Trabalho - Historia e Evolução do Atletismo PDF

Title Trabalho - Historia e Evolução do Atletismo
Author Jessica Silva
Course Metodologia Do Ensino Do Atletismo
Institution Universidade Bandeirante de São Paulo
Pages 7
File Size 123.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 100
Total Views 140

Summary

Trabalho breve sobre o histórico e evolução do Atletismo....


Description

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO ATLETISMO NO MUNDO

Introdução

Existem várias modalidades no meio esportivo. E é possível perceber a evolução de cada uma delas no decorrer dos anos. Uma dessas modalidades, que por sinal é considerada a mais antiga, é o Atletismo. Existem inúmeros registros desse esporte nos primórdios da existência do ser humano. E isto se dá ao fato de o Atletismo ter como características básicas funções naturais e vitais do homem. Como por exemplo, o simples fato de andar, correr e saltar. Podemos assim perceber o quanto este é um esporte relativamente simples e acessível para todos que se dedicarem a ele. O Atletismo, assim como a maioria dos desportos, passou por mudanças e evoluções no decorrer das mudanças de épocas e vivencias dos homens. Por isso é importante estudalo desde seus primórdios.

Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Geralmente é praticado em estádios, exceto a maratona, que é uma corrida de longa distância. O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C. A corrida envolve estratégia, técnica e bom condicionamento físico do atleta. As corridas são divididas em curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo. A pista de corrida contém oito raias, com largura mínima de dez metros. A pista oficial de atletismo é composta de duas retas e duas curvas. As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem o arremesso de peso, e lançamentos de martelo, disco e dardo. Esses são realizados dentro de áreas limitadas. Os lançamentos dividem-se em três partes: lançamento do martelo, do disco e do dardo. As provas de salto dividem-se em: provas de salto vertical e de salto horizontal. As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontais abrangem o salto em distância e o salto triplo. O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado. Além de estar presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo. O Atletismo é a forma mais antiga de um desporto organizado. Na realidade, trata-se de uma mistura de vários desportos, que engloba as corridas, os saltos e os lançamentos. É um esperte que vem dos tempos de outrora em que correr, saltar e lançar eram encarados como uma aprendizagem vital na caça e na guerra. Há indícios de que a origem do atletismo ocorreu por volta de 4 mil anos atrás no Egito Antigo, onde, corrida entre homens eram realizadas. A forma moderna do Atletismo, da qual hoje apreciamos, começou a ser praticada no início do século 19, na Inglaterra. Foi de lá que muitas das modalidades existentes foram criadas. Em meados da década de 1860, as universidades de Oxford e Cambridge começaram a disputar entre si provas de atletismo. Com estas competições foi que surgiu o primeiro campeonato britânico da história realizado no ano de 1866. Em 1868, quando os europeus já celebravam diversos campeonatos pelo continente, o atletismo atravessou o Oceano Atlântico e chegou aos Estados Unidos.

A partir daí, o Atletismo cresceu e acabou se tornando o mais popular nos esportes individuais. Tanto que sua inclusão nos primeiros Jogos Olímpicos da Era moderna, realizado em Atenas, na Grécia, em 1896, foi inevitável. Após a estréia nos Jogos Olímpicos, o atletismo nunca esteve fora das Olimpíadas. Atualmente, o esporte conta com mais de 25 categorias diferentes no programa do maior evento esportivo do mundo.

Atletismo no Brasil No Brasil, o Atletismo começa nas últimas décadas do século 19. Nos anos 1880, o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, anunciava resultados de competições na cidade. Nas três primeiras décadas do século 20, a prática atlética foi consolidada no País. Em 1914, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiou-se à IAAF. Em 1924, o País participou pela primeira vez do torneio olímpico, ao mandar uma equipe aos Jogos de Paris, na França. No ano seguinte, em 1925, foi instituído o Campeonato Brasileiro. Em 1931, a seleção nacional começou a participar dos Campeonatos Sul-Americanos. Em 1932, Clovis Rapozo (oitavo no salto em distância) e Lúcio de Castro (sexto no salto com vara) chegaram às finais nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos estados Unidos. Quatro anos depois, Sylvio de Magalhães Padilha foi o quinto nos 400 m com barreiras nos Jogos de Berlim, na Alemanha. Em 1952, nos Jogos de Helsinque, na Finlândia, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a medalha de ouro no salto triplo, em 23 de julho, três dias depois de José Telles da Conceição ganhar a de bronze no salto em altura. Eram as primeiras das 14 medalhas olímpicas ganhas pelo Atletismo brasileiro até 2012. Adhemar foi o primeiro dos grandes triplistas brasileiros, a subir ao pódio olímpico e a estabelecer recordes mundiais na prova. Ele foi bicampeão quatro anos depois, em Melbourne, na Austrália. Depois, Nelson Prudêncio ganhou prata e bronze, e João Carlos de Oliveira, duas de bronze. Os Jogos Pan-Americanos foram disputados pela primeira vez em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. Até a 16ª edição do PAN, realizada em Guadalajara, no México, em 2011, o Atletismo conquistou para o Brasil nada menos que 160 medalhas: 56 de ouro, 45 de prata e 59 de bronze.

