Trabalho de Tipos de ovulos PDF

Title Trabalho de Tipos de ovulos
Course Embriologia
Institution Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
Pages 4
File Size 178.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 29
Total Views 171

Summary

Download Trabalho de Tipos de ovulos PDF


Description

Tipos de óvulos: Para classificar os óvulos nos organismos é observado a quantidade de vitelo, que esta presente no interior desses organismos. Quanto mais vitelo, menor é a velocidade no processo de segmentação. Ou, quanto menos vitelo, maior é velocidade no processo de segmentação. Sendo assim, os óvulos podem ser divididos em 4 grupos: - Isolécito: são óvulos com uma pequena quantidade de vitelos, e estão dispersos no citoplasma da célula. Estão presentes nos equinidermos, espongiários, protocordados e mamíferos. Sua segmentação é holoblástica igual.

-Heterolécitos: são óvulos com muitos vitelos dispersos pela célula. Estão presentes em moluscos, platelmintos, anelídeos, anfíbios e em alguns peixes. Sua segmentação é holoblástica desigual, formando assim após divisão dois tipos de células com tamanhos diferenciados (micrômeros e macrômeros).

-Telolécitos: são óvulos maiores, eles contêm bastante vitelo disperso pela célula. Seu núcleo fica localizado em uma região que é delimitada por uma cicatrícula que separa o polo animal do vegetal. Sua segmentação é meroblástica discoidal. Esta presente em répteis, aves e em alguns peixes.

-Centrolécito: são óvulos com o vitelo concentrado na região central junto com o núcleo. Nesse tipo de célula o vitelo não se divide, mas o núcleo passa por diversas divisões. Sua segmentação é meroblástica superficial e esta presente em artrópodes.

Tipos de espermatozoides: Os espermatozoides são gametas masculinos, ou seja, são células responsáveis por parte da reprodução. É uma célula com capacidade de nadar livremente, e normalmente é constituída por uma cabeça, uma cauda e um flagelo. Pode-se dividir os espermatozoides em 6 grupos: -Normal: Esse espermatozoide possui a cabeça levemente ovalada, única, lisa e não possui espaços vazios no citoplasma. Sua cauda é longa única e desenrolada. Entre a cabeça e a cauda existe uma peça intermediária que esta alinhada ao eixo da cabeça, sem que haja expansões laterais e com mitocôndrias ou então outras estruturas necessárias para o metabolismo celular. Dentro da cabeça está contido o núcleo, que é onde esta todo o material genético e o acrossoma, onde estão todas enzimas que permitem a fecundação do óvulo. -Cabeça grande: O tamanho e o peso fazem com que o espermatozoide não possua energia suficiente para atravessar o colo do útero e então alcançar o

ovulo. -Cabeça pequena: A cabeça desses espermatozoides é bastante pequena, o que faz com que o espermatozoide seja desproporcional e o movimento da cauda o propulsione além do que é necessário, o que torna seus movimentos desorientados. Também existe a possibilidade de que o tamanho da cabeça represente uma carga genética menor ou então sem acrossoma, o que impede a fecundação bem sucedida. -Cabeça dupla: Esses espermatozoides possuem duas cabeças e um flagelo. São incapazes de se locomoverem o que acaba atrapalhando a passagem de espermatozoides normais. -Cauda bífida: Esse espermatozoide possui uma cabeça e dois flagelos que se movimentam sem sincronia alguma e com um altíssimo gasto energético. Por eles fazerem mais esforço que os outros acabam morrendo antes. -Cauda curta: Esses espermatozoides se movimentam de uma forma muito mais lenta que os outros, o que faz com que eles fiquem pra trás na corrida até o óvulo, normalmente acontece deles morrerem durante o caminho por falta de energia A seguir uma imagem ilustrativa para melhor entendimento:

Referências: 1. https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/tipos-ovulos.

2. https://ceferp.com.br/blog/tipos-de-espermatozoides-e-fertilidademasculina/...


Similar Free PDFs