2.3 - Compensação de dose em humanos PDF

Title 2.3 - Compensação de dose em humanos
Author Michelle Pozzer
Course Genética Humana "A"
Institution Universidade Federal de Santa Maria
Pages 9
File Size 600.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 87
Total Views 418

Summary

Download 2.3 - Compensação de dose em humanos PDF


Description

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE Departamento de Ecologia - DEE

Lizandra Jaqueline Robe [email protected]

Santa Maria, 30 de março de 2020.

O equilíbrio é importante e o normal é a condição diploide para todos os cromossomos! Mas como são ajustadas as diferenças no número de cromossomos X entre os sexos?

Compensação de dose é o mecanismo pelo qual as diferenças no número de cromossomos sexuais entre os sexos são ajustadas.

Compensação de dose de genes ligados ao X A priori, três mecanismos podem compensar a diferença no número de cromossomos X em machos e fêmeas: (1) cada gene ligado ao X poderia funcionar em dobro nos machos; (2) uma cópia de cada gene ligado ao X poderia ser inativada nas fêmeas; (3) cada gene ligado ao X poderia funcionar com a metade da intensidade nas fêmeas.

Fêmeas

Machos

Hipótese 1

XX AA

XY AA

Hipótese 2

Xx AA

XY AA

Hipótese 3

XX AA

X0 AA

Compensação de dose de genes ligados ao X A inativação randômica e independente de um dos cromossomos X de todas as mulheres ocorre quando o embrião encontra-se com alguns milhares de células por volta do 15º-16º dia após a fecundação, de modo a ajustar as doses desiguais de genes ligados ao X encontrados em embriões masculinos e femininos.

Uma vez estabelecido, este padrão é herdado de modo estável ao longo das mitoses!

Compensação de dose de genes ligados ao X O cromossomo X inativado pode ser visualizado em células interfásicas femininas na forma do chamado Corpúsculo de Bar. Mulheres com mais de dois cromossomos X apresentam mais de um Corpúsculo de Bar.

Fonte: Snustad & Simmons (2008)

Compensação de dose de genes ligados ao X Mulheres com mais de dois cromossomos X apresentam mais de um Corpúsculo de Bar.

Fonte: Thompson & Thompson (2017)

Compensação de dose de genes ligados ao X

Fonte: Griffiths et al. (2002)

A inativação randômica e independente de um dos dois cromossomos X em fêmeas leva a um padrão de mosaicismo somático, facilmente detectado em mulheres heterozigotas para displasia ectodérmica anidrótica, caracterizada pela ausência de glândulas sudoríparas em algumas áreas da pele.

Pacientes com DEA apresentam hipoidrose com ou sem hipertermia, hipodontia, hipotricose do couro cabeludo e corpo, supercílios e cílios ausentes ou escassos e unhas distróficas ou ausentes ao nascimento.

Mas por que, então, as aneuploidias (desequilíbrios) no número de cromossomos sexuais levam a fenótipos diferenciados?

Compensação de dose de genes ligados ao X

Fonte: Borges-Osório & Robinson (2013)

Nem todos os genes ligados ao X, entretanto, sofrem inativação, o que explica os fenótipos alterados de pacientes XXY e X0.

Perfil de expressão gênica do cromossomo X. Os genes destacados à esquerda estão sujeitos à inativação, enquanto os genes localizados à direita escapam à inativação....


Similar Free PDFs