Anotações - Análise das contas do Balanço de Pagamentos brasileiro PDF

Title Anotações - Análise das contas do Balanço de Pagamentos brasileiro
Author Alan Lampert Nieland
Course Economia E Finanças Internacionais
Institution Universidade do Vale do Taquari
Pages 5
File Size 71.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 71
Total Views 135

Summary

Anotações sobre as contas do balanço de pagamentos do Brasil - série histórica...


Description

UNIVATES Aula de Finanças Internacionais Alan Lampert Nieland

Análise das contas do Balanço de Pagamentos brasileiro

Qual o comportamento do Balanço de transações correntes no período?

Existe uma tendência clara em seu movimento (crescimento ou redução) ou ele se comporta de maneira cíclica? Em geral, as contas do balanço de pagamento têm um comportamento cíclico, com períodos de alta seguido de temporadas de baixa e dessa forma não apresenta qualquer tipo de tendência.

Quais os principais elementos que contribuem para seu déficit ou superávit? A balança comercial é um fator claramente importante na formação de déficit ou superávit nas transações correntes.

Você consegue identificar o motivo desse comportamento em algum desses períodos? Considerando que: 1969 - 1974: Milagre econômico brasileiro Nesse período, o crescimento brasileiro foi elevadíssimo, comparado até o da China atual. Isso gerou uma necessidade grande por recursos que nosso país não produzia e automaticamente as importações aumentaram muito. Com as importações elevadas e deixando a balança comercial negativa, as transações correntes tiveram péssimos números nesse período.

1973-1974: Crise do Petróleo Na década de 70, o mundo descobriu que o petróleo não era um recurso natural renovável, estimando seu esgotamento em 70 anos. Essa descoberta fez com que seu preço triplicasse, entre 1973 e 1974, seu preço chegou a subir 400%. Durante este período o Brasil continuou tendo um crescimento de seu PIB, porém os altos preços praticados sobre o petróleo fez com que o país dobrasse os gastos com importações no ano de 1974 quando comparado ao ano de 1973. Em paralelo à isso, suas exportações se mantiveram estáveis. 1975

-

1979:

II

PND

-

Investimento público alto com elevado

endividamento externo Devidos aos financiamentos contraídos para o desenvolvimento nacional, o país aumentou sua dívida externa, e o saldo da balança comercial não contribuiu muito para recuperar as reservas nacionais. Apesar de apresentar uma recuperação, seu único saldo positivo (no período) foi em 1977, mas logo declinou e o saldo voltou a ser negativo. As importações se mantiveram entre os anos de 1975 e 1977, mas o retorno de um aumento significativo fez com que em 1979 seu valor chegasse a 50% a mais comparado com 1975.

Década de 1980: Crise da dívida externa e baixo crescimento econômico

1994-1999: Início do Plano Real; maior abertura comercial e financeira; privatizações

2003-2013: Boom das Commodities A partir de 2002 podemos notar um crescimento significativos nas exportações brasileiras, dados que se mantém em um enorme crescimento pelos próximos onze

anos. Essa alta nos números se dá pelo fato do boom das commodities, principalmente da venda de soja para a China. Analisando o balanço de transações correntes nesse período, notamos a passagem de um déficit dos anos 90, para um balanço superavitário nos anos 2000. A grande diferença nesse período foi os valores da balança comercial brasileira, na qual está englobada as exportações brasileiras.

Repita essa análise para a Conta Financeira Qual o comportamento do Balanço de contas financeiras no período?

Existe uma tendência clara em seu movimento (crescimento ou redução) ou ele se comporta de maneira cíclica? O balanço das contas financeiras, assim como o de transações correntes, mantém um movimento cíclico com altas e baixas durante o período. Raramente nota-se um déficit no balanço. Nota-se que os outros investimentos influenciam na oscilação.

Quais os principais elementos que contribuem para seu déficit ou superávit? O principal fator observado para grande oscilação, são as movimentações de “outros investimentos” (até 1990), e de “investimentos em carteira” e “investimentos diretos” pós 1990. A partir de 1973 o governo militar toma empréstimos abundantes. Com a crise do petróleo e grande importação de petróleo no brasil, a dívida externa dispara. Durante os anos 80, o Brasil passa a assinar diversos acordos com o FMI. Esses empréstimos justificam o superávit da conta financeira até o período. A partir de 1990 e a liberalização econômica no Brasil faz com que os investimentos externos aumentem, tanto os investimentos diretos como os em carteira. Esse dado justifica os índices e o aumento da conta financeira pós 1990.

Você consegue identificar o motivo desse comportamento em algum desses períodos? Considerando que: 1969 - 1974: Milagre econômico brasileiro Nota-se que no período do Milagre econômico o saldo da conta financeira e saldo de “outros investimentos” sofrem um significativo aumento. As medidas tomadas pelo então presidente Médici se refletiram em investimento de capital exterior em infraestrutura, gerando a expansão do setor industrial e o boom das exportações agrícolas. Tal medida possibilitou que a oferta de emprego aumentasse, fomentando a economia nacional. As taxas de crescimento no período variaram de 7% a 13% ao ano. 1973-1974: Crise do Petróleo A crise do petróleo, que coincide com o fim do milagre econômico, se tornou um obstáculo para o crescimento econômico do país (que chegou a uma taxa de crescimento de 10%/ano entre 1968-1974), fazendo o Brasil e outros países buscarem soluções alternativas para a produção de energia. O Brasil, por ser dependente da importação de petróleo no período, era totalmente vulnerável às variações do preço do mesmo. Podemos observar que houve um declínio do PIB entre o ano de 1973 a 1974, puxado pelo déficit da balança comercial. Uma diminuição dos investimentos diretos e investimentos em carteira, mas um aumento nos outros investimento. A crise do petróleo trouxe grande impacto na balança comercial, a conta financeira não foi tão afetada, mas a oferta de dólares causou um aumento nos empréstimos externos.

Você percebe alguma diferença nítida na composição desta conta antes e depois da década de 1990? Após 1990 fica clara uma mudança na composição da Conta Financeira. Antes desse ano, essa conta era fortemente e quase exclusivamente influenciada pelos

Outros Investimentos, representados por empréstimos por parte do governo para impulsionar o crescimento do país no período do milagre econômico (1969-1974), acompanhando fielmente seus períodos de alta e baixa. Com o início da década de 90, essa conta passa a sofrer pouca influência dos Outros Investimentos e acompanhar mais os Investimentos de Carteira e Investimentos Diretos, que se posicionam como novos principais fatores influenciadores na Conta Financeira brasileira. Outro ponto importante para o aumento de investimentos diretos, são as privatizações de estatais que aconteceram logo no início do plano real aumentando o capital estrangeiro no país....


Similar Free PDFs