Apostila exercícios controladoria 7 PDF

Title Apostila exercícios controladoria 7
Author Tamires Cunha
Course Gestão de Controladoria e Planejamento
Institution Universidade do Grande Rio
Pages 7
File Size 338.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 20
Total Views 134

Summary

Conteúdo com teoria e exercícios...


Description

 



 !"#$%&'!'#$'!#(!

)))))*))))*+,

AULA 01

CONTROLADORIA

1. Apresentando a Controladoria

Algumas Definições:

De acordo com Oliveira (2008), pode-se entender que a controladoria é um departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas, sendo considerada por muitos autores como o atual estágio evolutivo da contabilidade.

Padoveze (2003) define como uma unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa. Desta forma, segundo o mesmo autor, cabe a Controladoria a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.

Segundo Catelli (2009, p.344): a controladoria não pode ser vista como um método, voltado ao como fazer. Para uma correta compreensão do todo, devemos cindi-la em dois vértices: o primeiro com ramo do conhecimento responsável pelo estabelecimento de toda base conceitual, e o segundo como órgão administrativo respondendo pela disseminação de conhecimento, modelagem e implementação de sistema de informação.

1

1.1 - Considerações iniciais

Controladoria é um órgão administrativo da entidade com a finalidade de garantir informações adequadas ao processo decisório. Colabora com os gestores para obtenção da eficácia de suas áreas e para assegurar a eficácia empresarial, coordenando os esforços dos gestores dessas áreas. Como evidenciam Oliveira, Perez Jr. e Silva (2009, p.5) identifica-se a “controladoria como o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas”; sendo considerada por muitos autores como o atual estágio evolutivo da Contabilidade.

É afirmação de alguns autores, e os modernos conceitos de administração e gerência, enfatizam, que uma eficiente e eficaz Controladoria deve estar capacitada a: a) Organizar e reportar dados e informações relevantes para os tomadores de decisões; b) Manter permanente monitoramento sobre os controles das diversas atividades e do desempenho de outros departamentos; c) Exercer uma força ou influência capaz de influir nas decisões dos gestores da entidade.

1.2 - Origem e evolução da controladoria 

A controladoria surgiu da necessidade contábil de ampliar a visão empresarial, financeira e estratégica das organizações. Seus alicerces, mais precisamente, estão na contabilidade de custos.



Alguns autores, inclusive, consideram que a controladoria foi a evolução natural da contabilidade.

Historicamente, a contabilidade surgiu há quatro mil anos com o objetivo inicial de controlar o patrimônio individual e, conforme a evolução das necessidades das sociedades mercantis; passou a controlar também o patrimônio das organizações. A origem e evolução da contabilidade de custos acompanham o desenvolvimento da economia. Constata-se que com as modificações da base econômica, modificam- se o anseio dos usuários.

No Brasil a controladoria surgiu com a implantação das multinacionais no país, o seu processo evolutivo acompanha, a exemplo dos outros países, a necessidade e os anseios do mercado.

2

 Então, o que é a Controladoria? 1. A controladoria é “o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da administração, economia, psicologia, estatística e, principalmente, da contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia.” (C. P. Mosimann e S. Fisch)

2. “Basicamente a controladoria é responsável pelo sistema de informações contábil gerencial da empresa, e sua missão é assegurar o resultado da companhia. Para tanto ela deve atuar fortemente em todas as etapas do processo de gestão da empresa, sob pena de não exercer adequadamente sua função de controle e reporte na correção do planejamento.” (C. L. Padoveze)

3. “A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques: a) Como um órgão administrativo com uma missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa; e b) Como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências.” (Congresso USP, 2004)

A Controladoria tem a finalidade de dá suporte para as tomadas de decisões dentro de uma empresa. Ela utiliza as demonstrações feitas pela contabilidade, faz as análises dos dados ligados ao orçamento e ao planejamento empresarial para depois dar o seu parecer. Ela também pode utilizar-se de quaisquer outras ferramentas de informação, pode se apoiar nas informações geradas pela administração da produção, da estrutura organizacional e também da administração financeira.

A origem da Controladoria está ligada ao processo de evolução dos meios sociais e de produção que ocorreram com o advento da Revolução Industrial.

Quatro fatores podem ser considerados como sendo os principais influxionadores de sua origem: a. b. c. d.

Aumento em tamanho e complexidade das organizações; Globalização física das empresas; Crescimento nas relações governamentais com negócios das companhias; Aumento no número de fontes de capital.

3

1.3 - Conceito de controladoria

Segundo Padoveze, em controladoria estratégica e operacional, 2012: “Corresponde à utilização da ciência contábil em toda a sua plenitude.”

Considerada em seu aspecto teórico, é a ciência que estuda e enuncia as leis de controle econômico das empresas de todas as classes e deduz as normas oportunas a seguir para que esse controle seja verdadeiramente eficaz, persuasivo e completo. Considerada em sua manifestação prática, é a aplicação ordenada das ditas normas.

