais as moléculas movemse entre o núcleo e o citoplasma. - Envelope nuclear está diretamente ligado ao extenso sistema de membranas intracelulares chamado de RE. O envelope nuclear permite que muitas proteínas que atuam no DNA sejam concentradas onde são necessárias à célula e, ele mantém as enzimas nucleares separadas das enzimas citoplasmáticas, uma característica crucial para o funcionamento.

LISOSSOMO, ENDOSSOMO E PEROXISSOMO - Lisossomos contem enzimas digestivas que degradam organelas intracelulares mortas, como macromoléculas e partículas englobadas do exterior das células por endocitose. - A caminho do lisossomo, o material endocitados deve passar primeiramente por uma série de organelas chamadas de endossomos. - Os peroxissomos são pequenos compartimentos vesiculares que contêm enzimas usadas em várias reações oxidativas.

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO - RUGOSO: membrana continua com a membrana nuclear externa - Funções: Síntese de proteínas (na membrana do retículo – RUGOSO) Síntese de lipídeos (na membrana do retículo (LISO) e armazenamento de cálcio (LISO). - O RE rugoso possui muitos ribossomos ligados à sua superfície citosólica - O RE também produz a maioria dos lipídeos para o restante da célula e funciona como reserva de íons Ca2+ - O RE envia muitas de suas proteínas e lipídeos ao aparelho de golgi que consiste em pilhas organizadas de compartimentos discoides chamados cisternas de Golgi - O aparelho de golgi recebe os lipídeos e proteínas do RE e os envia para vários destinos, com frequência modificando-os covalentemente durante o trajeto.

RIBOSSOM O E COMPLEXO DE GOLGI - RIBOSSOMOS - São organelas que não estão envoltas por membrana - Sintetizam proteínas de membrana integrais e solúveis que são excretadas para o exterior da célula ou para outras organelas - COMPLEXO DE GOLGI – responsáveis pela secreção celular - Recebe muitas das proteínas e lipídeos produzidas pelo RE, empacotando-as em vesículas e modificando-as quimicamente e posteriormente, liberando-as para o citoplasma ou para fora da célula. - Síntese de carboidratos, produz lisossomos, origina o acrossomo do espermatozoide – vesícula repleta de enzimas digestivas que perfura a membrana do óvulo no momento da fecundação.

SÍNTESE DE PROTEÍNAS - A síntese é iniciada no ribossomo - Seu destino depende da sua sequência de aminoácidos que pode conter sinais de endereçamento que direcionam seu envio a locais fora do citosol ou a superfícies de organelas. - Transporte controlado por comportas, translocação de proteínas e transporte vesicular - As proteínas conferem características estruturais e propriedades funcionais a cada compartimento. - Catalisam reações que lá ocorrem e transportam seletivamente pequenas moléculas para dentro ou para fora do compartimento. - Servem como marcadores de superfícies organela-especifica que direcionam novos grupos de proteínas e lipídeos para as organelas apropriadas. SINAIS DE ENDEREÇAMENTO – cada uma das formas de transferência de proteínas normalmente é guiada por sinais de endereçamento na proteína transportada que são reconhecidos pelos receptores de endereçamento complementares. - N-GLICOSILAÇÃO é formada com a união do carbono anomérico de um açúcar ao radical hidroxila das cadeias laterais de Serina ou Treonina. - O-GLICOSILAÇÃO é formada com a união do carbono anomérico de um açúcar a um átomo de nitrogênio em glicoproteínas, ou seja, a adição de carboidratos ao nitrogênio das cadeias laterais de Asparagina ou Arginina. A GLICOSILAÇÃO DE PROTEINAS É INICIADA NO RE E FINALIZADA NO COMPLEXO DE GOLGI...


Similar Free PDFs