Resumo Psiquiatria PDF

Title Resumo Psiquiatria
Course Psiquiatria
Institution Universidade Federal de São Paulo
Pages 3
File Size 42.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 17
Total Views 172

Summary

Principais conteúdos de psiquiatria; ...


Description

RESUMO PSIQUIATRIA

Psicopatologia ● ORIENTAÇÃO: O paciente apresenta relação com espaço de forma a saber-se sobre si (autopsíquica) e saber-se em relação ao espaço (alopsíquica); ● MEMÓRIA: Capacidade de evocar, manter e registrar eventos. Pode ser classificada por tempo ou por emoções e situações. ● SENSOPERCEPÇÃO: A junção dos sentidos e suas percepções. A capacidade do paciente em perceber seus sentidos e se relacionar com eles; ● AFETIVIDADE: Humor e afeto caminham juntos nesta área e é FUNDAMENTAL distingui-los: ○ HUMOR: é o que o paciente sente ○ AFETO: é a forma como ele expressa seu humor. Pode haver diversas alterações neste campo. O humor pode ser classificado em hipertímico, hipotímico e disfórico. O afeto pode ser em embotamento (descreve um humor que não corresponde ao seu afeto, à sua expressão), hipomodulação, labilidade (qualquer estímulo muda seu humor) e anedonia (prazer diminuído); ● PENSAMENTO: Como o paciente organiza seus pensamentos? Estão acelerados, lentificados? Como cursa esse pensamento? de forma esparsa (sem links e conexões) ou de forma prolixa? ● LINGUAGEM: Como o paciente elabora e expressa o pensamento? ● INTELIGÊNCIA: Capacidade de insights e de resolver seus problemas ● CONSCIÊNCIA DO EU: Apresenta consciência do eu como uma unidade, que tem decisões próprias, identificação e oposição do eu em relação ao mundo. ● PSICOMOTRICIDADE: Como está sua volição e sua vontade. Está em catatonia? ● VONTADE: Volição, pensamento, decisão e ação. ● CONSCIÊNCIA: Capacidade de estar conectado com a realidade. Ele pode estar alerta (ou vigil), obnubilado, torporoso ou em coma. ● ATENÇÃO: Depende do interesse mas deve ser avaliado de uma forma generalizada. O paciente pode apresentar distração (focado em uma atividade única e não consegue responder a outros estímulos) ou distratibilidade (grande dificuldade em focar em uma única tarefa). ● ESTADO SEGUNDO: Quando o paciente apresenta uma ação de forma inconsciente e que está fora do seu padrão de rotina; ● ESTADO CREPUSCULAR: Quando o paciente apresenta uma ação de forma inconsciente mas que tem relação com a sua vivência diária. FUNÇÕES PSÍQUICAS DA AFETIVIDADE ● ALTERAÇÕES GERAIS: ○ Eutimia: afetividade normal; ○ Hipotimia: afeto diminuído (paciente relata estar mto feliz com fáscies de tristeza) ○ Hipertimia: afeto aumentado (paciente relata muita tristeza de forma eufórica) ● ALTERAÇÕES DO HUMOR:

○ Distimia: alteração do humor de inibição ou exaltação. ○ Disforia: mal-humor+irritabilidade ○ Ansiedade: apreensão negativa do futuro ○ Humor triste ou suicida; ○ Irritabilidade patológica; ● ALTERAÇÕES DO AFETO ○ EMBOTAMENTO AFETIVO: Perda de vivência afetiva; ○ ANEDONIA: Incapacidade de sentir prazer; ○ LABILIDADE AFETIVA: Instabilidade emocional, muda subitamente de humor; ○ PARATIMIA: Inadequação afetiva; ○ Ambitimia: sentimentos opostos simultâneos; ○ Outras: apatia, neotimia, puerilismo, hipomodulação do afeto…

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE ● ESQUIZÓIDE: Expressão emocional restrite com distanciamento das relações; ● ESQUIZOTÍPICA: Desconforto nas reçalações. Distorções cognitivas e excentricidades; ● BORDERLINE: Instabilidade nas relações, autoimagem e afeto. São impulsivos. ● DEPENDENTE: Apego, com comportamento submisso (seja a algo, alguém ou substância); ● NARCISISTA: Padrão grandioso, com necessidade de admiração e falta de apatia; ● EVITATIVA: Inibição social, sentimento de inadequação, hipersensibilidade a avaliação negativa; ● OBSESSIVO-COMPULSIVO: Perfeccionista, controlado e padrão preocupado com ordem; ● HISTRIÔNICA: busca de atenção e emocionalidade em excesso; ● ANTISSOCIAL: Desrespeito e violação dos direitos dos outros; ● PARANÓIDE: Desconfiança excessiva que as motivações dos outros não malévolas É importante observar que esses transtornos são espécies de “ingredientes” que compõe toda a receita das doenças mentais. Isso significa que uma “doença” pode conter mais de um “ingrediente”.

Anamnese psiquiátrica ID, QD. HPMA, ISDA, AP. Antecedentes familiares, hábitos de vida e h ist istória ória psicossocial e exame físico. Nos antecedentes patológicos deve-se observar a história psiquiátrica prévia. Deve-se observar os medicamentos em uso do paciente. EXAME PSÍQUICO: As funções mentais do paciente devem ser avaliados. EXAME PSÍQUICO: ● ASPECTO GERAL: aparência, higiene e atitude; ● NÍVEL DE CONSCIENCA: alerta, obnubilado, torporoso; ● PSICOMOTRICIDADE: observar o paciente, sua marcha, a forma como ele age. ● ORIENTAÇÃO: o dia de hoje, a data. Perguntar para ver se ele está orientado alopsiquicamente e autopsíquica

● ATENÇÃO: Deve-se ver se o paciente vai prestar atenção em você; ● MEMÓRIA: Memória de evocação com 3 palavras e perguntar momentos depois ● SENSOPERCEPÇÃO: Está ouvindo ou vendo outra pessoa? o que ela diz? como diz? Quais são outras sensações; ● PENSAMENTOS: Paciente está em delírio. ● INTELIGENCIA: Observar se o paciente está bem e se podemos confiar no que ele diz (tem lesões que alteram a inteligência); ● AFETIVIDADE: Alterações no humor e afeto ● VOLIÇÃO: Planos do paciente; ● AUTOPATOGNOSE: Insight de que aquilo é uma doença e de que é tudo causado pelo transtorno. ●...


Similar Free PDFs