Trovadorismo (Cantigas) – Uniniltonlins PDF

Title Trovadorismo (Cantigas) – Uniniltonlins
Course Língua Portuguesa
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 4
File Size 73.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 60
Total Views 122

Summary

O Trovadorismo é considerado por muitos uma das primeiras escolas literárias, nesse resumo será citado sobre as cantigas, o que foram e o que representam para Literatura....


Description

UNIVERSIDADE NILTON LINS Aluno: José Daniel Santos Conteúdo: As Cantigas Trovadorescas

Introdução Será possível observar um panorama da poesia trovadoresca, os incentivos que a produção trovadoresca teve nesta época. Além disso, será possível caracterizar a estética e tematicamente as produções que integram a poesia trovadoresca.

A Cantiga de Guarvaia foi importante para história de Portugal, temos a presença do eu-lírico masculino isso sofre pelo o que recebe da mulher amada, a rejeição.

Além disso , será possível observar a produção lírica medieval, e ver como eu lírico masculino e o eu lírico feminino são duas presenças importantes na poesia medieval, que são chamadas de cantigas trovadorescas. E como essa diferença importa para As cantigas trovadorescas.

As cantigas trovadorescas tem um papel importante para a tradição lírica de Portugal. É notório que elas tem duas origens uma chamada popular e outra Cortês. Popular: a popular vem da tradição oral própria da península Ibérica. Cortês: cortês é de origem provençal, um estilo mais técnico e valorizavam o sofrimento amoroso do eu lírico masculino .

É possível citar também As cantigas satíricas, que são as de escárnio e de maldizer, que descrevem particularidades da corte.

Trovadorismo É muito importante citar o texto escrito pelo rei Dom Dinis, que foi um dos responsáveis pela divulgação dessa tradição entre a população portuguesa .

“ai Deus, e u é?”

É possível observar facilmente que esta cantiga trata-se de uma voz feminina questionando por onde está o seu amado. Além disso é possível perceber nesta cantiga que a voz feminina dialoga com a natureza. É possível observar também a musicalidade entre os versos.

O hábito de produzir essa poesia leve , longe de preocupações com a tradição literária da era clássica foi chegada em Portugal da prática lírica provençal, que deu origem a um importante segmento da literatura de Portugal que estamos falando do trovadorismo , que segundo alguns historiadores, é o período compreendido entre 1198 e 1418.

Se tratando da poesia provençal, que se espalhou por várias regiões, ela envolve o erotismo, valorização da mulher, práticas amorosas sofisticadas, opondo o amante Cortês e o homem vulgar. Portanto, as canções trovadorescas vão constituir poemas contáveis, ou seja, elas representarão uma forma híbrida em que a letra e música irão estar juntas.

Além disso, havia gosto pelo dialetos falados pelo povo, pois o trovador tinha desejo de uma linguagem própria, livre dos modelos antigos, eles focavam muito na subjetividade, seguindo uma perspectiva humanista.

Vamos falar agora sobre os cancioneiros, existe: cancioneiro de ajuda; o cancioneiro da vaticana; o cancioneiro da biblioteca nacional de Lisboa. Em seguida uma breve Introdução a eles.

Cancioneiro de ajuda: é uma coleção de poemas trovadorescos mais antiga que qualquer outra.

Cancioneiro da vaticana: também reúne obras de trovadores galaico portugueses, teria sua origem em uma cópia quinhentista de manuscrito. Reúne composições de cantigas de amor, de amigo, de escárnio, e de maldizer.

Cancioneiro da biblioteca nacional: apresenta um texto teórico sobre a arte trovadoresca e a divisão de gêneros dessa poesia em Portugal , que define diferença de cantigas de amor e de amigo de escárnio e maldizer.

Tipos de Cantigas A divisão da poesia trovadoresca pode ser feita em dois grupos: a lírica amorosa e a satírica. Lembraremos que o lirismo amoroso é a visão crítica da sociedade que são aspectos marcantes da cultura portuguesa.

A lírica amorosa foi dividida em dois grupos: as canções de amor e as canções de amigo; as satíricas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

A lírica amorosa contemplou, obviamente, as temáticas amorosas, todavia, as que são chamadas de cantigas de amor guardaram laços fortes com a lírica provençal; já As cantigas de amigo são herdeiras da cultura popular portuguesa.

Falando agora sobre as cantigas de amor, elas irão discriminalizar as práticas de corte amorosa, que são definidas numa linguagem cheias de superficialidade, que foi dominada por valores na visão da mulher como um ser divino, e o alguém que é submisso a sua amada. A voz lírica masculina está presente nessa cantiga. O tratamento que o trovador dava a mulher amada era, na maioria das vezes, o de “mia senhor” ou em português moderno que significa “minha senhora”.

Agora falando agora sobre as cantigas de amigo, como vimos ela terá a sua origem na poesia popular. Agora a voz lírica é da mulher, assim os trovadores iriam assumir uma voz feminina para cantar os seus sentimentos na perspectiva da mulher, aí terá um tom realista e irá aparecer mais facilmente a classe burguesa como ambiente.

Já as canções trovadorescas satíricas definem a segunda parte do trovadorismo português, nela iremos encontrar a irônica, que é a cantiga de escárnio, e a prática do insulto direto que é a Cantiga de maldizer.

As suas diferenças são bastante simples na de escarnio podemos encontrar a ironia como elemento principal, na de maldizer o uso da agressividade verbal é a parte mais importante.

Na de escárnio não será nomeado a pessoa que é objeto de crítica , ao contrário será de forma indireta, trabalhando com duplo sentido, a voz lírica irá deixar em aberto o alvo e com isso irá expandir o próprio leitor.

Na cantiga de maldizer, em vez de haver o duplo sentido, irá explorar agressão direta, que irá nomear os seres e ações, e irá fazer muita das vezes o uso de palavrões.

As contribuições trovadorescas para a literatura ocidental é de suma importância, pois as suas formas deram origem a muitas outras expressões do lirismo amoroso e do satírico, o período como Barroco, o romântico, são exemplos fortemente observados de heranças que o trovadorismo deixou....


Similar Free PDFs