O atleta com mais títulos ganhos no PAN é João Carlos de Oliveira, com dois ouros no triplo e dois no salto em distância, nos Jogos do México em 1975 e de Porto Rico, quatro anos depois. Claudinei Quirino é um dos grandes destaques da história dos

Jogos, com cinco medalhas conquistadas no total – sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Claudinei é o único brasileiro a ganhar quatro medalhas em uma mesma edição dos Jogos: em Winnipeg em 1999, no Canadá, quando ganhou ouro nos 200 m e no 4x100 m, prata no 4x400 m e bronze nos 100 m. Em Santo Domingo, em 2003, ganhou ouro no 4x100 m. Atletas treinadores e dirigentes creditam os bons resultados dos Jogos do Rio, em 2007, e de Guadalajara, em 2011, aos projetos elaborados a partir de 2001, pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), graças ao patrocínio da Caixa Econômica Federal. Atletismo nos Jogos Olímpicos O atletismo é disputado nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, Atenas 1896. Provas femininas começaram a ser disputadas nos Jogos de Amsterdã, em 1928. Desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1952, em Helsinque, nenhuma prova de atletismo foi incluída ou reincorporada aos Jogos. Também nenhuma prova desde então foi retirada do programa, com exceção da marcha atlética de longa distância em 1976. A marcha atlética de 50 quilômetros é a única prova masculina não incluída no programa feminino do atletismo. Um total de 52 eventos masculinos do atletismo já foi disputado em Jogos Olímpicos, sendo que 24 fazem parte atualmente do programa. Algumas provas sofreram modificações em relação aos primeiros Jogos, com destaque para os eventos de obstáculos, com barreiras e a marcha atlética. As corridas em equipe foram eliminadas dos Jogos após aparição ininterrupta nas seis primeiras Olimpíadas. Provas multidisciplinares como o triatlo e o pentatlo foram substituídos pelo decatlo masculino e pelo heptatlo feminino e as provas sem impulsão do início do século foram abolidas.

Maratona Maratona é o nome de uma corrida realizada na distância oficial de 42,195 km, normalmente em ruas e estradas. Única modalidade esportiva que se originou de uma lenda, seu nome foi instituído como uma homenagem à antiga lenda grega do soldado ateniense Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas, que teria corrido cerca de 40 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para anunciar aos cidadãos da cidade a vitória dos exércitos atenienses contra os persas e morrido de exaustão após cumprir a missão. Corridas de longa distância, entretanto, existem em documentos muito mais antigos e já eram disputadas séculos antes da civilização grega, no Antigo Egito. O faraó Taharqa, da XXV dinastia, rei de Kush, e que viveu séculos antes dos acontecimentos entre atenienses e persas, instituiu uma corrida de longa distância para manter seus exércitos

em alto preparo físico, num distância aproximada de 100 km, o que nos dias de hoje é considerada uma ultramaratona. Esta corrida é hoje revivida no Egito com o nome de "Pharaonic 100km" e é disputada entre a pirâmide de Hawara, em Faium, e as pirâmides de Sakkara, a sudoeste do Cairo. Mas foi a lenda do soldado grego que despertou a imaginação das gerações seguintes e a corrida e morte de Fidípedes, incorporada num popular poema de Robert Browning, no século XIX, que habitava a imaginação de Pierre de Coubertin quando decidiu reviver os Jogos Olímpicos no fim daquele século. Uma das mais longas, desgastantes e difíceis provas do atletismo, a maratona é, ininterruptamente, uma prova olímpica desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas 1896. Sua distância atual, percorrida pela primeira vez em Londres 1908, só se tornou oficial em 1921. Popularizada em fins do século XX como corrida de massa, mais de 500 maratonas são realizadas anualmente em todo mundo. Algumas delas são disputadas por apenas algumas dúzias de atletas enquanto outras podem comportar dezenas de milhares de participantes. No calendário olímpico a maratona é, tradicionalmente, o último evento dos Jogos Olímpicos.

BIOGRAFIAS Mundo Educação http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao-fisica/atletismo.htm

Travinha Esportes http://www.travinha.com.br/outros-esportes-oficiais/78-atletismo/140-atletismo-aorigem

CBAt http://www.cbat.org.br/acbat/historico.asp

Wikipédia, a enciclopédia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/Maratona...


Similar Free PDFs