Fernão Lopes – Uniniltonlins PDF

Title Fernão Lopes – Uniniltonlins
Course Língua Portuguesa
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 4
File Size 59.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 65
Total Views 115

Summary

Será abordado principalmente as crônicas de Fernão Lopes, com muitos textos, de forma simples e completa.
Além de diferenciar crônicas e crônicas de Fernão Lopes....


Description

UNIVERSIDADE NILTON LINS Aluno: José Daniel Santos Conteúdo: Fernão Lopes

Introdução Será possível observar os textos em prosa de história medieval de Portugal. Será possível observar também citações sobre Fernão Lopes. A prosa doutrinária da geração irá ter um caráter mais pedagógico, pois os cavaleiros da côrte terão o manual de comportamento a ser seguido. Falando agora sobre as crônicas de Fernão Lopes, elas serão consideradas referências para o estudo da qualidade do seu próprio estilo.

Neste resumo nós iremos observar a literatura medieval de Portugal, será possível observar debates em torno da historiografia e da prosa doutrinal. Poderemos observar muitas características. Técnicas de Fernão Lopes, que os seus textos são os mais importantes do período medieval de Portugal.

Contexto Histórico As mudanças de séculos ficaram marcadas na história medieval pois houve uma crise definitiva dos sistemas feudais na Europa. Dessa forma Portugal teve que ser obrigado a seguir algumas mudanças de suma importância, algumas delas é, a reestruturação das políticas práticas, econômicas e sociais que são desenvolvidas pela burguesia.

A força da burguesia em Portugal fica ainda mais destacada, já que eles nos papéis mais importantes das cidades marítimas como Lisboa e Porto.

Podemos observar muitos conflitos durante esta época, as pessoas tinham diferentes formas de pensar e dessa forma geravam brigas entre classes. Muitos Reis acabaram brigando entre si e muitas pessoas importantes da época.

Dessa forma, nesta primeira parte podemos observar a história de Portugal e ela está repleta de lutas pelo poder.

Prosa de Avis Produções literárias de prosa doutrinal estão relacionadas ao curso da corte. Essas obras serão produzidas e apresentadas com um caráter mais pedagógico que literário, todavia alguns elementos poderão ser observados sobre sua forma linguística e estilística.

Entre uma das mais famosas dessas produções está reflexão de Duarte que faz acerca da saudade e a influência formal da língua principalmente a Latina.

Duarte era um homem estudioso, e construiu muitas bibliotecas, sabemos que ele tinha uma vasta formação e conheceu muitos textos dos filósofos clássicos como: Platão, Aristóteles, Cícero e Sêneca, ele teve acesso à obras de pensadores cristãos da época de Santo Agostinho, além disso, ele é considerado o primeiro abordar o tema da saudade.

Além disso, ele se preocupava muito com a linguagem, pois a maioria eram gêneros escritos em latim, ele inclusive adotou muitas palavras do latim, e também traduziu outras, pode-se observar que no seu estilo foi introduzidas novas palavras e uma nova marca.

Duarte irá condenar muitos vícios os homens da corte como, a inveja, gula e muitos outros que são atrocidades. Para ele o homem deve apresentar virtudes como a caridade.

Leal Conselheiro Em primeiro lugar é importante conhecer bem existência do que tornar; e em segundo que não ponha com palavras platinadas em outra linguagem mas sejam todas escritas em nossas línguas que seja aconchegante a quem está lendo; terceiro é que se deve colocar palavras de direito a linguagem evitar os sinônimos; a quarta é que não poderá colocar palavras que sejam de costumes desonestos; o quinto que deve manter a ordem igualmente.

A Saudade A saudade não irá descendentes de cada uma destas partes mas é um sentido do coração, e vem da sensualidade, ao contrário da razão, e muita das vezes irá fazer a pessoa sentir tristezas.

Crônica Conhecidas antigamente como cronicões, teve seu início na literatura portuguesa no mesmo momento em que surgiram as cantigas trovadorescas e as novelas de cavalaria, essas matérias falam fortemente de laços históricas, já que muita das vezes registrava capítulos do cotidiano da época , sem se preocupar com a estética.

Temos seus primeiros textos escritos em latim, a crônica histórica ganhou relevância na literatura de Portugal principalmente com o surgimento do grande Fernão Lopes, lembramos que possui o gênero ensaístico.

Esse gênero ensaístico nas suas manifestações esteve ao lado da historiografia literária normalmente tinha fidelidade com a realidade.

Nessa época Fernão Lopes foi uma das figuras de mais relevância para crônica histórica e pode ser integrado ao percurso da literatura portuguesa. Seu comprometimento com a história e o encontro de fontes, era o que diferenciava de os outros cronistas de sua época que apenas faziam cópias de cronicões antigas.

Suas obras estão enquadradas como uma das mais influentes de literatura portuguesa, pois são obras finalmentes originais. Além disso o seu vestido foi um dos mais inovadores da época medieval. Muitas pessoas ficaram surpresas com a sua escrita e o seu estilo de escrita é considerado um dos maiores da sua época.

Apesar que é muito famoso a sua biografia não é nada confiável. Não temos uma data exata sobre o seu nascimento e sua morte. Ele era um homem de origem simples provavelmente em uma vila, antes de ser cronista o homem foi tabelião além disso foi escrivão D. Duarte.

Fernão Lopes passou por muitas coisas até chegar a ser considerado importante, sua escrita era o que mais fascinava nas pessoas por conter algo totalmente diferente do que as pessoas eram acostumados.

Fernão Lopes contribuiu para compilação e redação de uma crônica geral para o reino de Portugal, antes de produzir crônicas a pedido de Duarte. Apesar de ter uma produção de tensa apenas três crônicas e dirigidas por Fernão Lopes chegaram até nós.

Fernão Lopes – Sua Técnica Fernão Lopes não irá iniciar do zero pois antes dele já havia a historiografia produzida na corte e nos mosteiros. Ele na verdade tinha para ser uma disposição grande de gêneros textuais. É importante ressaltar que nessa época humanismo predominava na Europa. Por isso muita das vezes é citado em que Fernão Lopes era considerado humanista.

Dessa forma podemos observar que o estilo de Fernão Lopes apresenta sugestões de interpretação. Dessa forma o autor irá construir um estilo de escrita em prosa.

Neste momento estamos estudando uma das partes mais importantes para a história, trata-se da transição entre o medieval e o moderno.

Fernão Lopes irá construir o estilo a partir da herança histórica e as crônicas dos reis de Portugal. Portanto é bom lembrar que Fernão Lopes utiliza outros textos para escrever suas crônicas....


Similar Free PDFs