Soluções Acadêmicas Já: E-mail: [email protected] Wpp: 27 99750-6033 PIM VIII PDF

Title Soluções Acadêmicas Já: E-mail: [email protected] Wpp: 27 99750-6033 PIM VIII
Author Apoio acadêmico Brasil
Course abnt trabalhos prontos
Institution Universidade Federal de Minas Gerais
Pages 44
File Size 2.7 MB
File Type PDF
Total Downloads 114
Total Views 141

Summary

Soluções Acadêmicas Já: E-mail: [email protected] Wpp: 27 99750-6033...


Description

Manual do PIM VIII (DP) Jogos de Empresas

Sumário APRESENTAÇÃO ............................................................................................................................ 3 1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................................ 4 2. FORMA DE INTERAÇÃO NA PLATAFORMA ...................................................................... 6 3. AVANÇO DAS ETAPAS ............................................................................................................ 9 4. DIREÇÃO AO ALUNO ............................................................................................................... 10 5. PRIMEIRA ETAPA DO JOGO - PREPARAÇÃO ................................................................... 11

7. SEGUNDA ETAPA DO JOGO - PLANEJAMENTO .............................................................. 14 8. TERCEIRA ETAPA DO JOGO - IMPLEMENTAÇÃO ............................................................ 31 9. RELATÓRIO ADEQUADO PARA CADA CURSO ................................................................. 42 10. AVALIAÇÃO .............................................................................................................................. 43 11. ORIENTAÇÕES FINAIS .......................................................................................................... 44

APRESENTAÇÃO

do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) VIII (DP) do curso. Como constam dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, o PIM constitui em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula à realidade. Neste semestre, o aluno deverá utilizar as competências requeridas durante o curso em uma SIMULAÇÃO EMPRESARIAL - o jogo de empresas SDE - Simulação de Estratégia. O SDE simula a realidade empresarial e, de forma dinâmica, possibilita a vivência do processo de tomada de decisões típicas das empresas em contexto empresarial, fatos e eventos que podem acontecer no dia a dia das empresas. A experiência favorece aos alunos um meio de reflexão crítica sobre os fundamentos teóricos das disciplinas cursadas durante o Ensino Superior do curso.

3

1.฀INTRODUÇÃO

Caro aluno dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Logística, Marketing, Comércio Exterior e Processos pioneira da UNIP, que busca aprimorar, na prática, as propostas pedagógicas da instituição.

O objetivo desta ferramenta de ensino é desenvolver competências que possibilitem ao egresso obter um perfil e mpreendedor, c om h abilidade p ara p lanejar e i mplementar ações estratégicas, tomar decisões e analisar seus impactos, ler e interpretar as ocorrências de mercado, identificar v ariáveis d e d imensões e conômicas e , a ssim, c riar s oluções d e amplitude e microeconômicos. Em suma, buscamos proporcionar ao aluno a aproximação com a realidade de mercado, holística e a partir de seus conhecimentos construídos ao longo de sua trajetória acadêmica.

4

Em busca desse objetivo, a UNIP EaD propõe uma atividade diferenciada, com caráter prático, para a realização do PIM VIII (DP). O PIM será desenvolvido por meio de uma simulação de Gestão Estratégica, com o suporte de um software de jogos de empresas, cuja estrutura é formada por cenários simulam práticas organizacionais. O cronograma das etapas será disponibilizado pela UNIP no AVA e na plataforma SDE. O PIM que os alunos conhecem até o momento é desenvolvido em empresas do mercado. Nessa nova proposta, o aluno participará de um jogo em que planejará, implantará e administrará uma empresa fictícia, tomando d iversas decisões e competindo c om outras empresas em um grande mercado simulado.

5

2. FORMA DE INTERAÇÃO NA PLATAFORMA

O PIM VIII (DP) poderá ser desenvolvido da seguinte forma:

SITUAÇÃO 1

EQUIPE 1 – 1 (um) ALUNO

EQUIPE 2 EQUIPE 3 EQUIPE 4 EQUIPE 5

mostram as imagens.

6

DECISÕES O aluno jogará individualmente, sendo responsável por todas as decisões durante o período do jogo. VIRTUAL VIRTUAL VIRTUAL VIRTUAL

Os dados serão transferidos, automaticamente, para a plataforma do Jogo SDE, conforme cronograma neste manual. à plataforma de simulação SDE, em sua conta de e-mail “@”, que terá sido encaminhada à LDP, automaticamente, pela Instituição.

ATENÇÃO: o e-mail cadastrado na plataforma será o mesmo endereço informado pelo aluno no ato da matrícula.

7

8

3. AVANÇO DAS ETAPAS

e novos desafios serão disponibilizados para a equipe. O período anterior não poderá ser retrocedido. Esse aviso serve para todas as etapas.

