Resumo: Formação dos 3 Folhetos Embrionários PDF

Title Resumo: Formação dos 3 Folhetos Embrionários
Author Renata Olivo
Course Taxonomia e Embriologia Animal
Institution Universidade do Sul de Santa Catarina
Pages 5
File Size 385.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 54
Total Views 136

Summary

Resumo: Formação das etapas dos 3 folhetos embrionários....


Description

FOLHETOS EMBRIONÁRIOS Folhetos embrionários, também chamados de folhetos germinativos, são camadas de células formadas durante o desenvolvimento embrionário dos animais (com exceção dos poríferos) que darão origem a diversos tecidos e órgãos de animais adultos. Em número de três, eles se formam durante a GASTRULAÇÃO. O desenvolvimento embrionário é constituído por quatro etapas: 1 – Fertilização ou Fecundação 2 - Segmentação 3 - Gastrulação 4 – Organogênese Fertilização ou Fecundação é o encontro dos gametas feminino e masculino e dará origem ao ovo ou zigoto. Pode ser de duas formas, interna e externa. Após, acontece a NIDAÇÃO, que é a entrada do espermatozoide no óvulo, causando várias alterações nesse óvulo. Os núcleos do óvulo e do espermatozoide fundem-se e ocorre a formação de uma célula diplóide (2n), a célula-ovo ou zigoto. Quando ativada, o zigoto inicia uma sequência de mitoses denominadas CLIVAGENS, resultando nos BLASTÔMEROS. Estes irão se tornar cada vez mais numeros e menores, até formar a MÓRULA. Após a mórula, seguemse as fases de blástula e gástrula.

A CLIVAGEM é classificada de acordo com a quantidade de vitelo. O vitelo tem a função de nutrir o embrião.

Na MÓRULA, as células mudam de lugar, formando um espaço interno repleto de líquido, o BASTONETE, sendo esse, a fase embrionária BLÁSTULA. Nessa fase, há apenas o primeiro folheto embrionário, o ECTODERME.

As células dispostas em um dos pólos da blástula iniciam uma migração rumo ao interior do blastocele, provocando uma espécie de abertura. Ao atingirem o pólo oposto, surge uma nova estrutura denominada GÁSTRULA, composta por uma cavidade denominada ARQUÊNTERO. Ele tem comunicação com o meio exterior por uma abertura chamada BLASTÓPORO. O arquêntero dará origem ao intestino, enquanto o blastóporo poderá dar origem ao ânus (deuterostômios) ou a boca (protostômios). GASTRULAÇÃO. Aqui se formam o segundo e terceiro folheto embrionários, o ENDODERME.

A Gastrulação origina duas camadas diferentes de células, as camadas germinativas ou folhetos embrionários. São eles: ECTOBLASTO (folheto externo) que dará origem a um terceiro folheto embrionário (MESOBLASTO ou folheto intermediário), e ENDOBLASTO (folheto interno).

A figura abaixo mostra as funções de cada folheto:

As células localizadas na região superior da gástrula originam a placa neural, sob a qual o mesoblasto formará uma nova estrutura, a notocorda, que pode gerar a coluna vertebral. A partir da placa neural, forma-se a goteira neural, que levará a formação de um tubo neural, que é responsável pela constituição do sistema nervoso.

A partir daqui o ectoblasto, endoblasto e mesoblasto passam a ser denominados ectoderme, endoderme e mesoderme respectivamente. No estágio da NÊURULA, o mesoderma se expande, e o ectoderma e endoderma se separam. A união do mesoderma com o ectoderma resulta na SOMATOPLEURA, enquanto a esplancnopleura é constituída da união do mesoderma com o endoderma. O espaço formado entre essas duas estruturas é denominado celoma.

Quanto ao número de folhetos embrionários, os animais podem ser DIBLÁSTICOS e TRIBLÁSTICOS. Os diblásticos são animais que apresentam dois folhetos embrionários: a ectoderme, (externo) e a endoderme, (interno). Ex: hidras, medusas, águas-vivas, corais e as anêmonas-do-mar. Os triblásticos são animais que apresentam três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme. Ex: vermes, moluscos, artrópodes, equinodermos e os cordados....


Similar Free PDFs