 Para fins do nosso estudo, estabelecemos o seguinte conceito de controladoria: Controladoria é um ramo do conhecimento e órgão administrativo, que tem suas bases oriundas da Contabilidade, mais precisamente na contabilidade de custos, tendo por objetivo a geração de informações estratégicas nas fases de planejamento, execução e controle, enquanto ramo do conhecimento, é a implementação de modelos de gestão; enquanto órgão administrativo, visando otimizar o resultado global da organização.

1.4 - Controladoria como instrumento de controle e gerenciamento. A controladoria deve apoiar e fornecer subsídios para os diversos gestores no planejamento e controle das atividades operacionais, comerciais, financeiras, administrativas, tributárias, dentre outros. Isto ocorrerá mediante a manutenção e controle de um sistema de informações que permita integrar várias funções e especialidades.

1.5 - Funções da controladoria 

Considerando a administração financeira, podemos dizer que a controladoria nos serve como o órgão de observação e controle da organização;



A controladoria deve preocupar-se em avaliar a eficácia dos departamentos da empresa e como estes estão desenvolvendo suas atividades

4

As funções em controladoria estão ligadas a um conjunto de objetivos, que quando desempenhadas, viabilizam o processo de gestão econômica. Esses pesquisadores colocam para discussão as seguintes funções desempenhadas: subsidiar o processo de gestão; elaborar a avaliação de desempenho; apoiar a avaliação de resultado; gerir os sistemas de informações; e atender aos agentes do mercado.

a) Subsidiar o processo de gestão – ajudar a adequação do processo de gestão à realidade da empresa ante seu meio ambiente, dando suporte e apoio para projeções e simulações sobre eventos econômicos que possam afetar as decisões dos gestores;

Funções Desempenhadas

b) Elaborar a avaliação de desempenho – a controladoria elabora a análise de desempenho de todas as áreas, dos gestores, da empresa e da própria área. Ou seja, a controladoria estará: • Elaborando a análise de desempenho econômico das áreas; • Elaborando a análise de desempenho dos gestores; • •

Elaborando a análise de desempenho econômico da empresa; Avaliando o desempenho da própria área.

c) • • •

Apoiar a Avaliação de resultado – ao dar esse apoio a Controladoria estará: Elaborando a análise de resultado econômico dos produtos e serviços; Monitorando e orientando o processo de estabelecimento de padrões; Avaliando o resultado de seus serviços.

d) Gerir os sistemas de informações – ao exercer esta função a Controladoria estará: • Definindo a base de dados que permita a organização da informação necessária à gestão; • Elaborando modelos de decisão para os diversos eventos econômicos, considerando as características físico-operacionais próprias das áreas, para os gestores: • Padronizando e harmonizando o conjunto de informações econômicas (Modelo de Informação).

e) Atender aos agentes do mercado – nesta função a Controladoria visa atender às demandas externas, da seguinte forma: • Analisando e mensurando o impacto das legislações no resultado econômico da empresa; •

Atendendo aos diversos agentes do mercado, seja como representante legal formalmente estabelecido, ou apoiando o Gestor responsável.

5

Funções de forma resumida

Kanitz, em sua obra Controladoria: teoria e estudo de casos, (1977), por sua vez entende que as funções da Controladoria podem ser resumidas como segue:



Informação – compreendendo os sistemas contábeis e financeiros da empresa, sistema de pagamentos e recebimentos, folha de pagamento etc.;



Motivação – referente aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento das pessoas diretamente atingidas;



Coordenação – visando centralizar as informações com vista à aceitação de planos sob o ponto de vista econômico e à assessoria da direção da empresa, não somente alertando para situações desfavoráveis em alguma área, mas também sugerindo soluções;



Avaliação – com o intuito de interpretar fatos e avaliar resultados por centro de resultado, por área de responsabilidade e desempenho gerencial;



Planejamento – de forma a determinar se os planos são consistentes ou viáveis, se são aceitos e coordenados e se realmente poderão servir de base para uma avaliação posterior;



Acompanhamento – relativo à contínua verificação da evolução dos planos traçados para fins de correção de falhas ou revisão do planejamento.

A função essencial da controladoria é: otimizar o resultado global da organização. Quando se menciona o resultado, está se tratando implicitamente do lucro, pois as empresas só sobrevivem se apresentarem lucro na maior parte da sua existência e, para se chegar a isto, as suas receitas deverão ser maiores que os seus custos, produzindo assim resultados que traduzam a eficácia, a eficiência e a efetividade da empresa.

6

 Pergunto: De que maneira, a controladoria poderá atingir a seu objetivo principal? Através da inserção estratégica nos processos da empresa, os processos principais são o planejamento, a execução e o controle.



a) Planejamento - nesta primeira etapa, deverá propor modelos de gestão, de acordo com os objetivos gerais da organização, onde se possa atingir a máxima eficácia;



b) Execução - acredita-se que a função da controladoria, deverá ser a de acompanhamento e não de execução propriamente. Buscando sempre direcionando a organização a alcançar o seu grau máximo de eficiência;



c) Controle - aqui cabe a inserção da controladoria, em toda a sua essência, pois irá monitorar os resultados obtidos e compará-los com o planejado, avaliando o grau de eficiência e eficácia da organização.

 Exemplificando:

7...


Similar Free PDFs