9

4. DIREÇÃO AO ALUNO

Passos para fazer o PIM VIII (DP): 1° Assistir à aula instrucional do PIM VIII (DP). disponíveis na plataforma SDE.

3° Participar do fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA com orientador para tirar dúvidas e entender como funcionará o jogo. 4° Início das etapas do jogo. no botão “Próximo” e faça um breve tour pela plataforma, pois isso será importante para que você conheça as funcionalidades da ferramenta.

10

Como atuar nessa etapa? Atenção! Nessa etapa, os alunos não tomam decisões; o objetivo é inteirar-se do cenário do jogo. Os alunos deverão buscar informações para começar a planejar e tomar decisões, por isso é a fase de se preparar para a disputa de mercado.

Para se preparar, o aluno deve...

11

 Buscar informação sobre o que é o produto vendido, as regras de vendas, os locais de implantação da empresa, as regras de investimento, o valor disponível para investimento, os custos de cada área, os pontos positivos e negativos de cada uma das áreas, as regras de atuação com o dinheiro disponível, os custos da falta de dinheiro, as regras de contratação de funcionários, os investimentos em marketing etc.

Será uma atividade de leitura e de busca de informação, por isso recomendamos que:  Leia o manual do participante;  Assista aos vídeos da preparação;  Familiarize-se com a plataforma e com o Portal de Notícias e-NEWS. Em todas as etapas e períodos, comunicações externas podem ser recebidas. Fique atento ao alerta no ícone da coluna da esquerda na plataforma para novas comunicações e clique para acessar o conteúdo. Caixa de entrada de comunicações externas de diversas naturezas.

O aluno poderá entrar em contato com o ANIMADOR/PROFESSOR ORIENTADOR

12

6. PARA AUXILIAR O ALUNO NESSA ETAPA

O aluno terá as seguintes formas de orientação:

Nessa etapa, o orientador fará com que o aluno entenda o cenário da empresa, o que é o

no manual do participante). do cenário. Essa fase é chamada de preparação.

13

Após o conhecimento do cenário, os alunos podem iniciar a etapa que chamamos de

ser alteradas na etapa seguinte: “Implementação”.

O planejamento estratégico da empresa se divide em algumas subetapas:  Diagnóstico estratégico;  Macroestratégia;  Estratégias funcionais. 7.1฀Diagnóstico estratégico O diagnóstico é indispensável. Nenhum empreendedor realiza investimentos sem antes construir uma visão panorâmica e uma compreensão em relação ao ambiente no qual a empresa irá atuar. Essa subetapa é um processo de planejamento e, portanto, as decisões poderão ser alteradas na etapa seguinte: “Implementação”.

14

Os apontamentos deverão ser feitos por área, considerando todos os fatores de cada características do mercado, demanda e logística, expandindo cada um deles.

disponíveis no canto superior direito. Para inserir, clique no botão e uma pop up é aberta, digite a ameaça ou a oportunidade e clique em “+ INSERIR”. O participante poderá registrar quantas ameaças e oportunidades desejar.

15

ambiente externo e em relação aos quais as empresas não têm qualquer controle. No consumidor e afeta a empresa sem que ela possa fazer algo a respeito.

16

7.2 Macroestratégia

Com o diagnóstico estratégico concluído, a equipe deve encontrar as melhores definição da missão, dos objetivos de longo prazo e dos grandes meios para alcançá-los: a capacidade inicial de produção e a localização da fábrica. Lembre-se de que essa etapa é um processo de planejamento e, portanto, as decisões poderão ser alteradas na etapa seguinte de “Implementação”.

indique o que a empresa se propõe a fazer, onde, como, para quem e com que resultados. tenha dificuldade de descrever, pesquise sobre a missão de grandes empresas.

17

Para inserir, clique no botão “Decidir” para abrir a pop up e depois em “Salvar”.

entender o que é visão e seu papel para que o planejamento dê certo. Vamos ver como deve atuar: clique em “Decidir” para inserir os pesos.

18

simulação e serão a base para a avaliação do desempenho estratégico. Expanda o botão “REGRAS” para conhecer os limites mínimos e máximo.

19

 Localização – região de mercado escolhida pela empresa (1, 2 ou 3) para instalação฀  Capacidade inicial da fábrica para produção trimestral – capacidade mínima de 2.000฀ unidades, em módulos de fábrica capazes de produzir 500 unidades do produto.

localização e capacidade, observando que: da única fábrica autorizada pelos investidores;

Clique no botão “Decidir”, tanto para selecionar a região onde a fábrica será localizada, quanto para definir a capacidade inicial.

