Prosa Romântica Brasileira – Uniniltonlins PDF

Title Prosa Romântica Brasileira – Uniniltonlins
Course Língua Portuguesa
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 7
File Size 59.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 19
Total Views 162

Summary

A prosa romântica brasileira teve muita importância para a formação da literatura nacional, pois com tem como característica principal o nacionalismo. Neste trabalho, será abordado alguns períodos românticos pelo que o Brasil passou, como: Indianista. Que mostrará o índio como herói nacional....


Description

UNIVERSIDADE NILTON LINS

Literatura: Prosa Romântica Brasileira

Manaus/AM 2020

José Daniel dos Santos

Literatura: Prosa Romântica Brasileira

Manaus/AM 2020

Introdução

A prosa romântica introduziu o romantismo no Brasil, embora ainda houvesse forte influência dos padrões estéticos que ocorriam na Europa, o período romântico no Brasil foi determinante para estimular a arte nacional e o sentimento nacionalista.

Folhetim

A difusão da prosa romântica foi impulsionada principalmente por causa dos folhetins, que se tratam de capítulos de romances que eram semanalmente publicados em jornais. Foi através deles, que o romance tornou-se muito popular e importante, e por ele, o sentimento de democracia no Brasil foi tendo maior incentivo.

É importante ressaltar que, através desses, a nobreza deixou de ser a única com acesso a literatura no Brasil. Nessa mesma época, irá surgir os primeiros consumidores da produção literária, E como foi dito no início desse parágrafo, as pessoas mais pobres também terão acesso a essas informações. Pode-se dizer que, o sucesso do romantismo no Brasil, teve como principal influenciador os folhetins.

Romance indianista

O romance indianista teve seu marco na literatura através de um herói nacional. O índio passa a ser eleito como uma figura de forte representatividade, considerando que o branco era tido como um europeu colonizador das Américas, e o negro, como africano que era escravo.

Dessa forma, o índio passa a ser considerado de forma legítima o principal representante da América. O romance no Brasil encontrou na representação do índio a expressão de uma nacionalidade autêntica, de valorização ao nacional.

Uma das principais características que contribuíram para a implantação do indianismo no Brasil, trata-se sobre a tradição literária do período colonial. Que foi introduzida por informações dos catequeses. Outro fato importante a ser mencionado que teve grande influência nesta forma de ter área está relacionado a adaptação que os escritores nacionais do romantismo fizeram ao idealizar esse herói.

O maior escritor dessa fase romântica no Brasil estar com José de Alencar, sobretudo, nas obras ou Guarani, Iracema e Ubirajara que irão exaltar o sentimento nacionalista através do herói, que trata-se do Índio.

Romance urbano

Esse tipo de romance, que também pode ser conhecido através do nome romance de costume, irá designar determinadas obras que retratam o Brasil, e se concentra principalmente no Rio de Janeiro, no período do segundo reinado, que ocorreu no ano de 1831 até 1840. Terá como forte característica apontar as partes negativas de viver na cidade e urbana e dos costumes dos burgueses.

Neste tipo de romance, serão abordados diversos temas como intrigas amorosas e as desigualdades sociais e econômicas. A principal obra deste estilo do romantismo é Memórias de um Sargento de Milícias, que teve sua publicação em 1852 por Manuel Antônio de Almeida.

Essa obra pode ser classificada como inovadora para aquela época, pois abandonar totalmente a visão da burguesia urbana irá relatar sobre o povo.

Romance regionalista

O romance regionalista tem seu marco através da busca pelo redescobrimento do Brasil e busca compreender sua diversidade regional e cultural, será constituído como umas das mais importantes e influentes estilos na literatura nacional, terá contato direto com as reais expressões utilizadas até os dias atuais.

Uma de suas principais características está centrada em explorar o nacionalismo literário, que podemos observar presente também no estilo do indianismo, mas será compreendido de maneira diferentes das demais com correntes literárias que abordam este tema, pois não irá sofrer influências vindas da Europa.

Esse estilo de literário irá apresentar alguns temas relacionados ao clima, costumes e línguas de diferentes regiões do país de grande extensão territorial. As obras que marcam esse estilo literário será apresentada através dos folhetins, que como sabemos, tratam-se de capítulos que eram apresentados

A obra de maior representatividade deste estilo é Inocência de Visconde de Taunay, e teve sua publicação em meados de 1872, e podemos viver características como os elementos estéticos do regionalismo, e o sertanejo. Características

    

Ufanismo; Amor platônico; Forte influência da religiosidade; Nacionalismo, o que é considerado a principal característica da prosa romântica brasileira; Mulheres vistas de maneira idealizada.

Conclusão

Sabe-se que a prosa romântica brasileira foi muito importante para a introdução do romantismo no Brasil, além disso, é notório a presença da forte influência dos padrões estéticos vindos da Europa, mas apesar disso, o Brasil conseguiu se reinventar, e ter suas próprias características, podemos observar isso nos tópicos citados durante o trabalho....


Similar Free PDFs