AS OITO Idades DO Homem E SUAS Principais Características PDF

Title AS OITO Idades DO Homem E SUAS Principais Características
Author Mariah Bernardes
Course Psicologia da Educação
Institution Universidade do Estado de Minas Gerais
Pages 4
File Size 49.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 13
Total Views 142

Summary

Resumo para estudos...


Description

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ALUNA: MARIAH LAURA BERNARDES DA CRUZ

AS OITO IDADES DO HOMEM E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

1° idade (0-18 meses) Confiança versus Desconfiança Neste período a criança conquista uma confiança de que alguém vai suprir as suas necessidades, e confia em si mesmo e na capacidade de seus órgãos. Essa fase é marcada pela relação do bebê e da mãe, sempre que a criança necessita, ela é prontamente satisfeita pela mãe. Caso a relação com sua mãe não seja satisfatória, ela desenvolve sentimentos de modo que conduz à formação de uma atitude de desconfiança. Relações de confiança básica/ desconfiança básica, é um de extrema importância para a criança e sua relação com o mundo, caso essa relação de confiança não faz bem a criança não é estimulada. 2° idade (18 meses – 3 anos) Autonomia versus dúvida e vergonha Nessa idade a criança está apta a explorar o ambiente que a rodeia de forma ativa, ela anda, se comunica e possui o controle do coco e do xixi. A criança demanda confiança para com o ambiente, caso seja encorajada ela desenvolve autonomia e autosuficiência, caso seja muito protegida e controlada ela desenvolve um sentimento de dependência, de vergonha de se expor. Dúvida e Vergonha: Relaciona-se ao pensamento de que o outro é autônomo e independente e eu sou incapaz, minimizar perante o outro. A dúvida é esperar autorização, aprovação para realizar qualquer coisa, não desenvolvendo a autonomia.

3° idade (3-6 anos) Iniciativa versus Culpa Nessa idade está relacionada à Freud, fase fálica. A criança ainda depende de autorização e aprovação dos outras pessoas, ela sente prazer quando obtém sucesso em suas atividades e quando é punida ou deprimida por conta disso, a criança sente uma grande culpa por comportar-se por iniciativas próprias.

A autonomia gera a iniciativa, toda iniciativa deve ser bem vinda e valorizada. A culpa permite que haja ganhos como solidariedade.

4° idade (6-12 anos) Indústria versus Inferioridade Na indústria temos produção e nessa idade em nossa cultura a lógica produtivista começa na escola, então a produtividade dessa idade são as atividades. Caso a criança tenha sucesso na atividade e se ela corresponde ao que lhe é exigida no processo de aprendizagem, a sua curiosidade é estimulada, bem como o desejo de aprender. Caso a criança não obtém sucesso, ao observar seus colegas realizando, pode-se desenvolver um sentimento de inferioridade, causando o desinteresse pela atividade. A criança se sente incapaz e acaba por se distanciando.

5° idade (12-18 anos) Identidade versus Confusão de papéis A confusão de papéis se dá porque a identidade ainda não foi definida. A identidade constrói a partir da experimentação de diversos papéis possíveis, isso permite o reconhecimento como uma pessoa única.Esse período relaciona-se a fase genital, com a construção da identidade social Os conflitos anteriores e posteriores são vivenciados nessa idade, as outras idades podem ser vivenciadas dentro de uma perspectiva adolescente os conflitos.

6° idade (18-30 anos) Intimidade versus Isolamento Esse período resulta no desenvolvimento de relações de afeto, desperta a procura de uma relação de intimidade. Além de trocas de vivências, compartilhamento de gostos. Dá-se importância para a qualidade das relações interpessoais, a intimidade pode ou não envolver relacionamentos interpessoais. Com a falta dessas relações podem causar o isolamento.

7° idade ( 30-60 anos) Generatividade versus Estagnação Generatividade é o reconhecimento profissional e o desejo de tornar o mundo melhor para as gerações mais novas. Preocupa-se com os problemas futuros, com o bem estar de todos Estagnação é o não desenvolvimento da generatividade, despreocupando-se com as questões e problemas sociais. 8° idade ( a partir dos 60 anos) Integridade versus desesperança Integridade é sentir-se na íntrega, ser exemplo para os próximos, fruto das demais etapas e segurança com seu estilo de vida. Desespero de não se sentir-se integro, o tempo curto e os desgostos da vida e desesperança.

REFERÊNCIA ERIKSON, Erik Homburger, As Oito Idades do Homem. In: ERIKSON, E. H. Infância e Sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 1971, p.227-253....


Similar Free PDFs