20

suficiente para atender à demanda esperada pela empresa e quais recursos financeiros consumirá como custo, tanto na operação quanto no investimento inicial. deve ser salva.

21

as estratégias funcionais.

isso é apenas o planejamento.

Da mesma maneira, vamos clicar em cada um dos ícones e processar as estratégias funcionais de cada área.

da empresa. Para inserir uma expansão, clique em “Planejar” para abrir a pop up, observe as regras de expansão no manual, preencha e clique em “SALVAR”.

22

estoques para os períodos trimestrais. É importante compreender que o planejamento é uma ferramenta interna da empresa e pode ser totalmente ajustado antes de ser efetivamente executado. Nessa etapa, deve-se observar que já foram definidas a capacidade e as projeções de expansão (quando houver). Assim, a capacidade será a soma dos dois a partir do período seguinte à expansão, por exemplo: se escolheu capacidade de 17.500 e uma expansão de 2.500, sua nova capacidade será de 20.000. Veja que há uma coluna chamada “capacidade disponível”.

23

A partir da capacidade, você fará agora a programação. Programar é decidir o quanto quer produzir, isso com o olhar para a demanda e

portanto, a programação da produção é realizada no período T, a produção acontece em T +1 e a venda em T+2. Exemplo: Etapa T – comprar matéria-prima e programar a produção Etapa T+1 – produzir Etapa T+2 – vender

24

necessário pesquisar no ambiente quais os critérios para compra. Além da MP, deve-se registrar a quantidade de horas de MOD (mão de obra direta) que a empresa precisará para atender à programação da produção planejada. A quantidade de horas aqui definida servirá de auxílio para a contratação de operários e supervisores pela área de incorre em custos de estocagem, reduzindo o resultado. Como gestor, avalie o produção programada). Atenção!

estoque projetado de matéria-prima.

que várias decisões são planejadas somente a partir do período 3, que é quando começam as vendas.

25

 P&D: planejar os investimentos em P&D para aumentar a qualidade do produto.

Nessa etapa, clique em “Planejar” e preencha em:  Previsão: prever as vendas por região a partir do terceiro trimestre e definir a ordem de distribuição em cada período, porque isso permitirá que, com uma demanda acima do esperado, ou produção abaixo do esperado, seja feita a distribuição pelas regiões conforme as prioridades dadas às regiões;  Vendedores: planejar o número de vendedores que serão alocados por região;  Propaganda: planejar o investimento em propaganda para cada uma das mídias฀ (tradicional e online) em cada região;  Preço: planejar os preços de venda e a forma de pagamento a serem praticados em฀ cada região;

26

abas: operacional e comercial:  Operacional

Para planejamento dos vendedores, verifique, no manual do participante, a abordagem da carga de trabalho considerando o número de varejistas em cada região, número médio de visitas que os vendedores realizam e a estratégia de número de visitas que deseja implantar As comissões de vendas, de 2 a 5%, uma vez decididas, não poderão ser reduzidas, pois isso geraria redução salarial, o que não é permitido pela legislação.

27

fontes: empréstimos de curto prazo; empréstimos de longo prazo; factoring de duplicatas a receber e empréstimos rotativos automáticos. Quando sobrar dinheiro, há três opções de investimentos: aplicações de giro, aplicações de curto prazo e aplicações de médio prazo. Essas operações devem ser planejadas a cada período e atualizadas para repercutir nos relatórios com os fluxos econômico e financeiro de períodos futuros.

28

atualizado automaticamente para repercutir os efeitos da decisão em trimestres futuros. Veja, por exemplo, como a conta “aplicação de giro” no fluxo de caixa projetado é editada para inserir o montante que a empresa deseja aplicar em um determinado trimestre. Todas as linhas de financiamentos e investimentos disponíveis no trimestre apresentam um ícone de edição

antes do valor, que ao clicar, abre a caixa de edição.

29

avançar para a próxima etapa.

30

Implementação”. Novamente, haverá um tour pelos ícones para conhecer cada uma das

31

período a período e os seus resultados também serão afetados pelas decisões dos As decisões são implementadas nos diversos módulos das diretorias de estratégia, produção, marketing, pessoas e finanças. Quando é realizado o planejamento completo, as decisões planejadas são importadas, automaticamente, para a implementação.

central:  Botões “verdes” para decisões que podem ser tomadas no período;  Botões “cinza” para decisões não disponíveis no período;  Botão “laranja” para o planejamento ajustável.

também incluem informações de apoio, históricas e/ou projetadas, úteis para a tomada de decisão.

32

PERÍODO 1

implementá-las:  Localização da fábrica: (área de estratégia) escolha entre as regiões 1, 2 ou 3;

a compra de insumos e a contratação de operários e supervisores de produção. Não se trata de decisões obrigatórias, mas são fundamentais para que haja produção no período

33

gestor, analisando, avaliando e mudando as projeções conforme os resultados.

