Tratado DE Paris PDF

Title Tratado DE Paris
Author Mónica Alexandra da António
Course História da Idade Contemporânea
Institution Universidade Aberta
Pages 2
File Size 63.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 97
Total Views 149

Summary

tratado de Paris, que dará as bases para o Congresso de Viena...


Description

Tratado de Paris (1763) Tratados assinados como consequência da Guerra dos Sete Anos que confirmam a ruína do império colonial francês. Foi firmado um primeiro tratado a 10 de fevereiro de 1763, no qual a França cede à Inglaterra a Acádia, o Canadá, o Golfo de S. Lourenço, várias ilhas das Antilhas, o Senegal e quase todas as possessões da Índia. A Lausiana é abandonado à Espanha como compensação da Florida, anexada pela Inglaterra. No que se refere ao território europeu, o tratado assinado a 15 de fevereiro de 1763 dá à Prússia a posse definitiva da Silésia. Fica assim marcado o destino da Prússia como a grande potência europeia e o anúncio da Inglaterra como a grande potência colonial mundial.

Tratado de Chaumont (1814) Os governos da Áustria, Prússia, Rússia e Grã-Bretanha assinaram o Tratado de Chaumont em março de 1814, logo após a derrota de Napoleão Bonaparte na Rússia. Em abril do mesmo ano, Bonaparte abdica do trono francês e parte para o exílio na ilha de Elba, na costa italiana. Posteriormente, a convite das potências vitoriosas, outros países aderiram ao tratado, como França, Suécia, Portugal e Espanha. O Tratado de Chaumont estabelecia que todos os governos deveriam enviar representantes para um encontro internacional que seria realizado em Viena. No entanto, neste meio tempo, Bonaparte escapa da ilha de Elba e tenta derrotar seus inimigos ao travar a Batalha de Waterloo. A estratégia falha e o antigo imperador abdica e é preso pelos britânicos.

Tratado de Paris (1856) Tratado que significa o corolário da Guerra da Crimeia, que opôs, de 1853 a 1856, a Rússia contra a Turquia, a França, a Inglaterra e a Sardenha. Foi assinado a 30 de março de 1856 no congresso de Paris, sendo garantidos os direitos do Império Otomano. A Rússia cede uma parte da Bessarábia à Moldávia, neutralizando-se a sua posição no Mar do Norte. O tratado estabelecia também a liberdade de navegação no Danúbio e assegurava uma administração à Moldávia. Este conflito assegurou o prestígio europeu do Segundo Império Francês. Pelas querelas europeias, ele significa o fim da Santa Aliança e favorece as ações bélicas da Sardenha e da Prússia....


Similar Free PDFs