34

PERÍODO 2

e supervisores de venda (as empresas montam e treinam a equipe de vendas com tempo hábil de atuar nos períodos de vendas). Atenção também para o início da produção, fato que causa impacto nos custos fixos e variáveis da empresa. As despesas crescem nesse período e a projeção de resultados negativos é comum. Ainda é uma fase de implantação, apenas no início da produção, com diversas despesas, mas sem receita operacional decorrente das vendas. projetados em função das decisões tomadas no período. O relatório permite a análise da suficiência dos recursos de produção e das disponibilidades financeiras.

35

Importante Até aqui não há receitas, só despesas; por isso, os resultados serão negativos. Verifique se há coerência entre a missão/visão e as decisões tomadas. O orientador, que não pode interferir nas decisões das empresas, poderá esclarecer questões relacionadas ao processo e à mecânica das decisões. Exemplos de ação de conflito entre missão e visão:

36

PERÍODO 3

No período 3, iniciam-se as vendas. Os valores relativos às vendas realizadas serão recebidos conforme a forma de pagamento escolhida pela empresa, em cada região de mercado. As opções que a empresa pode oferecer aos clientes varejistas são: à vista com 100% no período da venda (T); em 2 parcelas com 50% no período da venda (T) e 50% no período seguinte (T+1); e em 3 parcelas com 33% em T, 33% em T+1 e 34% em T+2.

37

Nos classificados, as empresas podem ofertar e transacionar entre si insumos e produtos acabados. Obs.: muita atenção para as decisões a serem tomadas na simulação a partir do período 3: Preço de venda para as regiões: o preço é uma decisão de marketing a ser tomada no próprio período da venda. O preço que o mercado estava disposto a pagar era em torno de $ 180,00 no trimestre1, porém são as empresas que determinam os preços em cada região. Distribuição de vendedores nas regiões de mercado: a equipe de vendas, contratada e treinada no período 2, é distribuída para atuar nas regiões; Demissão de vendedores: caso a empresa perceba que superdimensionou sua equipe de vendas, pode demitir vendedores; Ordem de distribuição dos estoques: no caso de falta de produtos em relação à demanda das regiões, poderá ser proporcional ou ser ordenada por regiões. Informar as previsões de vendas para as regiões de mercado: fazer previsões de vendas a partir do período 3 é fundamental, pois permite projetar as receitas; serão, no conjunto, um dos indicadores avaliados no final da simulação. É a primeira rodada em que há vendas. Por isso, você pode verificar se o que foi planejado estava adequado ou não e ajustar a estratégia se for necessário. Obs.: como já sabemos, o critério de avaliação da liderança na participação de mercado é a média aritmética dos últimos quatro períodos simulados. Portanto, é preciso que as empresas, em todos os períodos, atentem para o desempenho de vendas, buscando crescimento para uma boa posição nesse indicador. Deve-se observar as indicações de crises e avaliar o que fazer, agindo de forma a manter a posição da empresa.

38

PERÍODO 4 Último período do ano. Recomendamos fortemente os seguintes procedimentos:

de caixa, além de compreender o que aconteceu com os concorrentes. Entender os fatores que produziram os resultados passados é muito importante para ajustar a estratégia.

39

PERÍODO 5 Há inúmeras notícias no período 5 e os participantes já estão habituados a correr para o e-NEWS em cada início de rodada. Os destaques para o trimestre são: 1) A publicação de um link para os balanços das empresas, que são publicados após o 2)) A liberação pelo Infonews de gráficos importantes sobre o investimento propaganda e em pesquisa e desenvolvimento. Se for conveniente, alterar os objetivos modificando os pesos a tribuídos no período 2.. Essa é a última oportunidade de considerar seus resultados e analisar se vale a pe alterar a visão de futuro da empresa. A equipe que alterar perde 2 pontos e trabalha com 28 pontos. Examinar todas as decisões em todas as áreas da empresa, pois não há mais roteiro de decisões. Cada empresa decide conforme sua conveniência estratégica.

40

PERÍODOS 6 a 8 A partir do período 6, continue observando as recomendações gerais de todos os períodos:

41

consolidada. Jogadas de fim de jogo (tomar ou deixar de tomar decisões porque não haverá rodada seguinte) não são bem-vindas, pedagogicamente isso não é bom. Para a aprendizagem, o processo é mais importante que o resultado e as empresas devem decidir como se o empreendimento fosse continuar normalmente. 9. RELATÓRIO ADEQUADO PARA CADA CURSO

O aluno deve fazer um di...


Similar Free PDFs